FIA finalmente vai se render ao óbvio?!
A Fórmula 1 sempre está evoluindo, e com isso os circuitos também foram obrigados a evoluir para se adequar as velocidades cada vez maiores da categoria. Com isso desapareceram as fence (cercas de proteção), caixas de brita, e no lugar surgiram os safety-wall, e os trechos de asfaltos em determinados pontos dos circuitos, permitindo aos pilotos em alguns casos, mesmo saindo da trajetória ideal, voltar à pista sem nenhum problema.
Claro que isso também permitiu que os pilotos começassem a extraplolar os limites, cortando caminho e com isso ganhando vantagem. Ai a solução para os comissários foi a criação dos limites de pista, e consequentemente as punições para quem ferisse esses limites.
Agora a FIA finalmente parece reconhecer que as caixas de brita ainda são mais que necessárias em certos pontos da pista, para não precisar lançar mão das punições, já que passar por estas "armadilhas", faz o piloto normalmente perder temp. Prova disto foi que na 6 Horas de Ímola, a pista italiano já ostenta este artifício.
O circuito Dino e Enzo Ferrari, que este final de semana recebe o GP da Emilia Romagna, sétima etapa da temporada 2024 da F1, tem a adição de novas caixas de brita, e o alargamento de outras antigas. A primeira mudança é na curva Piratella, um dos pontos que era dos mais monitorados nos últimos anos, principalemnte na qualificação, onde os pilotos seguidamente acabavam tendo suas voltas canceladas.
A Piratella (curva 9) teve sua área reduzida do lado direito, e aproximaram a caixa de brita. Logo à frente nas curvas 11,12 e 13, conhecida como a sequência da Acque Minerali, também foi ampliada a caixa de brita, reduzindo a área de asfalto.
Por último na Chicane Gresini ((curvas 14 e 15) simplesmente se eliminou a parte de asfalto na frente da zona de frenagem, impedindo assim que os pilotos passagem dos limite para ganhar vantagem. Para completar na saída da curva (lado direito) está a brita, e qualquer erro irá penalizar aos pilotos, muito mais que lhes dar vantagens.
Muitos irão criticar, alegando que a brita pode trazer sujeira ao traçado, e ou o carro pode ficar atolado neste ponto. Porém na 6 Horas de Ímola, as mudanças se mostraram extremamente eficientes.