Com seis vencedores diferentes em oito corridas, categoria retorna a solo brasileiro depois de excursão portuguesa e período de férias
A Porsche Cup Brasil está de volta ao país depois de quase dois meses de “hibernação”. O sexto encontro da temporada, neste final de semana no Autódromo de Interlagos, é válido pela quinta etapa do campeonato de corridas sprint, que tem temporada marcada pelo equilíbrio e alternância de vencedores. O autódromo paulistano é, entre as pistas que compõem o calendário da Porsche Cup Brasil no país, o que mais exige dos freios e dos discos fabricados e fornecidos pela Fremax à categoria.
A freada para o S do Senna, a primeira curva do circuito, é a mais exigente de todos os 4.309 metros do traçado. Os pilotos vêm de 22 segundos de aceleração plena desde a curva da Junção, a última do traçado, pela reta principal. Os Porsche 911 GT3 geração 992 chegam ao ponto de frenagem ao final da reta principal a cerca de 260 km/h.
Ao acionarem o pedal do freio, aplicando uma força superior a 180 kg/cm², os discos FREMAX agem em conjunto com as pastilhas e pinças de freio para uma intensa desaceleração, de 2,16 G durante quatro segundos e 190 metros, reduzindo a velocidade do conjunto para apenas 80 km/h.
Tal desaceleração traz um aumento da temperatura do conjunto, que também é influenciada por outros fatores externos, como temperatura ambiente, calor no asfalto e nos pneus; entretanto, os discos da Fremax são capazes de suportar temperaturas superiores a 800 graus Celsius sem comprometer desempenho, segurança e durabilidade.
Isso ocorre porque a Fremax fornece discos slotados. Desde 2008 como parceira oficial da categoria, a fabricante brasileira disponibiliza estes discos de freio que trazem slots, ou ranhuras, que são projetados para melhorar o desempenho do sistema de frenagem, especialmente em condições mais exigentes. Estas frestas (slots) servem para limpar a superfície de fricção das pastilhas, removendo detritos, resíduos e gases gerados durante a frenagem.
Essa limpeza é muito importante para que o contato entre pastilha e disco seja renovado e eficiente. Os discos slotados costumam ser menos propensos a trincas em comparação com os discos perfurados. Os slots ajudam a aliviar as tensões, reduzindo o risco de falhas. Discos slotados são, normalmente, a escolha de proprietários e entusiastas de carros esportivos e superesportivos.
Após o período de dois meses de intervalo com a etapa dupla em Portugal, a Porsche Cup retorna a solo brasileiro com um campeonato extremamente equilibrado: na Carrera Cup, o líder é Miguel Paludo, com 166 pontos; Marçal Müller é o segundo no duelo de gaúchos, apenas cinco pontos atrás. Christian Hahn é o terceiro com 146, três a mais que Werner Neugebauer. Tiago Vivacqua, com 123 pontos, fecha os cinco primeiros da tabela.
O final de semana tem corridas programadas para o sábado (24) e o domingo (25). A Porsche Cup Brasil pode ser vista ao vivo nos canais SporTV, Band e pelo canal oficial da categoria no YouTube.
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Foto - Luca Bassani