Britânico quase fez "barba, cabelo e bigode"; Ricciardo lhe roubou a melhor volta no final
O Grande Prêmio de Cingapura, 18ª etapa da temporada 2024 da Fórmula 1, não foi uma prova que se possa dizer que foi emocionante, já que o britânico Lando Norris (McLaren) a dominou de ponta a ponta. Norris assim conquistou a terceira vitória da sua carreira, tendo no pódio ao seu lado Max Verstappen (Red Bull), e seu companheiro de escuderia, Oscar Piastri.
Já na largada Norris calou seu críticos com uma largada perfeita, sem dar nenhuma chance para o holandês Max Verstappen. Verstappen sim teve de se defender da tentativa de ataque de Lewis Hamilton (Mercedes), que havia largado com pneus macios. Esta escolha da Mercedes para Hamilton se mostraria inadequada ao decorrer da prova.
Além de Hamilton somente Daniel Ricciardo (Racing Bulls) tinha largado com os compostos macios; Kevin Magnussen (Haas), Lance Stroll (Aston Martin), Valtteri Bottas e Guanyu Zhou da Stake - Sauber largaram com os pneus duros, e todo restando do grid com os pneus médios.
Ainda na primeira volta Oscar Piastri (McLaren) ultrapassou Nico Hülkenberg (Haas) assumindo o quarto lugar. Fernando Alonso (Aston Martin), Charles Leclerc (Ferrari) e Alexander Albon (Williams) são obrigados a cortar a primeira chicane para evitar acidentes. Albon inclusive reclama com a equipe que o argentino Franco Colapinto, seu companheiro de equipe, fez um "dive-bomb", para lhe ultrapassar.
Ao final da primeira volta Norris, já abria mais de 1s7 sobre Verstappen, que tinha atrás de si: Hamilton, Russell, Piastri, Hulkenberg, Alonso Leclerc, Colapinto e Sergio Perez (Red Bull).
Na décima volta a Racing Bulls percebe o erro na estratégia com Ricciardo, e o chama para os boxes para colocar pneus médios. Na volta seguinte, Alex Albon que era o décimo quinto, também para e coloca pneus duros. Lá na frente Norris vai empilhando uma sequência interminável de melhores voltas, com mais de oito segundos de vantagem sobre Verstappen.
Carlos Sainz (Ferrari), que vinha atrás de Yuki Tsunoda (Racing Bulls) sem condições de ultrapassar, uma vez que o carro do japonês era muito rápido nas saídas de curva, é chamado aos boxes. Lewis Hamilton vai se aguentando em terceiro com os pneus macios, e faz sua parada na 18ª volta.
Na volta à pista acaba preso atrás de Kevin Magnussen, e questiona a equipe porque optaram por essa estratégia, que certamente lhe penalizará no final. Depois de 25 voltas o pessoal da frente começa a parar, e Alonso é o primeiro a fazê-lo, voltando a pista em 15º.
Hamilton retarda muito a frenagem, supera Tsunoda, mas por ter cortado caminho, é obrigado a devolver a posição. Russell, que havia sido superado por Piastri, era 4º, e faz sua parada na volta 27, voltando em oitavo lugar, exatamente à frente de Hamilton.
Charles Leclerc de pois de muito trabalho supera Hülkenberg, e passa a ocupar o 4º lugar, Na trigésima volta Verstappen vai aos boxes fazer sua troca, exatamente após Norris retrardar muito a frenagem, errar a curva e tocar de leve com a asa dianteira no muro.
Norris pararia na volta seguinte, e ainda voltaria a pista na primeira colocação, com quase seis segundos de vantagem sobre Piastri que vinha em segundo. A McLaren insistia em manter Piastri na pista, e com 38 voltas completadas, a ordem dos dez primeiros era: Norris, Piastri, Verstappen, Russell, Hamilton, Sainz, Alonso, Leclerc, Hülkenberg e Pérez.
O australiano da McLaren é chamado na volta 39 aos boxes, coloca pneus duros, mas volta agora em quinto lugar, atrás das duas Mercedes. Na Racing Bulls, Yuki Tsunoda reclama que depois da troca, o deixaram atrás de Ricciardo, e Laurent Melkis, autoriza a inversão de posições.
Na Ferrari ocorre o mesmo, com Carlos Sainz abrindo caminho para Charles Leclerc , que pula para sexto depois de livrar-se na volta anterior de Fernando Alonso. Volta 46, e Piastri que já havia superado Hamilton, consegue tomar a posição de Russell, conquistando o terceiro lugar.
