Depois de um pífio início de temporada no Qatar, a Toyota Gazoo Racing voltou a sorrir, com a vitória do trio Mike Conway, Nyck de Vries e Kamui Kobayashi, nas 6 Horas de Imola. O trio a bordo do Toyota GR010 HYBRID nº7, venceu a batalha contra a chuva que caiu com força no terço final da corrida, e superou as rivais Porsche e Ferrari em ótima batalha de estratégia.
Kobayashi cruzou a linha e chegada em primeiro, logo à frente do Porsche de Kevin Estre, que o acossou de todas as maneiras na últia hora da prova, mas sem conseguir superar o carro japonês. Kobayashi ao mesmo tempo tinha de ser rápido, mas economizar combustível; conseguiu manter a tranquilidade, mesmo com a pressão e tensão do final.
Kevin Estre terminou em segundo, mesmo tendo recebido uma punição de cinco segundos após a corrida por ultrapassagem sob o safety car. Em terceiro terminou o outro Porsche de Matt Campbell.
“Nyck e Kamui fizeram um trabalho excelente, especialmente Kamui no final, pois ele economizou enormemente combustível. Não creio que poderíamos ter executado a estratégia muito melhor. Foi muito difícil prever o que iria acontecer naquelas condições, pois chovia intermitentemente”, disse Conway após a corrida. “Estou muito feliz e muito agradecido por partilhar o carro com Mike e Kamui, merecemos esta”, acrescentou de Vries, depois de conquistar a sua primeira vitória geral no WEC. “É ótimo estar de volta ao topo, porque minha última vitória foi na corrida de Fórmula E em Berlim, em 2022.”
A Ferrari, que havia obtido a pole position, errou na estratéggia quando a chuva caiu em Imola, e viu seus três 499Ps perdendo muito tempo nas paradas, e deixaram escapar uma real oportunidade de vitória. Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen, que haviam largado da posição de honra, terminaram em quarto lugar,
Quando a chuva caiu com maior intensidade, as três Ferraris estavam ocupando as três primeiras posições, e Fuoco liderando com grande folga. No entnato, a equipe demorou muito a chamar os carros para colocarem os pneus de chuva, e quando eles o fizeram, voltaram somente em sexto, sétimo e oitavo.
“A informação que tínhamos do nosso lado estava errada. Achamos que a chuva seria passageira. Precisamos rever a nossa cadeia de comunicação com certeza. Isso foi um erro. Não podemos dizer que foi uma boa corrida, porque baseamos isso em alguns cenários que estavam errados. Mas a nossa estratégia não é apontar o dedo”, declarou Giuliano Salvi, diretor esportivo e de testes da Ferrari.
Fuoco ainda teve de batalhar com Brendon Hartley (Toyota), forçando o neozelandês a um erro nos instantes finais. Hartley foi o quinto, à frente do BMW de Sheldon van der Linde.
A Ferrari nº 51 da AF Corse (Alessandro Pier Guidi/ James Calado/ Antonio Giovinazzi) ficou em sétimo, seguida da Ferrari privada de Robert Kubica, Robert Shwartzman e Yifei Ye.
Os dois Porsches da JOTA ficaram fota do top 10, e o da equipe Proton abandonou com problemas mecânicos. A Peugeout que estreou o novo pacote aerodinâmico com asa traseira e novos pneus, conseguiu um nono lugar com o 9X8. A décima colocação ficou com a Cadillac de Earl Bamber, Alex Lynn.
No LMGT3, a estratégia também foi decisiva. A equipe WRT optou por seguir com slick por toda corrida, e isso deu a chance dos M4 LMGT3 da equipe belga terminarem a prova em uma dobradinha.
Foi a primeira vitória da BMW na classe no WEC, e a primeira do brasileiro Augusto Farfus, e seus companheiros de time: Sean Gelael e Darren Leung. O outro BMW, tripulado por Valentino Rossi, terminou em segundo mesmo tendo de paggar uma penalidade de drive-through no final da corrida.
“Foi uma corrida louca, difícil de ler, difícil de tomar decisões e muito difícil de pilotar. A equipe, porém, estava muito tranquila nas grandes decisões. E isso mudou todo o resultado final da corrida, eu estava muito confiante nisso, me senti extremamente confortável ao volante para poder forçar e eles ganharem terreno”, disse Farfus.
