Última etapa do Mundial de Rally Raid tem presença de grandes nomes da modalidade
A partir de amanhã (06/10), o Campeonato Mundial de Rally Raid entra em sua quinta e última etapa da temporada 2024, que vai muito além de uma reta final. Isso porque o Rally do Marrocos será uma prévia para aqueles que desejam competir o Rally Dakar em 2025, dentre eles, Lucas Moraes, da Toyota Gazoo Racing.
O brasileiro, que ocupa a terceira posição no campeonato de pilotos, vai estar novamente ao lado de grandes nomes que já venceram o rally mais famoso do mundo, como o catari pentacampeão Nasser Al-Attiyah, que lidera a tabela, e o espanhol Carlos Sainz, tetracampeão. Aliás, Sainz é o principal adversário de Moraes na briga pelo top-3, com o piloto da Toyota na vantagem por apenas 3 pontos.
Para a etapa marroquina, o nível aumenta ainda mais: o francês Sébastien Loeb, que já subiu ao pódio cinco vezes no Dakar, sendo vice-campeão em três, vai fazer sua primeira prova do circuito mundial após a edição 2024.
Além dos pilotos, as equipes também esquentam seus motores e o Toyota GR DKR Hilux de Lucas Moraes vai ganhar alguns novos concorrentes no Marrocos: Al-Attiyah estará a bordo de um Dacia Sandrider, enquanto Sainz guiará um Ford Raptor já pensando na edição 2025 do Dakar.
Desafio no Saara - Este ano, o Rally do Marrocos comemora sua 25ª edição e será disputado de 6 a 11 de outubro. A competição promete 2.468 km, sendo 1.512 contra o relógio, distribuídos ao longo de cinco especiais.
O prólogo será realizado no domingo, em Marraquexe, com 25 km cronometrados. Os competidores deixam a capital marroquina rumo a Zagora, sede das duas primeiras especiais. No quarto dia de competição, o destino é Mengoub, com 318 km no relógio, a maior especial do rally. A cidade será sede das duas rodadas que encerram a etapa.
Lucas Moraes é o terceiro colocado no Mundial de Rally Raid, que disputa com o apoio de Red Bull, Repsol, Strava, Oakley, Zapalla – além de ter levado a marca brasileira de pneus SpeedMax a patrocinar a equipe Toyota.
Programação da prova:
Prólogo – 06/10 – Marraquexe – 74 km
1ª especial – 07/10 – Zagora até Zagora – 496 km
2ª especial – 08/10 – Zagora até Zagora – 475 km
3ª especial – 09/10 – Zagora até Mengoub – 676 km
4ª especial – 10/10 – Mengoub até Mengoub – 373 km
5ª especial – 11/10 – Mengoub até Mengoub – 374 km
Rodolpho Siqueira