Em qualquer discussão sobre Fórmula 1, são sempre os pilotos que são tratados como heróis, e com razão, pois correm a mais de 300 km/h, reclinados em um cockpit feito sob medida espremido em uma concha de fibra de carbono, com uma Unidade de Potência de 1000 cavalos e uma célula com pouco mais de 100 litros de combustível logo atrás deles. Embora seja verdade que o nível mais alto do motorsport é muito mais seguro do que antes, mesmo em comparação com o passado bem recente, isso não diminui em nada a natureza heroica do papel do piloto.
Então, a Pirelli escolheu ilustrar esse fato tendo um herói bastante incomum no pódio, na forma do troféu oferecido aos três primeiros colocados no GP PIRELLI DOS ESTADOS UNIDOS DE FÓRMULA 1 2024 e que atende pelo nome de Heroo! O Heroo não é a única novidade que a Pirelli está trazendo para Austin.
Como já foi o caso em Miami, Montreal, Silverstone e Monza, haverá uma edição especial de Austin do Boné de Pódio. O boné deste fim de semana é feito de jeans, que foi utilizado pela primeira vez para fazer roupas de trabalho, especialmente calças, desde a década de 1930. Agora, eles estão praticamente em uso diário, popularizados por estrelas de cinema como Marlon Brando e James Dean, que lhes deram significado cultural como um símbolo de liberdade e rebelião.
Assim como os outros bonés de edição especial, os Austin Podium Caps também estarão à venda em https://afbmotorsport.com/en/
O GP dos Estados Unidos deste ano, a primeira etapa de uma tripla rodada totalmente americana, também vê mudanças na pista do COTA (Circuito das Américas), pois grande parte dela foi recapeada, completando o trabalho iniciado há dois anos. Isso inclui as seções entre as curvas 9 e 12, 16 e 3, que, portanto, incluem duas retas mais longas onde o DRS pode ser utilizado. A abrasividade da pista pode, portanto, ter mudado desde o ano passado, considerando que uma nova camada de asfalto é geralmente mais lisa do que uma superfície de pista antiga. Isso aumenta a importância de adquirir o máximo de dados possível durante a única hora de treino livre, no início da tarde de sexta-feira, com o formato Sprint retornando para o fim de semana de Austin.
Outras mudanças incluem o uso de cascalho falso para as áreas de escape em algumas curvas, como já visto em outras pistas, como Zandvoort, por exemplo. Isso foi feito para aliviar a controvérsia que pode surgir sobre exceder os limites da pista, sem o problema de cascalho real ser lançado à pista. A nova superfície também deve ter lidado com o problema dos pequenos solavancos que se desenvolveram na linha de corrida em alguns pontos ao longo dos anos, o que dificultou a vida dos pilotos e atrapalhou o manuseio do carro.
Os compostos para clima seco escolhidos são os mesmos utilizados nas duas últimas edições da etapa de Austin, ou seja, o C2 como Duro, o C3 como Médio e o C4 como Macio. O COTA realmente tem um pouco de tudo, em parte porque a pista projetada por Hermann Tilke se inspira em algumas das pistas mais exigentes e amadas, como Silverstone e Suzuka (curvas 3 a 6), Hockenheim (uma espécie de Motodrom de 12 a 15) e a seção de 16 a 18, que remete à curva 8 sem fim no Otopark de Istambul.
No entanto, a característica marcante de Austin é a subida íngreme da linha de largada para a primeira curva, que é muito larga e, portanto, vê os pilotos tomando uma variedade de traçados por ela, o que sempre proporciona uma vista espetacular.
Em termos de forças exercidas sobre os pneus, as cargas no COTA são distribuídas de forma bastante uniforme entre os eixos dianteiro e traseiro e são mais laterais do que verticais. Normalmente, a degradação é térmica e, portanto, está ligada à temperatura ambiente, que no Texas em outubro pode variar consideravelmente de um dia para o outro. Em termos de estratégia, será necessário esperar para ver como isso pode ser afetado pela nova superfície, tendo em mente que a Sprint de sábado deve fornecer muitos dados úteis.
Na corrida curta do ano passado, o Médio foi o escolhido pela maioria dos pilotos, embora alguns tenham arriscado usar o Macio, que só foi utilizado nas etapas finais do GP do dia seguinte, na tentativa de garantir o ponto adicional por marcar a volta mais rápida da corrida. Normalmente, a estratégia de duas paradas sempre foi mais rápida aqui, especialmente porque apenas uma parada envolve um gerenciamento cuidadoso da degradação, em detrimento óbvio do desempenho. Em 2023, o composto mais utilizado foi o C3, que foi mais eficaz do que o C2 e agora será interessante ver se o novo asfalto pode trazer o Duro de volta ao jogo.
Austin é a segunda de três corridas desta temporada nos EUA, seguindo Miami e precedendo Las Vegas. Parece que a Fórmula 1 finalmente encontrou seu caminho para o espírito dos fãs estadunidenses, mesmo que tenha havido três corridas em 1983, em Long Beach, Detroit e Las Vegas. Na verdade, os EUA estão em quarto lugar na lista de países que sediaram mais corridas, com 77, embora isso inclua 11 corridas das 500 Milhas de Indianápolis que contaram para o Campeonato Mundial de Pilltos de 1950 a 1960.
Liderando esta lista estão a Grã-Bretanha e a Alemanha com 79 cada e a Itália com 107. Já houve 11 locais para o GP dos EUA: Austin (11), Dallas (1), Detroit (7), Indianápolis (19), Las Vegas (3), Long Beach (8), Miami (3), Phoenix (3), Riverside (1), Sebring (1) e Watkins Glen (20). Uma estatística incomum: os dois pilotos com mais GPs dos EUA estarão na pista neste fim de semana, já que Lewis Hamilton e Max Verstappen têm seis vitórias cada. Quanto às equipes, aqui também há líderes em conjunto, com Ferrari e McLaren com 13. Será que este fim de semana verá um líder isolado emergir?