Em corrida extremamente estratégia a vitória foi de Norris, que fez prova impecável

Verstappen apostou em bandeira vermelha até o final, mas acabou em quarto

A 82ª edição do Gp de Mônaco foi vencido pelo britânico Lando Norris (McLaren), que venceu pela segunda vez na temporada, a sua sexta na carreilra, após resistir com muito sangue frio as investidas de Charles Leclerc (Ferrari) nas voltas finais da prova. Norris controlou com maestria e determinação desde o príncipio, não permitindo Leclerc lhe roubar a ponta na largada, e curiosamente, quatro das conquistas do piloto da formação de Woking ocorreram em circuitos de rua: Miami e Cingapura 2024, Melbourne e Monte Carlo 2025.

Após a largada perfieta Norris se manteve a frente de Leclerc, com Oscar Piastri (McLaren) em terceiro, seguido por: Max Verstappen (Red Bull), Isack Hadjar (Racing Bull), Fernando Alonso  (Aston Martin), Lewis Hamilton (Ferrari), Esteban Ocon (Haas), Liam Lawson (Racing Bull) e Alex Albon (Williams). Com todos contornando sem problemas a curva St. Devote, parecia que a primeira volta ocorreria sem problemas, mas o brasileiro Gabriel Bortoleto (Sauber) ultrapassou por fora Kimi Antonelli (Mercedes) na curva Loews, pulando para 12º.

Antonelli respondeu na curva Portier; e Bortoleto acabou freando na sujeira, e bateu no guard-rail, causando safety-car virtual. O piloto da Sauber reclamou que Kimi não lhe deixou espaço, mas os comissários não entenderam a manobra como ilegal. Oliver Bearman (Haas), Bortoleto e Yuki Tsunoda (Sauber) foram aos boxes e montaram os pneus duros, Pierre Gasly equipou seu Alpine com pneus médios

A relargada aconteceu na quarta volta, e na oitava passagem foi a vez de Pierre Gasly frear tarde na chicane do porto, e atingir a roda traseira direita de Tsunoda. Os piloto estavam rodando com ritmo alto, em estratégia de economizar pneus, e a frenagem surpreendeu o francês, que na manobra teve arrancando o semieixo dianteiro esquerdo do seu Alpine.

Bandeiras amarelas foram agitadas embora Gasly tenha levado seu carro aos boxes em três rodas. Norris seguia liderando, com Leclerc em segundo, e Verstappen buscava superar Piastri de todas maneiras. 

Na volta 14 Franco Colapinto (Alpine) e Nico Hülkenberg (Sauber) paravam nos boxes, com o argentino colocando pneus médios no seu carro, e o alemão da Sauber pneus duros. As diferentes estratégias de pneus para as duas paradas obrigatórias, já mostravam que iriam ser decisivas. A Racing Bulls mostra que foi quem melhor entendeu a oportunidade, com Lawson andando em ritmo lento, permitindo Hadjar abrir vantagem suficiente para parar e voltar ainda em oitavo.

Depois da primeira rodada de pits entre os líderes, os dez primeiros eram: Norris com 2s5 de vantagem sobre Leclerc, com Piastri mais atrás a 5s6, Verstappen com 8s3, e depois vinham Alonso, Hamilton, Ocon, Hadjar, Lawson e Albon. 

Hamilton pararia na volta 19 e calçaria seu Ferrari com pneus duros. Norris faria sua parada na volta seguinte e a liderança iria para as mãos de Leclerc. A Racing Bulls seguia com a mesma estratégia e Hadjar faria nova parada na volta 21, e com pneus duros não precisaria mais parar, e graças ao excelente trabalho de equipe de Lawson não perdeu a posição.

Na volta 23 Leclerc fazia a parada, e Verstappen assumia a liderança. Norris era segundo, seguido por Leclerc, com Piastri em quarto e Hamilton em quinto.As Mercedes vinham bloqueadas por Albon e  Sainz, que logo imitaram a estratégia da Racing Bulls.

Na volta 29 Verstappen fazia sua primeira parada e voltava a pista na quarta posição. As McLarens adotaram uma estratégia clara de trocar os pneus cedo e, com ritmo constante, controlar a corrida mesmo com grande tráfego de retardatários pelas estratégias diversas dos concorrentes.

Sainz segurando as Mercedes permitiu Albon fazer sua primeira parada na volta 33, voltando ainda em nono, com George Russell (Mercedes) completamente inconformado com os bloqueios. Cinco voltas depois a liderança era de Norris com 5s2 de vantagem para Leclerc, que levava 13s4 para Piastri e 15s5 para Verstappen.

