Embora o TL1 tenha pouco significado para o total geral dos treinos, para Toto Wolff foi um motivo para sorrir. A equipe Mercedes finalmente colocou um dos seus pilotos no topo das folhas de tempos.
O heptacampeão Lewis Hamilton, estabeleceu na sua melhor passagem o tempo de 1m12s169, sendo 0s029 mais rápido que o australiano Oscar Piastri, e com seu companheiro de equipe, George Russel, a 0s126.
A grande icógnita é se a Mercedes irá manter o ritmo, já que o vice líder do campeonato, Charles Leclerc (Ferrari) andou a maior parte do tempo com pneus duros, e quanto calçou os médios virou o quinto melhor tempo.
Max Verstappen (Red Bull) como de costume reclamou bastante do comportamento do seu RB20, terminando esta primeira sessão com um distante 11 tempo, imediatamente a frente de Sergio Pérez com a outra Red Bull.
No entanto no qualify o holandês costuma tirar uma carta da manga. Porém Mônaco é uma pista complicada para ultrapassar, e largar na frente é sim muito importante.
A Aston Martin voltou a ter uma boa sessão de treinos, depois dos problemas de Fernando Alonso em Ímola. O asturiano ficou com o sexto tempo, e Lance Stroll veio logo atrás. Yuki Tsunoda continua fazendo uma excelente temporada, e levou seu Racing Bulls ao oitavo posto, e Daniel Ricciardo foi o nono, à frente de Carlos Sainz (Ferrari).
A sessão teve somente uma bandeira vermelha, quanto faltando pouco mais de quinze minutos para o final, o chinês Guanyu Zhou bateu na barreira de pneus da curva Sainte-Devote. Os destroços causaram a interrupção, para limpeza do traçado.
Resultado do TL1