A cor de laranja que festejou hoje foi a da McLaren, com a vitória de Lando Norris em Miami

McLaren de Lando Norris veio para Miami recheada de atualizações, e após 110 provas o britânico de Bristol conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1.

Norris tinha sido o mais rápido em duas fases da qualificação para a Sprint Race GP de Miami, mas no momento decisivo acabou errando e amargou uma nona posição de largada. Ontem na qualificação para o GP, a McLaren mostrava que seguia muito rápida, e no Q3 chegou a tentar os pneus médios, voltando para os macios na volta definitiva, e largou na quinta posição, a 0s353 do pole.

Na largada a temperatura era de 46ºC na pista, e Lewis Hamilton (Mercedes) partindo da oitava posição havia optado pelos pneus duros, e Valtteri Bottas com seu Stake-Sauber calçava seu carro com pneus macios, todos os demais adotaram os médios. Quando as luzes se apagaram Verstappen partiu muito bem.

Charles Leclerc (Ferrari) partiu mal, e Sergio Pérez (Red Bull) viu a chance de superar Leclerc e Carlos Sainz com a outra Ferrari. No entanto o mexicano travou na freada, quase acertando Sainz.  Oscar Piastri (McLaren), aproveitou-se da situação, e se postou em terceiro, atrás de Leclerc, e à frente de Sainz. 

Hamilton com pneus duros não conseguia superar Nico Hülkenberg (Haas), e viu o ataque de Yuki Tsunoda (Racing Bulls). Na segunda volta a direção de prova liberou o uso do DRS, e Verstappen já tinha aberto 1s6 de vantagem sobre Leclerc, com Piastri a menos de 0s5 do monegasco. 

Na quarta volta Piastri com o uso do DRS supera Leclerc no final da reta, e pula para a segunda posição. Na oitava volta Hamilton finalmente conseguiu atacar com sucesso Hülkenberg para ganhar a posição, mas na volta seguinte errou o ponto de frenagem, permitindo ao alemão recuperar a sétima posição. 

Na décima volta Hamilton volta a superar Hülkenberg, que vinha fazendo ótima corrida, e segurando atrás de si George Russell, Tsunoda, Lance Stroll (Aston Martin) e Pierre Gasly (Alpine). Hülkenberg e Esteban Ocon (Alpine) pararam no final da 12ª volta, fazendo sua primeira parada.

Sainz sentindo que está com ritmo melhor do que Leclerc, pede instruções via rádio, se deve atacar o companheiro de equipe.  Verstappen liderava e já abria 3s0 sobre Piastri, que era ameaçado por Leclerc e Sainz. 

Na volta 17 a Red Bull chamou Pérez para sua parada, e colocou pneus duros. Leclerc faz sua parada duas voltas depois. Derrepente surge na pista um pedaço de um balizador da chicane, que havia sido atingido pela Red Bull de Verstappen.

A direção de prova opta pelo safety car virtual, e os fiscais rapidamente retiram os detritos da pista; Ocon, Fernando Alonso  (Aston Martin) e Kevin Magnussen (Haas) foram os únicos que conseguiram parar com o vsc. Verstappen para na volta 23, e com isso Oscar Piastri pula para liderança.

Os dez primeiros eram nesse momento: Piastri, Sainz, Norris, Verstappen, Leclerc, Hamilton, Russell, Tsunoda, Pérez e Zhou. A parada de Piastri e Sainz se deu na volta 27, e na volta seguinte Kevin Magnussen tenta superar Logan Sargeant (Williams) na curva 3.

Na sequência Sargeant toca a roda traseira esquerda na dianteira direita de Magnussen, e bate no muro. Safety Car na pista, e isso permite Norris parar sem perder tempo.

A direção de prova inclusive solta o Safety na hora errada, e assim todos são autorizados a passar o carro de segurança, até Norris entrar atrás do mesmo. Na relargada Norris escapa de Verstappen, e rapidamente abre mais de um segundo, impedindo do holandês fazer o uso do DRS.  

Verstappen reclama de seu carro e declara no rádio que está tendo dificuldade em fazer curvas corretamente; Norris vai abrindo vantagem. A batalha entre Sainz e Piastri levanta o público, com o espanhol quase superando o australiano. Sainz reclama que foi forçado para fora da pista, e pede que mandem Piastri entregar a posição.

