GP do Canadá - Nova superfície de pista em Montreal

A Fórmula 1 retorna à América do Norte após duas etapas europeias em Ímola e Mônaco. Portanto, o GP do Canadá significa uma mudança de continente, mas é um caso de status quo no que diz respeito à escolha dos compostos de pneus para a nona etapa da temporada, porque a corrida em Montreal será a terceira consecutiva a trazer os três compostos mais macios da gama de 2024, nomeadamente o C3 como Duro, o C4 como Médio e o C5 como Macio, e também a segunda aparição consecutiva do trio na pista canadense, um circuito semipermanente construído na ilha artificial de Notre-Dame, originalmente criada para a Expo '67.

A pista de 4,361 quilômetros é nomeada em homenagem a Gilles Villeneuve, tem seis curvas à esquerda e oito para a direita e tem uma das velocidades médias mais baixas da temporada. A estabilidade nas frenagens e a tração na saída das chicanes e curvas mais lentas, que incluem o gancho que leva a uma reta muito longa, são as chaves para ser competitivo, tal como um carro que pode mudar de direção rapidamente. Ao contrário da parada anterior do calendário em Mônaco, aqui é possível ultrapassar, especialmente no final da reta que leva à chicane final, cuja saída apresenta o "Muro dos Campeões", assim chamado em homenagem a três campeões mundiais, Damon Hill, Michael Schumacher e Jacques Villeneuve, que terminaram suas corridas ali em 1999, batendo na parede do lado de fora da curva.

Toda a pista foi recapeada para este ano e as zebras foram substituídas. No papel, as características de baixa abrasividade e, portanto, aderência reduzida devem permanecer as mesmas, mas as indicações reais terão de esperar até que os engenheiros da Pirelli realizem os primeiros testes de medição na quarta-feira. Durante a maior parte do ano, a pista é usada apenas por pessoas a pé ou ciclistas e, portanto, os tempos das voltas geralmente caem significativamente à medida que os carros depositam borracha na superfície. A granulação também pode ocorrer, especialmente na sexta-feira e particularmente com os compostos mais macios. Os pneus estão sujeitos a forças laterais muito baixas, embora as longitudinais sejam maiores, mas, no geral, Montreal é uma das pistas menos exigentes da temporada com os pneus.

Embora não estejamos olhando para os níveis de proximidade de Mônaco, aqui em Montreal, marcar um tempo rápido na classificação envolve chegar muito perto das barreiras e dos muros, fazendo o melhor uso da zebra enquanto isso, então também é importante que o piloto faça o maior número de voltas possível para ganhar confiança. Obviamente, o menor erro é severamente punido. Esse é especialmente o caso na chicane da curva 4/5, onde a antiga área de escape de asfalto foi substituída por grama.

Na corrida do ano passado, todos os três compostos secos entraram no jogo com uma mistura de estratégias com alguns pilotos, incluindo os três que terminaram no pódio, fazendo duas paradas, enquanto outros pararam apenas uma vez, tentando prolongar o stint inicial o máximo possível. É preciso levar em consideração que o Safety Car é um visitante frequente e que um primeiro stint mais longo oferece, portanto, a melhor chance de minimizar o tempo perdido na troca de pneus.

O clima, sempre muito variável em junho, geralmente desempenha um papel importante no evento de Quebec. Um dia frio, chuvoso e com ventos pode ser seguido de sol e calor, mas as temperaturas podem até variar consideravelmente no espaço de um dia.

O GP do Canadá apareceu pela primeira vez no calendário do Campeonato Mundial de Fórmula 1 em 1967 e três circuitos o receberam. Além do local atual, a corrida foi realizada oito vezes em Mosport, em Ontário, e duas vezes em Mont-Tremblant, também em Quebec, quase 150 quilômetros ao norte de Montreal. Foram 52 edições e os pilotos de maior sucesso são Michael Schumacher e Lewis Hamilton, que venceram sete vezes e também dividem a liderança em poles com seis cada. A McLaren domina entre os construtores, com 13 vitórias e 11 poles, enquanto a Ferrari tem o maior número (37) de pódios.

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