Porsche derrota Cadillac e Ferrari no último instante e fica com a pole para 92ª edição da 24 Horas de Le Mans
A Porsche deu o primeiro passo rumo a sua vigésima vitória em Le Mans na classe principal. Com somente um 963 na Hyperpole, já que o carro da Jota está sendo reconstruído nos boxes, o carro do Team Penske, conduzizodo por Kevin Estre derrotou na sua última tentativa, os dois carros da Cadillac, que estavam com os dois melhores tempos, e as duas Ferrari que vinham imediatamente a seguir.
A Hyperpole começou meia hora atrasada, já que foi necessário mais tempo para os reparos de um guard-rail afetado pelo choque de um carro. A preocupação de todos era com a chuva que ameaçava Le Mans. Houve chuva em todos arredores, mas o circuito de La Sarthe não viu nenhuma precipitação.
No início da sessão, Dries Vanthoor com o BMW M Hybrid V8, foi o primeiro a registrar uma volta rápida, com a marca de 3m26s701. Imediatamente os dois Ferrari 499P de Antonio Fuoco e Alessandro Pier Guidi responderam.
Pier Guidi tinha a pole provisória com o tempo de 3m26s142, mas Fuoco ficou mais uma volta na pista, e registrou o tempo de 3m25s592 tomando a posição do companheiro de escuderia. As máquinas da Cadillac então entraram na briga, e o francês Sebastien Bourdais simplesmente pulverizou a marca da Ferrari, e cravou o tempo de 3m24s816.
O outro Cadillac com Alex Lynn passava a ser o segundo com um tempo três décimos pior, mas como excedeu os limites de pista teve a volta deletada. Restanto dez minutos para o final a ordem era: Bourdais, Fuoco, Pier Guidi, Paul-Loup Chatin com o Alpine A424, Kevin Estre (Porsche) e Vanthoor.
Vanthoor vinha em nova tentativa de volta rápida, quando acabou saindo de frente na curva Indianápolis e bateu seu BMW, causando bandeira vermelha. Nos boxes Bourdais já comemorava a fantástica volta e a possível pole em casa.
Faltando pouco mais de sete minutos a batalha recomeçou. O Cadillac de Bourdais sem combustível permaneceu nos pits, e as duas Ferrari tentaram sem sucesso na primeira tentativa roubar a pole, com Pier Guidi ficando a 0s545 da marca do francês. A Cadillac por seu lado tinha Alex Lynn na pista e voando.
O britânico foi o mais rápido no primeiro setor, poucos décimos mais lento no segundo, e fechou a volta com um tempo que lhe garantiria a pole. Muito embora o Cadillac de Lynn tenha de paggar cinco posições de punição no grid, devido ao acidente na 6 Horas de Spa-Francorchamps, onde Earl Bamber foi considerado culpado.
A festa para o fabricante de Detroit durou somente alguns segundos, pois Kevin Estre tinha aberto sua volta no último segundo, e fechou sua volta com um tempo um décimo e meio melhor que o da Cadillac, levando seu box ao delírio com a 20ª pole conquistada pela Porsche em Le Mans na classe principal.
Ao lado de Estre estará o Cadillac de Bourdais. As Ferrari irão ocupar a segunda fila do grid, e a Alpine vai largar da quinta posição. A Porsche da Jota, que sequer conseguiu participar do treino, vai largar em sexto, uma vez que a BMW perde suas volta por ter causada a bandeira vermelha, e o outro Cadillac tem punição a pagar.
Na classe LMP2 a pole ficou com Louis Delétraz, que pilota o Oreca 07 nº14 da AO by TF . Delétraz obteve a pole com o tempo de 3m33s217. Em segundo terminou Job van Uitert (Idec Sport).
Em terceiro ficou o carro da Panis Racing, com Matias Beche. A United Autosports colocou seus dois carros, com Ben Hanley e Oliver Javis respectivamente em quarto e quinto. O carro da Cool Racing, um dos favoritos para pole, perdeu o ritmo no final da sessão, e Malthe Jakobsen não passou da sexta colocação.
Na LMGT3 a pole ficou para McLaren que marca seu retorno a Le Mans após 26 anos de ausência. O McLaren 720S da Inception Racing conquistou com o piloto Brendan Iribe, que marcou o tempo de 3m58s120. Brendan no entanto levou um grande susto ao rodar logo no início da sessão na chichane Ford.
Em segundo lugar irá largar Aliaksandr Malykhin, com o Porsche 911 GT3R da equipe Manthey PureRxcing. A segunda fila terá o Ferrari 296 da JMW Motorsport, com o Ford Mustang da Proton Competition largando ao seu lado.
Ainda hoje acontece em Le Mans, o Treino Livre 4. Veja abaixo como ficou o grid de largada (posições da hyperpole)