Os comissários após avaliar a situação, entendem que foi um lance normal de prova. Na volta 41 Sainz ataca novamente Piastri, tocam rodas, e finalmente ganha a posição.

Piastri em seguida é facilmente ultrapassado por Pérez e Hamilton, e vai aos boxes com o bico do seu McLaren danificado, voltando na última colocação. Faltando 15 voltas para o final os dez primeiros eram:  Norris com 3s5 de vantagem sobre Verstappen, que tinha 6s0 sobre Leclerc, com Sainz dez segundos atrás, e depois vinham Pérez, Hamilton, Tsunoda, Russell, Ocon e Alonso.

Alonso e Ocon passaram a disputar alucinadamente pela décima posição, com o piloto da Alpine resistindo de todas as maneiras, aos ataques do seu ex-campanheiro de equipe.  Piastri faz a melhor volta da corrida, e a equipe via rádio pede para ele não entrar em disputas desnecessárias, já que não precisavam de um safety car, uma vez que Norris liderava com quase sete segundos de vantagem sobre Verstappen.

No final Norris cruza a linha de chegada com 7s612 de vantagem sobre a até então imbatível dupla Verstappen/ Red Bull. Charles Leclerc completa o pódio. Em quarto terminou Pérez com Hamilton tentando se aproximar para lhe roubar a posição. Sexta posição para Tsunoda, seguido por Russell e Alonso. Esteban Ocon acabou perdendo a posição para Alonso, mas conquistou o primeiro ponto da temporada para Alpine.

No Campeonato Verstappen lidera com 136 pontos, 35 a mais que Sergio Pérez. Charles Leclerc é o terceiro na tabela com 98 pontos. Nos Construtores 237 pontos para Red Bull, seguida pela Ferrari com 189, e com a McLaren em terceiro agora com 124 pontos. A próxima etapa do Campeonato será o GP da Emilia Romagna (Imola) no dia 19 de maio.

Resultado do GP do Japão
1 Lando Norris (McLaren MCL38 - Mercedes) - 57 voltas em 1h30m49s876
2 Max Verstappen (Red Bull RB20 - Honda) - 7s612

3 Charles Leclerc (Ferrari SF-24) - 9s920
4 Carlos Sainz (Ferrari SF-24) - 11s407
5 Sergio Perez  (Red Bull RB20 - Honda) - 1s650

6 Lewis Hamilton (Mercedes W15) - 16s585
7 Yuki Tsunoda (Racing Bulls VCARB1 - Honda) - 26s185
8 George Russell (Mercedes W15) - 34s789
9 Fernando Alonso  (Aston Martin AMR24 - Mercedes) - 37s107

10 Esteban Ocon(Alpine A524 - Renault) - 39s746
11 Nico Hulkenberg  (Haas VF24 - Ferrari) - 40s789
12 Pierre Gasly (Alpine A524 - Renault) - 44s958
13 Oscar Piastri (McLaren MCL38 - Mercedes) - 49s756
14 Guanyu Zhou (Stake/Sauber C4 - Ferrari) - 49s979

15 Daniel Ricciardo (Racing Bulls VCARB1 - Honda) - 50s956
16 Valtteri Bottas (Stake/Sauber C44 - Ferrari) - 52s356
17 Lance Stroll  (Aston Martin AMR24 - Mercedes) - 55s173

18 Kevin Magnussen  (Haas VF24 - Ferrari) - 1m04s683
19 Alexander Albon (Williams FW46 - Mercedes - 1m16s091

Classificação dos pilotos
1 Verstappen, 136 pontos
2 Perez, 101
3 Leclerc, 98
4 Sainz, 85
5 Norris. 83
6 Piastri, 41
7 Russell, 37
8 Alonso, 33

9 Hamilton, 27
10 Tsunoda, 14
11 Stroll, 9

12 Bearman, 6
12 Hülkenberg, 6
14 Ricciardo, 5
15 Magnussen, 1

15 Ocon, 1

Campeonato de Cosntrutores
1 Red Bull-Honda, 237 pontos
2 Ferrari. 189
3 McLaren - Mercedes, 124
4 Mercedes, 64
5 Aston Martin - Mercedes, 42
6 Racing Bulls - Honda, 19
7 Haas - Ferrari, 7
8 Alpine - Renault, 1
9 Williams - Merces, 0

10 Sauber - Ferrari, 0

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