Mais experiente do trio formado por Sean Gelael e Darren Leung, Augusto Farfus detalhou o desafio de arriscar na estratégia de usar pneus slicks com a pista italiana ainda molhada para levar a BMW ao seu primeiro triunfo no Mundial de Endurance
“Foi sensacional”. Assim, Augusto Farfus definiu o tamanho do feito alcançado no último domingo (21), quando disputou as 6 Horas de Ímola, segunda etapa da temporada 2024 do Mundial de Endurance. A vitória no circuito italiano na classe LMGT3 com a tripulação do BMW M4 #31 do Team WRT, formada também pelo indonésio Sean Gelael e o britânico Darren Leung, foi histórica para o brasileiro de 40 anos, que tem na sua estante outros tantos triunfos importantes como em corridas de 24 horas em Daytona, Nürburgring e Dubai, quatro primeiros lugares no DTM e títulos como do GT World Cup, por exemplo.
Foi a primeira vitória de Augusto no FIA WEC e também a primeira da BMW na categoria. A marca bávara e o Team WRT, aliás, saíram de Ímola com 1-2 na LMGT3, com o trio do BMW M4 #46, formado por Maxime Martin, Ahmad Al-Harthy e a lenda Valentino Rossi, terminando na segunda colocação.
A vitória no último domingo no Autódromo Enzo e Dino Ferrari traz um significado ainda mais marcante para Augusto. Primeiro, por poder comemorar a conquista ao lado da família. Depois, pelo fato de ter subido ao topo do pódio em um circuito de tantas lembranças para os brasileiros, especialmente às vésperas dos 30 anos da morte de Ayrton Senna, tricampeão mundial de Fórmula 1.
“Foi a primeira vitória no Mundial de Endurance, depois de tantas conquistas. E vencer em Ímola tem um significado todo especial para nós, brasileiros. Foi também a primeira vitória da BMW no Mundial de Endurance, o que traz um gostinho especial, também. Estava com a minha família lá, foi aniversário do meu filho John, então pude comemorar com toda a família”, declarou Augusto.
“Foi sensacional alcançar essa conquista logo na segunda prova do Mundial de Endurance. Vencer uma corrida tão difícil tem um gosto muito especial mesmo”, vibrou o curitibano.
“Viemos para vencer” — O feito logrado em Ímola veio com a convicção da tomada de decisão correta na estratégia arriscada de andar com pneus slicks no último terço final da corrida, mesmo com a pista bastante molhada, sobretudo no terceiro setor do traçado de 4.909 metros.
“Acho que a tranquilidade para tomarmos a decisão [sobre a estratégia] durante a prova foi fundamental. Porque a pista estava muito próxima de ter a condição de andar com pneus de chuva.Só que, em função das nuvens que passavam em cima da pista, o asfalto ficava ora mais úmido, mais molhado, mais seco... Então foi realmente um mix de confiar em São Pedro, nas condições climáticas, mas também na minha leitura da pista, com a equipe analisando o ritmo dos carros que estavam correndo com pneus de chuva”, detalhou.
A experiência de Farfus no momento crucial da corrida foi determinante ao transmitir as informações sobre a pista para a equipe no caminho rumo à vitória. “E aí a gente se falava três, quatro, cinco vezes por volta, onde eles me passavam o que estava acontecendo com os carros que vinham com pneus de chuva, me passavam o quanto de chuva estava por vir. E eu transmitia o feedback de como a pista estava evoluindo”, contou Farfus.
A vitória nas 6 Horas de Ímola é mais um capítulo da gloriosa história da aliança entre Augusto Farfus e a BMW. O casamento teve início em 2007, na época em que o brasileiro ainda corria no WTCC. Foi com a marca bávara que o piloto alcançou suas maiores conquistas em carros de turismo, em uma jornada de muitos triunfos, mas também de muito trabalho.
“Por mais que a BMW seja relativamente nova no campeonato, mostramos que nos preparamos muito bem no inverno, e esse é o resultado. O trabalho que fizemos com nossos companheiros de equipe, com o Team WRT, foi fundamental. Não chegamos no campeonato só para participar, mas sim para vencer”, concluiu o piloto brasileiro.
Com os resultados do último fim de semana em Ímola, o trio Augusto Farfus, Sean Gelael e Darren Leung assumiu a vice-liderança da temporada, com 37 pontos. A primeira posição continua com a tripulação da Manthey PureRxcing, formada por Alex Malykhin, Joel Sturm e Klaus Bachler, com 54 tentos para cada.
A terceira etapa da temporada 2024 do FIA WEC será a TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps, em um sábado, 11 de maio.
CALENDÁRIO 2024 DO MUNDIAL DE ENDURANCE FIA WEC
Data / Etapa / País
02/03 – Qatar Airways 1.812Km do Qatar – Qatar
21/04 – 6 Horas de Ímola – Itália
11/05 – Total Energies 6 Horas de Spa-Francorchamps – Bélgica
15/06 – 24 Horas de Le Mans – França
14/07 – Rolex 6 Horas de São Paulo – Brasil
01/09 – Lone Star Le Mans – Estados Unidos
15/09 – 6 Horas de Fuji – Japão
02/11 – BapcoEnergies 8 Horas do Bahrein – Bahrein
Rodolpho Siqueira
Foto - DPPI