O uruguaio Juan Manuel Casella teve uma etapa quase perfeita no Circuito Termas de Río Hondo, na província de Santiago del Estero, no noroeste da Argentina e distante 1.130 quilômetros da capital Buenos Aires. Atual vice-líder do campeonato, o piloto do Honda Civic Type R TCR #60 da Squadra Martino venceu a primeira corrida do dia e terminou em quarto na segunda. Com isso, foi o maior pontuador deste fim de semana.
Quem também conseguiu um ótimo domingo foi o argentino Leonel Pernía. Com o Peugeot 308 TCR #44 da PMO Racing, ele venceu a segunda corrida do dia. Além disso, menos de uma hora antes, ele sagrou-se campeão do TC2000. Quem conseguiu minimizar os danos neste fim de semana foi o brasileiro Pedro Cardoso, que, mesmo sem um grande desempenho em Termas, fez um pódio e manteve a liderança do campeonato com o Peugeot 308 TCR #43 da PMO Racing.
O brasiliense Raphael Reis, com o CUPRA Leon VZ TCR #77 da equipe W2 ProGP, outro candidato ao título, teve um domingo de emoções divididas. Ele terminou em quinto na primeira corrida e em oitavo na segunda, quando teve dois toques com adversários que o fizeram perder muitas posições em momentos distintos da prova. Ele ainda acabou punido com o acréscimo de dez segundos na corrida 2 e terminou em 10º.
Após nove etapas do campeonato do TCR South America Banco BRB, o brasileiro Pedro Cardoso segue na liderança com 430 pontos, dois à frente do uruguaio Juan Manuel Casella, maior pontuador do fim de semana em Termas de Río Hondo. O brasileiro Raphael Reis é o terceiro, com 382, seguido pelo argentino Juan Ángel Rosso, com 365. Leonel Pernía fecha a lista dos cinco primeiros com 342.
A próxima etapa do TCR South America Banco BRB será a decisão do campeonato de 2024. A cidade de Rosario recebe a final da Libertadores do automobilismo entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro no Autódromo Municipal Juan Manuel Fangio. A categoria vai anunciar os dois descartes de cada piloto antes da última etapa.
Corrida 1 - Domínio de Juan Manuel Casella
Logo na largada, Juan Manuel Casella assumiu a liderança, saltando de terceiro no grid para ultrapassar por fora o pole position Rodrigo Baptista. Partindo da primeira fila, Raphael Reis caiu para terceiro e sofreu intensa pressão de Matías Rossi nas primeiras curvas. Na sequência, Reis começou a atacar Baptista na briga pelo segundo lugar, mas foi Rossi, mostrando oportunismo, quem ganhou o terceiro lugar.
Na segunda volta Rafael Suzuki parou seu Peugeot na área de escape com problemas mecânicos. Enquanto isso, Reis tentava dar o troco em Matías Rossi na briga pela última vaga do pódio. Pedro Cardoso, que tentava manter a liderança do campeonato, a essa altura era o sexto colocado na prova.
Em uma boa corrida de recuperação, Galid Osman subiu para a oitava posição ao ultrapassar Fabian Yannantuoni. Na sequência, Yannantuoni e Bautista Damiani disputavam o nono lugar, quando se tocaram e acabaram ficando fora da corrida. Com isso, o safety car foi acionado a pouco menos de 16 minutos do fim do tempo previsto.
Quando a relargada foi autorizada, Casella não chegou a ser incomodado por Baptista na frente do pelotão. Em quarto, Reis sofreu com o ataque de Leonel Pernía, mas conseguiu defender a posição. A sete minutos do fim, Galid Osman ganhou a sétima posição ao ultrapassar Matías Cravero e trouxe com ele Tiago Pernía para oitavo.
A cinco minutos do fim, Pedro Cardoso e Galid Osman empreenderam uma bela disputa pelo sexto lugar. Raphael Reis também tentava recuperar o terceiro lugar com um ataque a Matías Rossi. Cardoso e Rossi, contudo, conseguiram se manter à frente. Reis ainda perderia a quarta posição para Leonel Pernía, que assumiu o quarto lugar.
Na frente, Juan Manuel Casella não teve problemas para confirmar sua segunda vitória no TCR South America Banco BRB e liderar um pódio com três nacionalidades. Além do uruguaio, o brasileiro Rodrigo Baptista foi o segundo e o argentino Matías Rossi o terceiro. De quebra, Casella ainda assumiu a liderança provisória do campeonato.
