Toyota dominou o último treino livre antes das 24 Horas de Le Mans

Logo depois da Hyperpole aconteceu na noite de quinta-feira, o quarto e último treino livre antes da 92º edição das 24 Horas de Le Mans. Quase todas equipes aproveitaram para realizar os últimos acertos antes da maratona em La Sarthe.

A chuva que ameaçou a hyperpole, finalmente caiu, porém de modo fraco e nos últimos vinte minutos da sessão. Isso acabou sendo benéfico a todos que puderam realizar verificações em condições de piso molhado. Ao final dos 60 minutos de ensaios o melhor tempo ficou com o Toyota Gazoo Racing GR 010 do neozelandês Brendon Hartley.

A marca obtida por Hartley foi de 3m29s451, apenas oito décimos melhor que o da Ferrari 499P de Miguel Molina. Sheldon van der Linde com o BMW M Hybrid V8 foi o terceiro melhor, seguido pelo Peugeot 9X8  conduzido por Mikkel Jensen.

Os Peugeot que nada fizeram no qualify, estão buscando apostar no ritmo de corrida. O Porsche Penske que ficou com a pole para prova deste sábado não participou da última sessão, assim como o Cadillac do trio Earl Bamber/ Lynn/ Alex Palou, e o Porsche da equipe Jota do trio Callun Ilot/ Norman Nato e Will Stevens, que segue sendo reconstruído nos boxes da equipe. 

A chuva que caiu no circuito não foi forte, mas deixou a pista extremamente escorregadia, já dando uma mostra do que os pilotos devem esperar, já que a previsão é de mais chuva entre o sábado e domingo. Entre os carros da LMP2, que se destacou na escuridão da mítica pista francesa foi o Oreca de Ben Hanley (United Autosports), que completou a volta com o tempo de 3m37s121.

Em segundo apareceu Fabio Scherer (Nielsen Racing), seguido por Nolan Siegel com o outro caro da United Autosports. Entre os carros da LMGT3. a melhor marca foi do Lexus RC F conduzido por Esteban Masson, com o tempo de 3m58s755.

O McLaren da equipe do brasileiro Nicolas Costa, conduzido por Marino Sato foi o segundo melhor, à frente do Ford Mustang de Benjamin Barker.

Resultado do TL4 em Le Mans
1 Buemi/ Hartley/ Hirakawa (Toyota GR010) 3m29s451 (Hypercar)

2 Fuoco/ Molina/ Nielsen (Ferrari 499P) 3m29s527 (Hypercar)
3 Frijns/  Rast/ S. Van Der Linde (BMW M Hybrid V8) 3m29s560 (Hypercar)
4 Jensen/ Müller/ Vergne (Peugeot 9X8) 3m29s596 (Hypercar)
5 Marciello/ Wittmann/ D.Vanthoor (BMW M Hybrid V8) 3m29s640 (Hypercar)
6 Chatin/ Habsburg/ Milesi (Alpine A424) 3m29s745 (Hypercar)
7 Derani/ Aitken/ Drugovich ( Cadillac V/ LMDh) 3m29s789 (Hypercar)
8 Jaminet/ Nasr/ Tandy (Porsche 963) 3m29s866 (Hypercar)
9 Lapierre/ Schumacher/ Vaxiviere (Alpine A424) 3m30s071 (Hypercar)
10 Lopez/ Kobayashi/ de Vries (Toyota GR010) 3m30s184 (Hypercar)
11 Vandoorne/ Di Resta/ Duval (Peugeot 9X8) 3m30s201 (Hypercar)
12 Jani/ Tincknell/ Andlauer (Porsche 963) 3m30s900 (Hypercar)
13 Bortolotti/ Kvyat/ Mortara (Lamborghini SC63) 3m30s932 (Hypercar)
14 Kubica/ Shwartzman/ Ye (Ferrari 499P) 3m31s551 (Hypercar)
15 Campbell/ Christensen/ Makowiecki (Porsche 963) 3m31s978 (Hypercar)
16 Button/ Hanson/ Rasmussen (Porsche 963) 3m32s234 (Hypercar)
17 Bourdais/ van der Zande/ Vautier (Cadillac V/  LMDh) 3m32s690 (Hypercar)
18 Caldarelli/ Cairoli/ Grosjean (Lamborghini SC63) 3m33s566 (Hypercar)
19 Pier Guidi/ Calado/ Giovinazzi (Ferrari 499P) 3m35s525 (LMP2)
20 Keating/ Albuquerque/ Hanley (Oreca 07/ Gibson)  3m37s121 (LMP2)
21 Scherer/ Heinemeier Hansson (Oreca 07/ Gibson) 3m37s416 (LMP2)
22 Serravalle/ Bennett/ Vernay (Isotta Fraschini Type6) 3m37s604 (Hypercar)
23 Jarvis/ Garg/ Siegel (Oreca 07/ Gibson) 3m37s873 (LMP2)
24 Fluxa/ Jakobsen/ Miyata (Oreca 07/ Gibson) 3m38s450 (LMP2)
37 Kimura/ Masson/ Hawksworth (Lexus RC F) 3m58s755 (LMGT3)
38 Hamaguchi/ Costa/ Sato (McLaren 720S) 3m59s099 (LMGT3)
39 Hardwick/ Robichon/ Barker (Ford Mustang) 3m59s323 (LMGT3)
40 J. Laursen/ C. Laursen/ Taylor (Ferrari 296) 3m59s737 (LMGT3)
41 Flohr/ Castellacci/ Rigon (Ferrari 296) 4m00s057 (LMGT3)
43 Leung/ Gelael/ Farfus (BMW M4) 4m00s456 (LMGT3)
44 Wainwright/ Serra/ Pera (Ferrari 296 )  4m00s737 (LMGT3)

em negrito os pilotos brasileiros

 

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.