O Porsche de Joel Sturm, que havia largado do pole position, liderou a primeira hora da prova, mas a escolha de colocar pneus de chuva custou muito tempo. que apostou e pegou chuva, No final a equipe Pure Rxcing ainda voltou aos slicks, mas já era tarde, e o melhor que conseguiram foi o terceiro lugar.
O brasileiro Nicolas Costa, que corre de McLaren na classe LMGT3, terminou em 11º na classe, mas declarou que o McLaren 720S LMGT3 apresentou melhoras, e não fosse o contratempo com um safety car, poderiam até ter terminado em quinto. O próximo compromisso do FIA WEC serão as 6 Horas de Spa-Francorchamps, no dia 11 de maio.
Resultado da 6 Horas de Imola
1 Conway/ Kobayashi/ de Vries (Toyota GR010) - Toyota 205 voltas
2 Estre/ Lotterer/ L.Vanthoor (Porsche 963) - Penske a 7s051
3 Campbell/ Christensen/ Makowiecki (Porsche 963) - Penske a 25s626
4 Fuoco/ Molina/ Nielsen (Ferrari 499P) - Ferrari a 31s469
5 Buemi/ Hartley/ Hirakawa (Toyota GR010) - Toyota a 33s777
6 Frijns/ Rast/ S. Van Der Linde (BMW M Hybrid V8) - WRT a 1 giro
7 Pier Guidi/ Calado/ Giovinazzi (Ferrari 499P) - Ferrari a 1 giro
8 Kubica/ Shwartzman/ Ye (Ferrari 499P) - AF Corse a 1 giro
9 Jensen/ Müller/ Vergne (Peugeot 9X8) - Peugeot a 2 voltas
10 Bamber/ Lynn (Cadillac V/ LMDh) - Cadillac a 2 voltas
11 Button/ Hanson/ Rasmussen (Porsche 963) - Jota a 2 voltas
12 Bortolotti/ Mortara/ Kvyat (Lamborghini SC63) - Lamborghini a 2 voltas
13 Chatin/ Gounon/ Milesi (Alpine A424) - Alpine a 4 voltas
15 Di Resta/ Duval/ Vandoorne (Peugeot 9X8) - Peugeot a 5 voltas
16 Lapierre/ Schumacher/ Vaxiviere (Alpine A424) - Alpine a 6 voltas
17 Serravalle/ Bennett/ Vernay (Isotta Fraschini Tipo6) - Isotta a 14 voltas
18 Farfus/ Leung/ Gelael (BMW M4) - WRT a 19 voltas
19 Al Harthy/ Rossi/ Martin (BMW M4) - WRT a 19 voltas
20 Malykhin/ Sturm/ Bachler (Porsche 911 GT3 R) - Manthey a 20 voltas
21 Heriau/ Mann/ Rovera (Ferrari 296) - AF Corse a 20 voltas
22 James/ Mancinelli/ Riberas (Aston Martin Vantage) - Heart a 20 voltas
23 Caygill/ Pino/ Sato (McLaren 720S) - United AS a 20 voltas
24 Van Rompuy/ Andrade/ Eastwood (Corvette Z06) - TF Sport a 20 voltas
25 Koizumi/ Baud/ Juncadella (Corvette Z06) - TF Sport a 20 voltas
26 Hardwick/ Robichon/ Barker (Ford Mustang) - Proton a 21 voltas
27 Mateu/ Bastard/ Sorensen (Aston Martin Vantage) - D'Station a 21 voltas
28 Costa/ Cottingham/ Saucy (McLaren 720S) - United AS a 21 voltas
29 Flohr/ Castellacci/ Rigon (Ferrari 296) / AF Corse a 21 voltas
30 Schiavoni/ Cressoni/ Perera (Lamborghini Huracan) - Iron Lynx a 22 voltas
31 Robin/ Boguslavskiy/ K. Van Der Linde (Lexus RC F) - Akkodis ASP a 22 voltas
32 Kimura/ Masson/ Lopez (Lexus RC F) - Akkodis ASP a 23 voltas
33 Shahin/ Schuring/ Lietz (Porsche 911 GT3 R) - Manthey a 34 voltas
34 Marciello/ Wittmann/ D. Vanthoor (BMW M Hybrid V8) - WRT a 42 voltas
* em negrito os pilotos brasileiros