Ferrari continuará sendo fornecedora das unidades de potência da equipe norte-americana
A Haas anunciou uma parceria técnica com a Toyota. A equipe norte-americana com sede em Kannapolis, receberá o auxílio técnico da Toyota Gazoo Racing, divisão de competição e desenvolvimento da montadora nipônica, no campo do design, com a Haas em troca oferecendo a Toyota conhecimento técnico;
A Toyota Gazoo Racing atualmente compete no Campeonato Mundial de Endurance e no Campeonato Mundial de Rally, e está afastada da Fórmula 1 desde de 2009, quando encerrou o seu projeto com equipe própria. A aproximação entre Haas e Toyota já vinha sendo vista desde a metade do ano, com o diretor da Haas, Ayao Komatsu, visitando a equipe japonesa nas 24 Horas de Le Mans.
Ayao já vinha trabalhando em parceria com a Toyota Gazoo Racing, e segundo ele, a Ferrari, que é o atual fornecedor das unidades de potência da Haas não se opuseram a este acordo, lembrando que Toyota e Ferrari competem diretamente no WEC.
“Estou muito animado que a MoneyGram Haas F1 Team e a Toyota Gazoo Racing se uniram para entrar nessa parceria técnica”, disse Komatsu. “Ter um líder mundial no setor automotivo apoiando e trabalhando ao lado de nossa organização, enquanto busca desenvolver e acelerar sua própria expertise técnica e de engenharia – é simplesmente uma parceria com benefícios óbvios para ambos os lados.
“A capacidade de aproveitar os recursos e a base de conhecimento disponíveis na Toyota Gazoo Racing, ao mesmo tempo em que nos beneficiamos de seus processos técnicos e de fabricação, será fundamental para nosso próprio desenvolvimento e nosso claro desejo de aumentar ainda mais nossa competitividade na Fórmula 1. Em troca, oferecemos uma plataforma para a Toyota Gazoo Racing utilizar totalmente e, posteriormente, avançar suas capacidades de engenharia interna.
A Haas continuará a ter uma parceria técnica com a Ferrari, tendo estendido o acordo até o final da temporada de 2028 em julho. A própria Toyota descartou mais cedo, que tenha a intenção de fornecer unidades de potência à Fórmula 1 no futuro.
“Estou naturalmente satisfeito por termos tido o apoio de empresas como a Fórmula 1 e nossa parceira de longa data, a Scuderia Ferrari – com quem anunciamos nossa continuação no início da temporada, na formação desta nova parceria técnica – projetada para alcançar sucesso contínuo em nossos esforços na Fórmula 1.
“Junto com Gene Haas, eu gostaria de agradecer especificamente a Stefano Domenicali e Fred Vasseur nessa frente, e com a Toyota, eu gostaria de agradecer a Akio Toyoda (Presidente – Toyota Motor Corporation), Tomoya Takahashi (Presidente – Gazoo Racing Company) e Masaya Kaji (Gerente de Projeto – Gazoo Racing Company). Todos na MoneyGram Haas F1 Team estão ansiosos pelos resultados colaborativos desse novo relacionamento, mal podemos esperar para começar e realizar nossas ambições combinadas.”
A marca Toyota Gazoo Racing aparecerá nos carros Haas a partir do próximo Grande Prêmio dos Estados Unidos em diante, representando o que a equipe descreve como um “novo e dinâmico relacionamento colaborativo”. Conforme a parceria começa, Takahashi diz que haverá um impacto na maneira como a Toyota pode desenvolver seu pessoal também.