Alemão deixa a Haas no final da temporada
A Audi que terá total controle da Sauber em 2026, já definiu um dos seus pilotos. Trata-se do alemão Nico Hülkenberb, que assinou um contrato de longo prazo com a estrutura de Ingosltad, já tendo validade para o próximo ano.
Hülkenberg, de 36 anos, anunciou hoje que no finla da temporada deixa a equipe Haas, e retorna a Sauber. O alemão competiu pela escuderia de Peter Sauber em 2013, e irá se reencontrar com Andreas Seidl, que esteve à frente do projeto LMP1 da Porsche, pelo qual Hülkenberg disputou e venceu as 24 Horas de Le Mans em 2015.
“A contratação de Nico é o próximo marco para o projeto de Fórmula 1 da Audi. Com sua velocidade, experiência e trabalho em equipe dedicado, ele dará uma contribuição importante para a entrada da Audi em 2026 já no próximo ano, disse Seidl.
“Desde o início houve um grande interesse mútuo em abordarmos juntos um projeto desta singularidade. Nico é uma personalidade forte, a sua determinação e vontade a nível profissional e pessoal vão ajudar-nos a progredir tanto no desenvolvimento do carro como na construção da equipe”, completou o engenheiro.
O piloto alemão nascido em Emmerich am Rhein, chegou à F1 em 2010, após conquistar o título da GP2 Series no ano anterior derrotando Vitaly Petrov e Lucas Di Grassi. No seu primeiro ano na F1, Hülkenberg defendeu a Williams, terminando a temporada em em 14º com 22 pontos.
No ano seguinte ficou sem vaga e trabalhou como piloto de testes da Force India, mudando-se para Sauber no ano seguinte, terminando a temporada em 10º. Em 2014 voltou à Force India onde ficou até 2016. De 2017 à 2019 defendeu a Renault .
Dai em diante serbiu com uma espécie de reserva de luxo, tendo substituído Sergio Pérez na Racing Point em duas oportunidades, e em outra a Lance Stroll pela mesma equipe. Logo depois em 2022 substitui Sebastian Vettel em duas provas, quando o compatriota assim como Pérez havia testado positivo para o Covid 19. Ano passado foi chamado para formar dupla com Kevin Magnussen na Haas, e detém a marca de 211 GPs, jamais ter conquistado um pódio sequer.
“A perspectiva de competir pela Audi é algo muito especial. Quando um fabricante alemão entra na Fórmula 1 com tanta determinação, é uma oportunidade única. Representar a equipa de fábrica de uma marca de automóveis com um motor fabricado na Alemanha é uma grande honra para mim”, declarou o alemão, que obteve a pole no GP de 2010.
A Audi ainda não definiu quem será o futuro companheiro de equipe de Hülkenberg, lembrando que o contrato tanto de Valterri Bottas, quando de Guanyu Zhou com a Sauber se encerra no final do ano. O nome mais citado para a vaga é o de Carlos Sainz, hoje na Ferrari.