Norris tinha confortáveis 25s8 de vantagem sobre Verstappen, e mais de 43 segundos sobre seu companheiro de equipe, além de deter a melhor volta, que lhe garantiria o ponto extra da melhor volta da corrida. Com pneus em condições muito melhores, Leclerc passa por Lewis Hamilton sem nenhuma dificuldade, comprovando o erro de estratégia da Mercedes.
Faltando cinco voltas para bandeira, a vantagem de Norris já era de 28 segundos. Leclerc se aproxima de Russell, e tem condições de tentar a ultrapassagem sobre o britânico, que vinha na quarta colocação. Na volta 57 Kevin Magnussen toca a roda traseira direita do seu Haas no muro, o pneu fura, e o dinamarquês se arrasta na pista rumo aos boxes.
Leclerc segue batalhando contra Russell, mas não consegue ficar em condições de superar o carro da Mercedes, uma vez que seus pneus também já estão muito desgastados. A Red Bull vai contar com a ajuda de Daniel Ricciardo, da sua equipe "B", para tirar um ponto de Norris.
Ricciardo vai aos boxis na penúltima volta, coloca pneus macios e na derradeira volta vira o tempo de 1m34s486, que muito embora não lhe daria o ponto extra, já que só é concedido se o piloto estiver entre os dez primeiro, tira um pontinho de Norris, muito importante para Verstappen neste momento do campeonato. Definitivamente se a Red Bull dispensar Ricciardo, estará cometendo um erro enorme, já que o australiano ainda tem muita velocidade, só não dispõe de um carro competitivo.
Assim Ricciardo roubou o "bigode" de um possível "barba, cabelo e bigode" de Norris. Verstappen com a segunda colocação agora lidera o campeonato com 52 pontos de vantagem para o piloto da Mclaren. Piastri completou o pódio, com Russell resistindo a Leclerc e terminou em quarto.
Hamilton terminou em sexto lugar, à frente de Carlos Sainz e Fernando Alonso. Nico Hülkenberg carregou seu carro nas costa e terminou em nono, mesmo sobre forte pressão de Sergio Pérez, que fechou o top 10. No Mundial de Construtores, a McLaren amplia sua vantagem sobre a Red Bull para 41 pontos, e a Ferrari está a 34 da segunda colocada.
A próxima etapa do Mundial será no Circuit of The Americas (Austin) no dia 20 de outubro.
Resultado do GP do Cingapura
1 Lando Norris (McLaren MCL38 - Mercedes) 62 voltas em 1h40m52s571
2 Max Verstappen (Red Bull RB20 - Honda) a 20s945
3 Oscar Piastri (McLaren MCL38 - Mercedes) a 41s823
4 George Russell (Mercedes W15) a 1m01s040
5 Charles Leclerc (Ferrari SF24) 53 a 1m02s430
6 Lewis Hamilton (Mercedes W15) a 1m25s248
7 Carlos Sainz (Ferrari SF24) 53 a 1m36s039
8 Fernando Alonso (Aston Martin AMR24 - Mercedes) a 1 volta
9 Nico Hulkenberg (Haas VF24 - Ferrari) a 1 volta
10 Sergio Pérez (Red Bull RB20 - Honda) a 1 volta
11 Franco Colapinto (Williams FW46 - Mercedes) a 1 volta
12 Yuki Tsunoda (Racing Bulls VCARB1 - Honda) a 1 volta
13 Esteban Ocon (Alpine A524 - Renault) a 1 volta
14 Lance Stroll (Aston Martin AMR24 - Mercedes) a 1 volta
15 Guanyu Zhou (Stake/ Sauber - Ferrari) a 1 volta
16 Valtteri Bottas (Stake/ Sauber - Ferrari) a 1 volta
17 Pierre Gasly (Alpine A524 - Renault) a 1 volta
18 Daniel Ricciardo (Racing Bulls VCARB1 - Honda) a 1 volta
Classificação do Mundial de Pilotos
1 Verstappen, 331 pontos
2 Norris. 279
3 Leclerc, 245
4 Piastri, 237
5 Sainz, 190
6 Hamilton, 174
7 Russell, 155
7 Perez, 144
9 Alonso, 62
10 Stroll, 24
10 Hülkenberg, 24
12 Tsunoda, 22
13 Albon, 12
13 Ricciardo, 12
15 Gasly, 8
16 Bearman, 7
17 Magnussen, 6
18 Ocon, 5
19 Colapinto, 4
3 Red Bull-Honda, 475
3 Ferrari. 441
4 Mercedes, 329
5 Aston Martin - Mercedes, 86
6 Racing Bulls - Honda, 34
7 Haas - Ferrari, 31
8 Williams - Merces, 16
9 Alpine - Renault,13
10 Sauber - Ferrari, 0