O início da prova foi um dos mais confusos dos últimos anos, com três bandeiras amarelas em apenas sete voltas.
Ainda na primeira volta Josef Newgarden (Penske) bateu com Colton Herta (Andretti); e isto porque Herta tentava evitar bater nos compnheiros de equipe, Linus Lundqvist e Marcus Armstrong.
Porém depois que tudo se acalmou o australiano Will Power (Penske) conseguiu graças a uma ótima estratégia, encerrar um longo jejum de ocupar o degrau mais alto do pódio.
Lundqvist, que conquitara sua primeira pole position, acabou sendo “embrulhado” para presente pelos pilotos da Penske, liderados por Will Power.
A chave para vitória de Power foram os pneus. O piloto do carro nº 12 parou duas voltas depois de Scott McLaughlin e uma volta depois de Josef Newgarden, para assumir a liderança da corrida durante o último trecho.
Seguiu-se uma dura disputa entre Power e Newgarden, até que o australiano conseguiu se desvencilhar do norte-americano, e cruzar a linha de chegado com três segundos de vantagem, encerrando o jejum que perdurava desde o GP de Detroit de 2022.
Com esta vitória Power, a 42ª na Indy, ele passa a ser o quarto maior vencedor na categoria, e de quebra assume a liderança do campeonato.
“Faz algum tempo que não tenho um carro assim numa corrida”, disse Power. “Foi rápido. Eu disse que queria vencer várias corridas no início da temporada e nós temos o carro e o motor para isso.”
Alex Palou (Ganassi) terminou na quarta colocação, à frente de Kyle Kirkwood e Colton Herta.
Romain Grosjean (Juncos Hollinger Racing) foi o sétimo, como mexicano Pato O'Ward (Arrow McLaren) logo atrás.
Lembrado que já nesta prova a Juncos não conta mais com o apoio técnico da Arrow McLaren. O sueco Marcus Ericsson foi o nono,e
Graham Rahal, que também foi atingido na primeira volta, fez uma excepcional prova de recuperação, se recuperando de uma 24ª posição, para fechar o top 10.
Agora no campeonato Power tem 236 pontos, contra 231 de Alex Palou. Scott Dixon, que hoje foi somente o 21º vem em terceiro lugar.
A próxima prova da NTT IndyCar Series será no dia 23 de junho em Laguna Seca, com o Firestone Grand Prix of Monterrey.