Lando Norris a 0s076 do tempo de Leclerc, e Verstappen em quarto
O primeiro treino livre para o GP de Singapura no circuito de Marina Bay, foi realizado na manhã destas sexta-feira no Brasil, já tarde em Singapura. O mais rápido ao final de uma hora de ensaios foi o monegasco Charles Leclerc (Ferrari SF-24) que completou a volta em 1m31s763 pelos 5s2 km e 23 curvas.
Lando Norris (McLaren MCL38) , que ocupa a segunda colocação no campeonato de pilotos, 57 pontos atrás de Verstappen e 19 à frente de Leclerc, foi o segundo melhor a somente 0s076 do piloto da Ferrari. Carlos Sainz com a outra Ferrari fechou o top 2, com uma marca 0s189 inferior ao do companheiro.
O holandês Max Verstappen (Red Bull) ficou com a quarta marca, seguido pelo ótimo resultado dos carros da Racing Bulls, com Yuki Tsunoda em quinto e o ausraliano Daniel Ricciardo em sétimo. Entre os dois carros da "equipe B" da Red Bull surge o australiano Oscar Piastri (McLren), vencedor do último GP do Azerbaijão.
As Williams seguem mostrando grande potencial e evolução, com o anglo-tailandês Alexander Albon, colocando o Williams FW46 em oitavo, seguido por Fernando Alonso (Aston Martin AMR24) e Esteban Ocon (Alpine A524) fechando os dez mais rápidos. A destacar novamente a adaptação meteórica de Franco Colapinto (Williams), que ficou em 11º, à frente do heptacampeão Lewis Hamilton (Mercedes W15).
Na Mercedes tanto Hamilton quanto George Russell reclamaram muito do carro, que não gera aderência, e o carro escorrega muito nas saídas de curva. Russell inclusive foi somente o 16º na sessão. Sergio Pérez que teve um desempenho muito bom em Baku, até o acidente com Sainz, hoje não foi bem, terminou em 14º.
Rumores no paddock dão conta que essa pode ser a última apresentação de Ricciardo na Racing Bulls, independente do seu resultado, e que Liam Lawsn pode ocupar sua vaga já na próxima etapa. Mais uma vez a Red Bull mostra que segue sem rumo, agora não somente no gerenciamento dos pilotos, como também no desenvolvimento dos carros.
Os mesmo rumores dão conta que Verstappen já teria um pré-contrato assinado com a Mercedes, agora seria para 2026, ou Kimi Antonelli pode ser surpreendido e virar piloto de testes?