Ferrari foi a melhor no primeiro treino livre na pista de Ímola
A primeira prova em território europeu, acontece neste final de semana no Circuito Dino e Enzo Ferrari, que sofreu diversas modificações nas suas curvas, e nas caixas de brita, para evitar as punições pelo limite de pista. O primeiro treino livre acabou com o monegasco Charles Leclerc (Ferrari SF-24) com a melhor marca. Diversos pilotos fizeram menções à Roland Ratzenberger, e Ayton Senna falecidos em 1994, inclusive o francês Pierre Gasly (Alpine) esta correndo com um capacete com as cores do piloto brasileiro.
Nesta sessão a Haas teve a presença do britânico Oliver Bearman, no lugar de Kevin Magnussen, e fez um ótimo papel. Lembrando que Bearman já substituiu Carlos Sainz este ano, inclusive pontuando. O primeiro a registrar uma volta rápida foi George Russell, que com a Mercedes virou o tempo de 1m19s704, com seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton logo atrás.
Rapidamente os tempos foram caindo, com Russell baixando a marca para 1m18s193, e depois para 1m17s909. Max Verstappen (Red Bull) reclamava muito do comportamento do carro no segundo setor, tendo saído da pista por diversas vezes. Oscar Piastri (McLaren) vinha com excelentes tempos, até parar na Acque Minerali, causando uma rápida bandeira vermelha.
Após o reinício da sessão Leclerc coloca pneus macios, e vira na primeira tentativa 1m17s438. Yuki Tsunoda colocava o Racing Bull em segundo, a somente 0s033 de Leclerc, mas logo Carlos Sainz sobe para primeiro na folha de tempos (1m17s120). Russell volta a mostrar que ao menos nesta sessão a Mercedes está muito bem, e volta ao topo com o tempo de 1m17s094.
Hamilton provavelmente iria acompanhar o ritmo de Russell, mas rodou na Acque Minerali, ao passar sobre a zebra. Leclerc desbanca todo mundo, e foi o primeiro a baixar da casa de 1m17, virando 1m16s990. Verstappen volta a tentar uma volta rápida, e novamente escapa do traçado, e termina a sessão com o quinto melhor tempo, 0s007 atrás do companheiro de escuderia, o mexicano Sergio Pérez.
Carlos Sainz foi o terceiro melhor, atrás de Russell e Leclerc. Ótima sessão de Tsunoda que foi o sexto melhor, à frente de Hamilton. As McLaren com Lando Norris e Oscar Piastri foram respectivamente oitavo e nono.
Fernando Alonso (Aston Martin) fechou o top 10. Bearman elogiado pela equipe foi o 15º. A segunda sessão de treinos livres acontece hoje à partir das 12:00 (horário de Brasília).