O domingo foi da Honda no TCR South America em Buenos Aires. Credenciado por um formidável salto na largada, o uruguaio Juan Manuel Casella avançou de terceiro para a ponta da corrida e liderou todas as voltas para triunfar com o carro da Squadra Martino. Logo atrás recebeu a bandeirada o pole, Matías Cravero. Leonel Pernía foi terceiro com o Peugeot da PMO Racing. Os três passaram a corrida toda muito próximos e receberam a quadriculada separados por menos de 1s.
Em quarto, com uma corrida muito segura, Pedro Cardoso assegurou o título do TCR Brasil por três pontos de vantagem sobre Juan Ángel Rosso, que completou o top5.
Pela Copa Trophy, a vitória ficou com Enrique Maglione, selando 100% de triunfos uruguaios no dia. O competidor do Honda #15 ainda assegurou o título da Copa Trophy no TCR Brasil com o resultado.
O dia ainda reservou o título de equipes do certame brasileiro à PMO Racing, escuderia chefiada por Damian Fineschi.
O campeonato sul-americano tem mais duas etapas na temporada. Após a próxima, marcada para novembro em Termas de Río Hondo, serão descartados os três piores resultados de cada competidor. Então o campeonato será decidido em Rosario, no primeiro fim de semana de dezembro.
A corrida
O pole Matias Cravero não teve o melhor salto no apagar das luzes, diferentemente de Juan Manuel Casella, que avançou de terceiro para a liderança. Pedro Cardoso ficou por fora na primeira volta e, sem tomar riscos, segurou a posição. Rosso saltou de sétimo para quinto. Rossi, Reis e Osman, todos ainda com chances matemáticas do título brasileiro, vinham imediatamente atrás, nesta ordem.
Já Marcos Regadas, que entrou na prova como líder da Copa Trophy Brasil, foi envolvido em um entrevero no início da corrida com Pechito Lopez e ficou para trás no pelotão. A liderança na categoria era do uruguaio Enrique Maglione, em 11º no geral. Na volta 5, Cravero alcançou Casella e começou a pressionar o líder da prova. Leonel Pernía seguia a disputa de perto, atento a qualquer oportunidade. Cardoso vinha atrás cerca de 0.5s, controlando a distância para Rosso, a quem batia por três pontos na disputa do título brasileiro naquele cenário.
A ordem seguia inalterada após dez minutos de prova, com dois Honda (Casella e Cravero), dois Peugeot (Pernía e Cardoso), dois Toyota (Rosso e Matias Rossi) e dois CUPRA (Rapha Reis e Galid Osman) nas oito primeiras posições. Então foi aberta a temporada de ataques, com Pernía atacando Cravero e Galid pressionado por outros carros, escapando da pista.
Os três primeiros carros alternavam trechos mais rápidos. Pernía era mais veloz nos setores de alta e Casella no setor mais travado, com Cravero anotando as melhores parciais no segmento intermediário. Assim eles se aproximavam, mas sem um movimento efetivo para troca de posição. E assim eles foram até a volta final, quando Cravero foi um pouco mais agudo na tentativa, mas foi neutralizado por Casella com o carro no meio da pista. O trio do pódio recebeu a bandeirada separado por 0.959s.
Em quarto na corrida, Cardoso sacramentou o título do TCR Brasil. Em nono, Maglione levantou a Copa Trophy do certame brasileiro. Já o campeonato de equipes ficou com a PMO Racing, superando a W2 ProGP.
O que eles disseram:
“Depois de um início difícil, sem voltas na quinta-feira, consegui finalmente a minha primeira vitória após vários segundos lugares. Estou muito feliz e agradeço a toda a equipe pelo carro que me deram.”
Juan Manuel Casella
“Estou muito feliz com, tirei uma tonelada de peso das minhas costas. Só tenho a agradecer aos meus familiares, meus patrocinadores, minha namorada e a equipe. Estou muito feliz e até me faltam palavras para dizer o que estou sentindo agora, estou quase chorando de alegria. Feliz pela equipe, é a corrida de casa da PMO e tenho que falar também sobre o evento que foi fantástico. Agora vamos pensar na sequência do TCR South America, outro campeonato que estamos brigando pelo título.”
Pedro Cardoso
“Foi um ótimo fim de semana, classificamos bem e andamos bem nas duas corridas, brigando na frente. Contente pelo desempenho e pelo ótimo carro que tive na etapa.”
Matías Cravero
“Não comecei bem e perdemos uma posição e, a partir daí, tentei correr com eles com tudo o que tinha, mas não foi suficiente Tem sido um grande ano para nós. Estamos crescendo, ganhando corridas e compreendemos muito melhor o carro. Gostei muito das corridas que pude fazer na categoria e espero continuar no próximo ano. Quero dar os parabéns à PMO e ao Pedro pelo título do TCR Brasil”
Leonel Pernia
“Fui sempre no limite do carro, fizemos o que podíamos e isso me deixa contente. Em nenhum momento cometemos erros, foi um fim de semana perfeito tanto na pilotagem quanto da equipe e isso me deixa muito contente. Era impossível chegar e passar o Pedro Cardoso hoje, o balanço do meu carro era muito próximo deles, mas não conseguia passar por ele, são corridas e isto acontece.”
Juan Ángel Rosso
“Muito feliz com o título da Copa Trophy no TCR Brasil. Tive um toque na curva 1 que atrapalhou um pouco a traseira do carro ontem e consegui somar alguns pontos ontem. Hoje foi perfeito, precisava largar e ganhar. Larguei bem, passei o Regadas na largada e nosso ritmo de corrida era muito forte. Feliz pelo título e pela vitória do Casella.”Enrique Maglione
“Estou muito feliz por ter ganho o campeonato de pilotos com o Pedro e o campeonato de equipes, é uma pena termos perdido a Trophy, caso contrário teria sido mais do que perfeito. Agradeço a todos os que confiaram em nós, demos um grande salto como equipe.”
Damian Fineschi