Vitória da Ferrari 499P de Kubica, Ye e Shwartzman

Kubica liderou com maestria o Ferrari 499P da AF Corse até a vitória no Lone Star le Mans  

A sexta etapa da temporada 2024 do WEC (World Endurance Championship - Campeonato Mundial de Endurance) foi realizado neste domingo no COTA (Circuit of The Americas) em Austin, no Texas, e teve o sexto vencedor diferente. A corrida foi dominada quase em sua totalidade pela Ferrari 499P nº 83 brilhantemente conduzida pelo polonês Robert Kubica.

A corrida começou com sol forte, em um circuito que recebia de volta o WEC. A última vez que a categoria correu no circuito norte-americano projetado por Herman Tilke, havia sido lá em 2020. Quando as luzes se apagaram foi exatamente a Ferrari 499P oficial de fábrica, que havia estabelecido a pole, conduzida por Antonio Giovinazzi que liderou a fase inicial da prova.

Grudado na sua caixa de câmbio vinha o carro cliente, de Robert Kubica, e a outra Ferrari de fábrica, com Miguel Molina completava a trifeta de Maranello.  A Ferrari amarela de Kubica, tanto pressionou, que depois de 35 minutos de corrida, superou Giovinazzi e assumiu a dianteira. Os três Ferrari continuaram na ponta, mesmo após a primeira rodada de pits, e as duas BMW impressionavam, perseguindo os carros de Maranello, com a quarta e quinta colocações.

A Ferrari manteve seus pilotos para o segundo stint, e após mais de duas horas de corrida, Giovinazzi acabou batendo com o Lexus RC F GT3 de Arnold Robin, que havia rodado. Depois da batida com o carro da classe GT3 Molina ainda teve de pagar uma penalidade de 5 segundos nos boxes. Depois Giovinazzi ainda acabou colidindo com o Peugeot TotalEnergies 9X8 de Stoffel Vandoorne, voltou lentamente aos boxes, e descobriu que tinha a transmissão danificada irreparávelmente, e abandonou a corrida.

O terceiro stint ainda tinha a liderança da Ferrari, mas o Toyota Gazoo Racing GR010 Hybrid primeiro com Mike Conway, e depois com Nyck de Vries vinha com ritmo intenso, buscando atacar os carros italianos. Com três horas de prova De Vries com um novo jogo de pneus, tira a segunda posição de Molina e vai à caça de Ye Yifei, que havia assumido os comandos do Ferrari nº 83.

A Ferrari havia adotado uma estratégia arriscada, mantendo Ye para um segundo stint com pneus de compostos duros, e o calor já fazia a degradação se fazer presente. O chinês que tinha dez segundos de vantagem sobre De Vries, viu o holandês descontar a diferença volta após volta. A Toyota então tenta um undercut, chamando o holandês para os boxes, e Kamui Kobayashi assume os comando.

A Ferrari responde na volta seguinte, chamando Ye para os boxes, e Robert Shwartzman assumindo a condução. Para Toyota a jogada foi perfeita, já que conseguiram assumir a liderança, mas faltando 45 minutos para o final da prova, Kobayashi recebeu uma penalidade de drive-through por ultrapassar outro carro em uma zona de bandeira amarela dupla.

A vantagem de 11 segundos, se transformou em desvantagem com o mesmo tempo, e o japonês passou a atacr em ritmo de classificação, na tentativa de tirar a liderança de Shwartzman. No final o russo, que corre sob licença israelense, venceu dando a primeira vitória para Ferrari cliente da AF Corse, por somente 1s780.

A Toyota, assim como a Porsche, tiveram prejuizo no Bop após a prova de Interlagos. O resultado porém não foi tão ruim para Kobayashi e De Vries, tanto no Campeonato de pilotos, quanto no Campeonato de Construtores, onde a Toyota voltou a liderança na classe Hypercar, sobre a Porsche. Em treceiro lugar terminou o Ferrari nº50 AF Corse, de Antonio Fuoco/ Miguel Molina/ Nicklas Nielsen.

O quarto lugar na prova ficou com Earl Bamber e Alex Lynn, com o Cadillac Racing V-Series.R seguidos pelo Alpine Endurance Team A424  do trio Paul-Loup Chatin/ Ferdinand Habsburg/ Charles Milesi. Este foi um resultado excepcional para equipe francesa, que vem sofrendo desde que entrou no Hypercar com o A424 este ano, e vive uma "crise" na F1 com a possibilidade da equipe não mais usar os propulsores franceses.

