Pioneirismo feminino das brasileiras da equipe MSL Motorsports no SSV marca o desafio de 1.320 quilômetros pelo deserto argentino
As pilotas brasileiras de moto, Raquel Stein e Moara Sacilotti, vão trocar as motos por um SSV, no South American Rally Race – SARR Series FIMLA 2024, de 20 a 24 de novembro, na Argentina. A dupla vai encarar o desafio inédito no UTV Polaris Pro R da MSL Motorsports, por 1.320 quilômetros pelo deserto dos Andes Argentinos. Serão cinco etapas, percorrendo os lugares mais extremos da região do Oeste ao Noroeste e terá como cidades anfitriãs San Juan, Chilecito, Tinogasta e Fiambalá.
Será a primeira vez que uma dupla 100% feminina se inscreve no grid de largada dos carros SSVs no SARR. E também a primeira vez que as duas correm juntas. A publicitária Raquel Stein será a responsável pela pilotagem do Polaris. Ela é integrante oficial da equipe MSL Motorsport como pilota de moto e coordenadora geral de equipe durante o Sertões 2024. Iniciou nas competições off road em 2023, após fazer uma viagem sozinha de moto ao redor do Brasil por quatro meses. É apaixonada por adrenalina, moto, velocidade e boas histórias de superação. A competidora acumula os títulos de campeã brasileira Rally Baja 2023 (MT3) e de campeã Rally Jalapão 2024 (MT3).
A navegação ficará por conta da lendária Moara Sacilotti. A história de vida de Moara praticamente se funde à história da mulher no motociclismo brasileiro. Competiu no motocross desde criança. No final dos anos 90 já era presença garantida nas competições fora de estrada mais importantes do País. Foi a primeira mulher a disputar o Rally dos Sertões de moto e, em 2022, foi a primeira mulher a vencer uma categoria entre os homens no Sertões. Tem no currículo títulos como campeã do Sertões 2022; tricampeã Brasileira de Rally (2000, 2012, 2015); vice-campeã mundial de Rally 2013 e bicampeã do Rally RN 1500 (2012, 2013).
E por que sair da moto e encarar o desafio de um novo tipo de veículo? Porque elas podem e porque a MSL Motorsport adorou a ideia. “Será certamente uma jornada emocionante e inspiradora de acompanhar. Com anos de experiência em rallys de moto, Moara Sacilotti é uma referência no esporte, enquanto Raquel Stein traz a energia e a coragem de uma iniciante disposta a encarar novos desafios. Juntas, elas têm se destacado como as únicas representantes femininas recorrentes no Campeonato Brasileiro de Rally de Moto, provando que o talento e a paixão não têm gênero”, comentou o chefe da equipe MSL, Gunter Hinkelmann.
SOBRE A MSL
A MSL é uma equipe mista de rally com mais de 15 anos de experiência. Seus integrantes competem em carros, motos e SSV. Foi fundada a partir da empresa MSL Corporate, especializada em logística. A frente mortorsport criou um nome de respeito no rally brasileiro e mundial já tendo passagens por provas nacionais e internacionais como Dakar (Arábia Saudita), Baja 500 (México); Portalegre (Portugal); Aragon (Espanha); Maroc (Marrocos); SAAR (Argentina); Sertões (Brasil) e Mit Cup (Brasil).
A MSL Mortorsports é patrocinada pela MSL Corporate, Leatt, Castrol e Baterias Pioneiro.
SOBRE O SARR (SOUTH AMERICAN RALLY RACE):
O South American Rally Race (SARR) é uma competição off road que ocorre principalmente na Argentina. A primeira edição foi em 2020, inspirada no Rally Dakar, com o objetivo de trazer uma experiência semelhante à América do Sul, após o Dakar ter sido transferido da América para o Oriente Médio. É organizado pela Associação Argentina de Rally Raid, liderada por Juan Pablo Sisterna. A competição faz parte do Sertões Series, que visa consolidar o Rally Raid no continente, e também é uma das etapas do Campeonato Latino-Americano da FIM para motos e UTVs. Este rally é um dos mais exigentes da América do Sul, atraindo tanto amadores quanto pilotos profissionais, com um número crescente de participantes a cada edição.
PROGRAMAÇÃO DO SARR SERIES FIMLA 2024:
20 de novembro – SAN JUAN / SAN JUAN
Km total: 85 | Km deslocamento: 40 | Km especial: 45
21 de novembro – SAN JUAN / CHILECITO
Km total: 450 | Km deslocamento: 200 | Km especial: 250
22 de novembro – CHILECITO / TINOGASTA
Km total: 265 | Km deslocamento: 50 | Km especial: 215
23 de novembro – TINOGASTA / FIAMBALÁ
Km total: 285 | Km deslocamento: 0 | Km especial: 285
24 de novembro – FIAMBALÁ / FIAMBALÁ
Km total: 235 | Km deslocamento: 30 | Km especial: 205
5 ETAPAS – Km Total: 1320 | Km deslocamento: 320 | Km SS: 1000
Sig Comunicação