Barnard o gênio da inovação
Em meados de 1975, um jovem britânico chamado John Barnard, havai renunciado a chefiar a equipe de engenharia da McLaren, e aceitou trabalhar para equipe Parnelli. A Parnelli vinha de uma fracassada empreitada na F1, com o Vel"s Parnelli Jones Racing, equipe pela qual competiu o italo-americano Mario Andretti em 1974, 1975 e 1976,
Nestes 3 anos os melhores resultados da equipe norte-americana foram: um quarto lugar em Anderstorp (Suécia) em 1975, um quinto em Paul Ricard (França) também em 1975, e um sexto em Kyalami (África do Sul) em 1976.
Barnard então convenceu o famoso Rufus Parnelli Jones, a reciclar os inúmeros motores Cosworth DFV 3.0 litros do time, e encamisá-los para ter um deslocameto volumétrico de 2.65 litros, para disputar o Campeonato da USAC. Além disso equipar estes propulsores com um turbocompressor, muito embora o regulamento Indy não permitisse o uso de intercooler.
Até aquele momento a Indy era totalmente dominada pelos motores Offenhauser, que reinava nos ovais desde 1968, com seu modelo Offy 4 cilindros turboalimentado, embora para corridas nos autódromos as equipes removiam o Offy e colocavam um Ford V8 aspirado com duplo comando de válvulas, e deslocamento de 4,2 litros.
Quando nos anos 70 a Indy se concentrou apenas em corridas ovais, o Offy turbo impôs sua lei, embora Barnard tenha intuído uma possibilidade de acabar com essa "ditadura". Barnard convenceu R. P Jones a adaptar os Cosworth V8 de F1, e mesmo tendo nos primeiros meses de tentativas terminando quase sempre em calamitosas explosões, no final de 1976 Jones e Barnard já tinham um desenvolvimento viável e eficaz.
A "casa matriz" (Coswworth) na Inglaterra se opunha completamente a essa experiência, então batizada de Cosworth DFX. A oposição acabou sendo curta, já que o novo Cosworth turbo batizado DFX deu a "Ford" uma supremacia total de DEZ ANOS na USAC Champ/Cart.
Claro que acabou ficando com o louros da vitória foi a Cosworth, em uma manobra mais se assemelhando a dos famosos corsários do século XVIII, simplesmente copiaram o modelo desenvolvido por Parnelli Jones e seus sócios. Parnelli havia investido toneladas de dólares para obter um motor viável, e com a cópia a Cosworth estabeleceu uma filial nos EUA para vender centenas de motores DFX às equipes do agora chamado Champ/CART.
O outrora imbatível Offy Turbo passou para os museus, e o DFX tornou-se o programa mais rentável de Cosworth, ainda mais do que o mítico Cosworth DFV da Fórmula 1. No entanto John Barnard havia deixado a sua marca de genialidade, para em seguida criar outro ícone do automobilismo, o Chaparral 2K, antes de retornar a F1 em 1980 dando início ao mítico chassis McLaren MP4.