O holandês da Red Bull conquistou a pole para o GP de Miami, com a dupla da Ferrari (Charles Leclerc e Carlos Sainz) próximos
Até o momento são seis classificações para GPs nesta temporada, e em todas elas o holandês Max Verstappen ocupou o lugar de honra no grid de largada. Nesta conta não entra as poles em Sprint Race, mas se entrassem o número subiria para sete, já que hoje ele largou na pole, e venceu.
Em vitórias este ano já são seis, tendo perdido somente o GP da Austrália quando seu carro quebrou. No restante triunfos no Bahrain, Arábia Saudita, Japão, China e as duas vitórias nas Sprint de China e Miami. O holandês vai pavimentando seu caminho para o tetracampeonato.
Esta tarde no treino de qualificação para prova do domingo, Verstappen garantiu a pole com o tempo da primeira volta Q3 com o tempo de 1m27s241. Na segunda tentativa ninguém conseguiu superar sua marca, embora Charles Leclerc tenha ficado a somente 0s141. A outra Ferrari de Carlos Sainz, veio logo atrás, à 0s214 do tempo do holandês.
Leclerc disse que estava no limite, mas está otimista para corrida. O calor fazia os pneus macios degradarem rapidamente, e foi muito complicado aos pilotos encontrar o momento ideal para acelerar, sem fazer os pneus ultrapassarem a temperatura ideal, fato inclusive reconhecido por Verstappen. O mexicano Sergio Pérez, foi o único dos quatro primeiros que conseguiu melhorar seu tempo na segunda tentativa, tendo virado 0s3 mais rápido.
Lando Norris (McLaren) até tentou usar os pneus médios no Q3, mas voltou ao macio, e com isso fez o quinto tempo, abrindo a terceira fila do grid, que terá ao seu lado seu companheiro de equipe, Oscar Piastri. A Mercedes não dispunha mais de pneus macios novos para o Q3, e George Russell e Lewis Hamilton voltaram calçados com pneus usados, e vão largar respectivamente em sétimo e oitavo.
Destaque mais um vez para o ótimo trabalho de Nico Hülkenberg na Haas. O alemão, já contratado pela Audi, levou novamente o carro da equipe norte-americana ao Q3, e vai largar em nono, com Yuki Tsunoda (Racing Bulls) fechando o top ten.
Lance Stroll não conseguiu avançar para o Q3, mas como consolo bateu novamente seu companheiro de equipe Fernando Alonso, que havia diminuido o valor da qualificação para a Sprint Race. Stroll vai largar em 11º, enquanto Alonso não conseguiu nada melhor que um 15º tempo com sua Aston Martin. As duas Alpine mostraram uma melhoria, e tanto Pierre Gasly, quanto Esteban Ocon, saíram do Q1, e embora temnham caído no Q2, vão largar em 12º e 13º.
A grande decepção nesta qualificação veio por parte de Daniel Ricciardo. O australiano horas atrás havia obtido uma espetacular quarta colocação na Sprint Race, mas no qualify desta tarde, na hora da sua volta lançada o carro não apresentou o grip necessário no eixo traseiro, com Ricciardo escapando por pouco de bater no muro, e acabou eliminado ainda no Q1.
Ricciardo ainda tem uma penalidade sofrida no GP da China de três posições a pagar, e irá largar amanhã da última posição. O GP de Miami acontece neste domingo à partir das 17:00 com transmissão ao vivo pela F1 TV e Band.