Cadillac conquistou a pole para as 6 Horas de Fuji

Alex Lynn virou a marca de 1m28s901 no final da Hyperpole e garantiu a pole para marca norte-americana

A Cadillac conquistou a sua primeira pole position no WEC (World Endurance Series -Campeonato Mundial de Endurance), esta manhã em Fuji, com o britânico Alex Lynn virando uma volta incrível nos instantes finais da Hyperpole em 1m28s901, tirando da Toyota a chances de ficar com as duas primeiras posições no grid de largada, na prova diante de sua torcida.

“Este carro é incrível em uma volta, parabéns enormes para a Cadillac. Eu só queria dar à equipe uma pole position este ano, pois chegamos perto tantas vezes. Estou orgulhoso de termos feito isso”, disse Lynn.

O Toyota GR010 HYBRID nº8 abre a primeira fila ao lado do Cadillac, apesar do esforço do japonês Ryo Hirakawa. Hirakawa havia estabelecido o tempo de 1m28s942, quando faltavam menos de 3 minutos para o final da Hyperpole, sendo o primeiro a virar abaixo de 1m29, mas acabou sendo batido por Lynn. 

Além de perderem a pole, e a primeira fila, a Toyota ainda acabou sendo superada no final também pela BMW, com Dries Vanthoor, superando o tempo obtido por Kamui Kobayashi, que assim terá de largar da quarta posição.

A Porsche parecia estar numa boa posição para disputar a pole, com Kevin Estre ao ser o segundo mais rápido na primeira parte da qualificação. No fim Estre levou seu Porsche 963 ao quinto lugar no grid. O francês Charles Milesi (Alpine A424) ficou com o sexto tempo, e completa a terceria fila do grid.

A única Ferrari 499P a entrar na luta pela Hyperpole foi a nº50 de Antonio Fuoco, que acabou com o sexto tempo. Destaque para o russo Daniil Kvyat, que levou a Lamborghini SC62 ao Hyperpole pela primeira vez este ano. Kvyat vai largar em nono, à frente do Porsche da Proton.

Na LMGT3, a pole position ficou com a Ferrari 296 GT3 da Vista AF Corse, com o piloto François Heriau, garantindo a primeira pole para equipe. Heriau cravou nos instantes finais da Hyperpole uma volta em 1m40s893, superando o Chevrolet Corvette Z06 GT3.R da TF Sport, por 0s082.

O brasileiro Nicolas Costa, que conduz o McLaren 720S da United Autosport, ao lado de  Josh Caygill e Marino Sato irá largar da terceira posição. 

 

 

 

 

 

Grid para 6 Horas de Fuji 

1 Bamber/ Lynn (Cadillac V/ LMDh) 1m28s901 

2 Buemi/ Hartley/ Hirakawa (Toyota GR010)  1m28s942 

3 Marciello/ Wittmann/  D.Vanthoor (BMW M Hybrid V8)  1m29s059 

4 Conway/ Kobayashi/ de Vries (Toyota GR010)  1m29s065 

5 Estre/ Lotterer/ L. Vanthoor (Porsche 963) 1m29s152 

6 Gounon/ Habsburg/ Milesi (Alpine A424)  1m29s154 

7 Fuoco/ Molina/ Nielsen (Ferrari 499P) 1m29s 196 

8 Campbell/ Christensen/ Makowiecki (Porsche 963)  1m29s223 

9 Bortolotti/ Mortara/ Kvyat (Lamborghini SC63)  1m29s582 

10 Jani/ Andlauer/ Tincknell (Porsche 963)  1m29s589 

11 Frijns/ Rast/ S. Van Der Linde (BMW M Hybrid V8)  1m29s724 

12 Pier Guidi/ Calado/ Giovinazzi (Ferrari 499P)  1m29s772 

13 Kubica/ Shwartzman/ Ye (Ferrari 499P)  1m29s829 

14 Jensen/ Müller/ Vergne (Peugeot 9X8)  m29s883 

15 Lapierre/ Schumacher/ Vaxiviere (Alpine A424)  1m30s028 

16 Stevens/ Ilott/ Nato (Porsche 963)  1m30s072 

17 Button/ Hanson/ Rasmussen (Porsche 963)  1m30s092 

18 Di Resta/ Duval/ Vandoorne (Peugeot 9X8)  1m30s157 

19 Heriau/ Mann/ Rovera (Ferrari 296)  1m40s893 

20 Van Rompuy/ Andrade/ Eastwood (Corvette Z06)  1m40s975 

21 Caygill/ Pino/ Sato (McLaren 720S) /  1m41s120 

22 Bovy/ Frey/ Gatting (Lamborghini Huracan)  1m41s265 

23 Cottingham/ Costa/ Saucy (McLaren 720S)  1m41s293 

24 Robin/ Schmid/ K.van der Linde (Lexus RC F)  1m41s308 

25 Koizumi/ Baud/ Juncadella (Corvette Z06) 1 m41s310 

26 James/ Mancinelli/ Riberas (Aston Martin Vantage)  1m41s397 

27 Flohr/ Castellacci/ Rigon (Ferrari 296)  1m41s608 


28 Hardwick-Robichon- Barker (Ford Mustang)  1'41"719
29 Kimura-Masson-Lopez (Lexus RC F)  1'41"850
30 Al Harthy-Rossi-Martin (BMW M4)  1 '41"866
31 Mateu-Bastard-Sorensen (Aston Martin Vantage)  1'41"908
32 Malykhin-Sturm-Bachler (Porsche 911 GT3 R)  1'41"935
33 Shahin -Schuring-Lietz (Porsche 911 GT3 R)  1'41"999
34 Leung-Gelael-Farfus (BMW M4) - 1'42"013
35 Ried-Pedersen-Olsen (Ford Mustang)  1'42"502
36 Schiavoni-Cresssoni-Perera (Lamborghini Huracan)  1'43"417

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.