Corrida 2 – Festa argentina com Leonel Pernía
Na largada, Pedro Cardoso partiu para o ataque sobre Galid Osman, mas quem se deu bem foi Leonel Pernía, que assumiu a ponta logo na primeira volta, com Galid em segundo e Cardoso em terceiro. Matías Rossi era o quarto colocado, com o pole Fabián Yannantuoni caindo para quinto.
Mais atrás, Raphael Reis vinha se recuperando, mas acabou tocando com Tiago Pernía ainda na primeira volta. O brasiliense levou a pior no incidente, mas conseguiu voltar à corrida, em último. Com isso, o safety car entrou na pista para uma rápida intervenção.
A relargada foi autorizada a 25 minutos do fim. Leonel Pernía manteve a ponta, enquanto Raphael Reis vinha escalando o pelotão após cair para último. O brasiliense ultrapassou Tiago Pernía logo de cara. Depois foi a vez de Enrique Maglione, Juan Ángel Rosso, Thiago Vivacqua e Bautista Damiani para chegar ao oitavo posto a 13 minutos do fim.
Na frente, Galid Osman colou em Leonel Pernía para lutar pela vitória na corrida. Pedro Cardoso vinha tranquilo na terceira posição, que lhe devolveria a liderança do campeonato após a vitória de Juan Manuel Casella pela manhã. O uruguaio era o quarto neste momento da prova.
A oito minutos do fim, Raphael Reis seguia em sua recuperação: ultrapassou Rodrigo Baptista e ganhou a sétima posição. Na sequência, empreendeu um ataque sobre Matías Cravero e chegou a tocar na traseira do rival. Com isso, Digo recuperou o sexto lugar, Reis se manteve em sétimo e Cravero caiu para oitavo.
A três minutos do fim, Reis tentou a ultrapassagem sobre Baptista e os dois se tocaram. Com isso, Raphinha caiu para oitavo e Digo para 14º. Bautista Damiani subiu para sexto, com Juan Ángel Rosso em sétimo. Thiago Vivacqua aparecia em nono.
Com isso, Leonel Pernía não teve problemas para vencer a segunda corrida do dia no TCR South America Banco BRB. O brasileiro Galid Osman foi o segundo e Pedro Cardoso, o terceiro. Com o resultado, Cardoso recuperou a liderança do campeonato, já que Juan Manuel Casella chegou em quarto, uma posição atrás do rival.
O que eles disseram:
"A agressividade na largada rendeu frutos. Fiquei muito feliz e trabalhei a corrida passo a passo. Precisava somar muitos pontos para seguir vivo na briga pelo campeonato. E foi muito bom poder vencer a primeira corrida do dia. Deu tudo certo. É verdade que a gente vai para a última etapa com um pouco mais de peso, mas faz parte."
Juan Manuel Casella
"Foi uma loucura! Correr depois de ser campeão do TC2000... nunca tinha passado por isso e nem vou passar por isso de novo. Mas tentei tirar isso da cabeça. Larguei bem e assumi a liderança para ganhar a corrida para todos na PMO Racing, que estão trabalhando duro e pude devolver a confiança que depositaram em mim. Incrível saber que tenho chances no campeonato ainda, mesmo tendo perdido algumas etapas. Se temos chances, vamos sonhar em ganhar o campeonato. Vamos fazer tudo em Rosário, uma pista que eu gosto muito. "
Leonel Pernía
"Tinha um ritmo bom, principalmente no começo da corrida. O (Leonel) Pernía não cometeu nenhum erro durante a prova, então dificultou muito meu trabalho. Chegou um momento em que eu percebi que ia ter que me contentar com o segundo lugar. Estou feliz com este resultado."
Galid Osman
"Foi uma corrida muito dura, acredito que dê para ver que estou muito cansado. Além da gente sofrer, os carros também sofreram muito. Eu acredito que é assim que se ganha um campeonato, pontuando quando não da para ganhar e tentar chegar no pódio. Foi um pouco complicado, o Galid foi agressivo demais comigo. Mas, vou fazer a minha parte e chego em Rosário na liderança e carregando menos peso que meu principal concorrente."
Pedro Cardoso
"A largada do (Juan Manuel) Casella foi muito boa e ele conseguiu assumir a liderança logo de cara. Depois, nossos ritmos de corrida estavam muito parecidos. Como ele não cometeu erros, não tive chances de tentar um ataque para lutar pela vitória na primeira corrida. Mas foi bom voltar ao campeonato com um bom desempenho nos treinos e nas duas provas."
Rodrigo Baptista