O melhor carro da Porsche, foi o de  Kevin Estre/ Laurens Vanthoor/ Andre Lotterer. qiue começou a corrida da 14ª posição, lutou muito para concluir a prova na sexta posição. Os BMW M Hybrid V8, que começaram muito bem a prova, conseguiu a sétima colocação no final, com os pilotos Sheldon van der Linde/ Robin Frijns/  Rene Rast); e o resultado poderia ter sido melhor, caso não tivessem sido penalizados durante a prova com um drive-through

Na LMGT3 a vitória veio depois de um domínio avassalador da  Heart of Racing Team (Aston Martin Vantage) com mais de 21 segundos sobre o Porsche da Manthey PureRaxcing. Na LMGT3 a Porsche também sofreu devido ao Bop. O trio da Aston Martin (Ian James, Daniel Mancinelli e Alex Riberas) partiu da pole e liderou a corrida sem nenhum contratempo, dando a equipe norte-americana a sua primeira vitória na temporada.

O Porsche 911 GT3 R de Aliaksandr Malykhin, Joel Sturm e Klaus Bachler pressionou o Aston Martin durante toda corrida, mas em nenhum momento esteve em reais condições de superar o Aston, uma vez que o lastro recebido pelo Bop pelos resultados anteriores, tirou a velocidade final do carro da Manthey PureRxcing. No entanto o bólido alemão se mantém na liderança do LMGT3 Endurance Trophy.

O outro Manthey Porsche 911 GT3 R  (Yasser Shahin, Morris Schuring e Richard Lietz) completou o pódio. O brasileiro Nicolas Costa, que divide o McLaren 720S LMGT3 Evo da United Autosports, com James Cottingham e Grégoire Saucy terminou em quarto lugar.

Nicolas travou uma dura batalha com os dois BMW M4s da Team WRT. O BMW conduzido pelo também brasileiro Agusto Farfus, terminou a prova na quinta colocação. A próxima etapa do WEC será a 6 Horas de Fuji, no próximo dia 15 de setembro.

Resultado da Lone Star le Mans   
1 Kubica/ Shwartzman/ Ye (Ferrari 499P) 183 voltas 
2 Conway/ Kobayashi/ de Vries (Toyota GR010) a 1s780 
3 Fuoco/ Molina/ Nielsen (Ferrari 499P) a 26s282 
4 Bamber/ Lynn (Cadillac V/ LMDh) a 46s924 
5 Chatin/ Habsburg/ Milesi (Alpine A424) a 1m10s513 
6 Estre/ Lotterer / O. Vanthoor (Porsche 963) a 1m36s873 
7 Campbell/ Christensen/ Makowiecki (Porsche 963) a 1m41s494 
8 Marciello/ Wittmann/ D.Vanthoor (BMW M Hybrid V8) a 1 volta 
9 Lapierre/ Schumacher/ Vaxiviere (Alpine A424) a 1 volta 
10 Button/ Hanson/ Rasmussen (Porsche 963) a 1 volta 
11 Jani/ Andlauer/ Tincknell (Porsche 963) a 1 volta 
12 Jensen/ Müller/ Vergne (Peugeot 9X8) a 1 volta 
13 Frijns/ Rast/ S. Van Der Linde (BMW M Hybrid V8) a 1 volta 
14 Bortolotti/ Mortara/ Kvyat (Lamborghini SC63) a 2 voltas 
16 James/ Mancinelli/ Riberas (Aston Martin Vantage) a 19 voltas 
17 Malykhin/ Sturm/ Bachler (Porsche 911 GT3 R) a 19 voltas 
18 Shahin/ Schuring/ Lietz (Porsche 911 GT3 R) a 19 voltas 
19 Cottingham/ Costa/ Saucy (McLaren 720S) a 19 voltas 
20 Leung/ Gelael/ Farfus (BMW M4) a 19 voltas 
21 Hardwick/ Robichon/ Barker (Ford Mustang) a 20 voltas 
22 Caygill/ Pino/ Sato (McLaren 720S) a 20 voltas 
23 Koizumi/ Baud/ Juncadella (Corvette Z06) a 20 voltas 
24 Robin/ Schmid/ K.van der Linde (Lexus RC F) a 20 voltas 
25 Heriau/ Mann/ Rovera (Ferrari 296 ) a 20 voltas 
26 Kimura/ Masson/ Lopez (Lexus RC F) a 21 voltas 
27 Schiavoni/ Cresssoni/ Perera (Lamborghini Huracan) a 21 voltas 
28 Bovy/ Frey/ Gatting ( Lamborghini Huracan) a 23 voltas 

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