Equipe americana perde o quarto lugar por irregularidade técnica
Demorou demais para a FIA WEC tomar a decisão de desclassificar o Cadillac V-Series. R LMDh do trio Earl Bamber, Alex Lynn e Sebastien Bourdais. A prova dos 1.812 km do Qatar, abertura da temporada 2024 do WEC (World Endurance Championship - Campeonato Mundal de Endurance) foi disputada no dia 29 de fevereiro, e somente um mês depois veio a decisão da desclassificação.
Logo após a prova nas verificações técnicas constatou-se que o Cadillac da Chip Ganassi Racing, estava fora do regulamento. Havia uma discrepância entre a carroceria utilizada na pista de Lusail. e os dados fornecidos para homologação do carro., constatou-se que o Cadillac Chip Ganassi Racing não cumpria os regulamentos técnicos. Através de uma digitalização 3D, foi possível detectar a discrepância entre a carroceria utilizada no V-Series.R durante os 1.812 km do Qatar com os dados CAD fornecidos durante a homologação do carro.
Foi verificado que os difusores traseiros em ambos os lados do carro estavam mais altos e desalinhados quando medidos em relação ao modelo homologado. Na defesa, o chefe da equipe Cadillac Racing, Stephen Mitas, relatou aos comissários que a carroceria foi entregue sem que o controle de qualidade tivesse sido aplicado, por engano.
O relatório dos comissários reconhece que a infração não teve intenção de descumprimento, mas mesmo assim ordenou a desclassificação do carro por estar fora dos regulamentos técnicos. Esta decisão surge na sequência da exclusão dos Peugeot de Nico Müller, Jean-Eric Vergne e Mikkel Jensen que ficaram sem gasolina na fase final da corrida.
Deste modo a equipe AF Corse com o Ferrari 499P, conduzido por Robert Kubica, Yifei Ye e Robert Shwartzman passma para a quarta colocação, assim como todos os demais imediatamente atrás ganham um aposição.
No LMGT3 a Ferrari acabou sendo multada
A equipe Vista AF Corse LMGT3 foi multada em 60 mil euros pós-corrida, sendo metade a pagar imediatamente e outra metade suspensa até ao final da temporada. Cada equipe tem um limite máximo de pessoal operacional permitido como parte de uma medida de redução de custos para as equipes no campeonato.
A investigação apurou que três engenheiros alocados na equipe não haviam sido declarados como operacionais. Em vez disso, eles foram credenciados pela Ferrari como membros não operacionais da equipe de marketing e comunicação. Os comissários observaram que os funcionários foram observados durante a corrida trabalhando em simulações e aplicações técnicas.
No Catar, cada equipe LMGT3 foi autorizada a ter 16 membros por carro, acima do número padrão de 14, após uma decisão tomada antes do Catar que permite que as equipes utilizem dois membros adicionais da equipe nas três primeiras corridas da temporada. A defesa da Ferrari declarou que os três não fizeram nenhuma intervenção durante a corrida em nenhum carro, mas a alegação foi pelos comissários, que aplicaram a multa.
Resultado atualizado
1 Estre-Lotterer-L. Vanthoor (Porsche 963) - Penske - 332 voltas - 9h55m51s926
2 Stevens-Ilott-Nato (Porsche 963) - Jota - 33s297
3 Campbell-Christensen-Makowiecki (Porsche 963) - Penske - 34s396
4 Kubica-Shwartzman-Ye (Ferrari 499P) - AF Corse - 1 volta
5 Conway-Kobayashi-de Vries (Toyota GR010) - Toyota - 1 volta
6 Fuoco-Molina-Nielsen (Ferrari 499P) - Ferrari - 2 voltas
7 Chatin-Habsburg-Milesi (Alpine A424) - Alpine - 2 voltas
8 Buemi-Hartley-Hirakawa (Toyota GR010) - Toyota - 2 voltas
9 Tincknell-Jani-Andlauer (Porsche 963) - Proton - 2 voltas
10 Frijns-Rast-S. Van Der Linde (BMW M Hybrid V8) - WRT - 3 voltas
11 Lapierre-Schumacher-Vaxiviere (Alpine A424) - Alpine - 3 voltas
12 Pier Guidi-Calado-Giovinazzi (Ferrari 499P) - Ferrari - 3 voltas
13 Bortolotti-Mortara-Kvyat (Lamborghini SC63) - Lamborghini - 5 voltas
14 Marciello-Wittmann-D. Vanthoor (BMW M Hybrid V8) - WRT - 8 voltas
15 Di Resta-Duval-Vandoorne (Peugeot 9X8) - Peugeot - 19 voltas
16 Malykhin-Sturm-Bachler (Porsche 911 GT3 R) - Manthey - 36 voltas
17 James -Mancinelli-Riberas (Aston Martin Vantage) - Heart - 36 voltas
18 Mateu-Bastard-Sorensen (Aston Martin Vantage) - D'Station - 37 voltas
19 Al Harthy-Rossi-Martin (BMW M4) - WRT - 37 voltas
20 Flohr-Castellacci-Rigon (Ferrari 296) - AF Corse - 38 voltas
21 Leung-Gelael-Farfus (BMW M4) - WRT - 38 voltas
22 Heriau-Mann-Rovera (Ferrari 296) - AF Corse - 38 voltas
23 Bovy-Pin-Gatting (Lamborghini Huracan) - Iron Dames - 40 voltas
24 Roda-Pedersen-Olsen (Ford Mustang) - Proton - 41 voltas
25 Koizumi-Baud-Juncadella (Corvette Z06) - TF Sport - 41 voltas
26 Hardwick-Robichon-Barker (Ford Mustang) - Proton - 42 voltas
27 Schiavoni-Cressoni-Perera (Lamborghini Huracan) - Iron Lynx - 44 voltas
28 Caygill-Pino-Sato (McLaren 720S) - United AS - 51 voltas
29 Cottingham-Costa-Saucy (McLaren 720S) - United AS - 51 voltas
30 Shahin-Schuring-Lietz (Porsche 911 GT3 R) - Manthey - 51 voltas
31 Kimura-Masson-Lopez (Lexus RC F) - Akkodis ASP - 62 voltas