Fernando Alonso que fazia boa prova com o Aston Martin, que tinha a presença de Adrian Newey nos boxes, foi obrigado a abandonar com problemas de motor. Irritado Russell passa Sainz cortando a chicane do porto, e diz que não devolveria a posição, e sim pagaria a punição.

Albon faz sua segunda parada, e volta ainda em nono. Os comissários punem Russell com um drive-trough, algo que o britânico não esperava. Na volta 44 Antonelli erra na chicane do porto, bate e abandona. Piastri retorna aos boxes para sua segunda parada no final da volta 48, o australiano sai com pneus duros e à frente de Hamilton.

Leclerc reagiu e entrou uma volta depois, ele saiu com pneus médios em 3º lugar. Norris pararia na volta 50, e Versttapen era novamente o líder. Verstappen permanecia na pista, sabendo que só teria chance de vencer com uma bandeira vermelha, e com isso reduz o ritmo, esperando um ataque de Leclerc a Norris, e quem sabe um incidente.

Norris pede a equipe via rádio, que Piastri encoste em Leclerc, para ajudar na disputa. Verstappen para na volta 77, e volta em quarto com folga para Hamilton que era o quinto. Norris vira a melhor volta da prova, e cruza a linha de chegada em primeiro lugar, algo que a McLaren não fazia em Mônaco desde 2008 com Jenson Button.

“Um sonho de infância se tornou realidade”. disse Norris, ao ser entrevistado exatamente por Button.

Leclerc, que venceu a prova em casa em 2024, terminou em segundo, e declarou que perdeua corrida ontem quando a McLaren fez a pole. Piastri completou o pódio, e com o resultado segue liderando o campeonato com três pontos de vantagem sobre Norris.

Verstappen foi o quarto, com quinto lugar para Hamilton. O heptacampeão na volta de desaceleração agradeceu a equipe via rádio, mas não obteve resposta. A casa de Maranello está em crise com Hamilton? 

Excepcional resultado de Isack Hadjar, o rookie mais regular neste começo de temporda, e graças a estratégia magistralmente cumprida por Liam Lawson, sétimo lugar para o neozelandês.

Bom resultado de Ocon com a Haas, e as duas Williams também com a inteligente estratégia de bloqueio, garantiu o nono lugar para Albon e o décimo para Sainz. A Mercedes saiu decepcionada com o 11º lugar de Russell, que com certeza deve ter achado a estratégia da Williams como antidesportiva.

Bortoleto apesar da batida na largada, e das três trocas de pneus, terminou em 13º. A próxima corrida acontece já no próximo fim de semana, em Barcelona, com o GP da Espanha.

Resultados do Grande Prêmio de Mônaco
1 Lando Norris (McLaren MCL39 - Mercedes) 78 voltas em 1h40min33,843s
2 Charles Leclerc (Ferrari SF25) a 3s131
3 Oscar Piastri (McLaren MCL39 - Mercedes) a 3s658
4 Max Verstappen (Red Bull RB21 - Honda) a 20s572
5 Lewis Hamilton (Ferrari SF25) a 51s387
6 Isack Hadjar (Racing Bull VCARB02 - Honda) a1 volta
7 Esteban Ocon (Haas VF25 - Ferrari) a 1 volta
8 Liam Lawson (Racing Bull VCARB02 - Honda) a1 volta
9
Alexander Albon (Williams FW47 - Mercedes) a 2 voltas
10 Carlos Sainz Jr. (Williams FW47 - Mercedes) a 2 voltas
11 George Russell (Mercedes W16) a 2 voltas
12 Oliver Bearman (Haas VF25 - Ferrari)  a 2 voltas
13 Franco Colapinto (Alpine A525 - Mecachrome) a 2 voltas
14 Gabriel Bortoleto (Sauber C49 - Ferrari) a 2 voltas
15 Lance Stroll (Aston Martin AMR25 - Mercedes) a 2 voltas
16 Nico Hülkenberg (Sauber C49 - Ferrari) a 2 voltas

Classificação do Mundial de Pilotos
1 Piastri, 161 pontos
2 Norris, 158
3 Verstappen, 136
4 Russell, 99
5 Leclerc, 79
6 Hamilton, 63
7 Antonelli, 48
8 Albon, 42
9 Ocon, 20
10 Hadjar, 15
11 Stroll, 14
12 Sainz, 12
13 Tsunoda, 9
14 Gasly, 7
15 Hülkenberg, 6
16 Bearman, 6
1 Lawson, 4

Classificação Mundial de Construtores
1 McLaren, 319 pontos
2 Mercedes, 147
3 Red Bull, 143
4 Ferrari, 142
5 Williams, 54
6 Haas, 26
7 Racing Bulls, 22
8 Aston Martin, 14
9 Alpine, 7
10 Sauber, 6

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.