Lando Norris é pole em Singapura, Verstappen vai largar ao seu lado

Verstappen não está disposto a entregar a disputa sem luta

Muito calor e umidade em Marina Bay, com a temperatura da pista na casa dos 33ºC quando todos vão à pista para o Q1 no Qualify para o GP de Singapura.  A Ferrari com Charles Leclerc é quem primeiro estabelece a marca a ser batida, com o tempo de 1m30s896 com os pneus macios.

Assim que Lando Norris (McLaren) feche´a sua volta já toma a ponta da tabela de tempos, com uma diferença de dois décimos sobre o monegasco. Oscar Piastri também supera Leclerc, e fica imediatamente atrás de Norris.

Logo depois surgem Carlos Sainz (Ferrari) Alex Albon ((Williams) e Lewis Hamilton (Mercedes). Assim que Verstappen fecha a volta da sua primeira tentativa, ele pula para segundo, a 0s130 de Norris. Na sua segunda tentativa, Leclerc rouba a posição de Verstappen,

Hamilton e Russell com as Mercedes com comportamento inconstante, são obrigados a lançar mão de um segundo jogo de pneus macios, e o heptacampeão pula para o terceiro lugar. Piastri toma lugar de Hamilton, e a batalha é para fugir da "degola".

Carlos Sainz faz uma boa volta e fica em sexto, imediatamente atrás de Sergio Pérez, Yuki Tsunoda consegue colocar seu Racing Bull em décimo, mas Daniel Ricciardo (Racing Bull) acaba não conseguindo avançar, sendo eliminado por Esteban Ocon (Alpine).

Além de Ricciardo cairam no Q1:  lance Stroll (Aston Martin), Pierre Gasly (Alpine) e a dupla da Stake-Sauber (Guanyu Zhou e Valtteri Bottas).

Logo no começo do Q2, Verstappen marca 1m30s371, mas tem a volta deletada por exceder os limites de pistas. Lando Norris marca 1m30s007, apenas 5 milésimos mais lento que sua marca do Q1. Em segundo vem a Ferrari de Charles Leclerc, e Hamilton se coloca em terceiro.

A situação de Verstappen faltando 5 minutos era complicada, já que ele não tinha volta registrada, e teria somente uma tentativa. Na bandeirada o holandês fica com o segundo tempo, 0s040 atrás de Oscar Piastri, e 0s249 à frente de Hamilton.

Hamilton ainda seria superado no momento derradeiro por Charles Leclerc. A surpresa foi a eliminação das duas Williams, com Albon em 11º e Colapinto em 12º.  Sergio Pérez foi a decepção, já que acabou não conseguindo encaixar uma volta, e foi o 13º.

Também ficaram de fora do Q3: Kevin Magnussen (Haas) e Esteban Ocon (Alpine). Nada bom o resultado de Magnussen, uma vez que semana passada Oliver Bearman, que o substituira, quase avançou para o Q3 e foi mais rápido que Nico Hülkenberg.

Assim que começou a fase final do Qualy, Oscar Piastri foi o primeiro a registrar o tempo de referência. Verstappen em volta lançada marca 1m29s791, mas seu tempo não seria registrado, já que Carlos Sainz ao tentar abrir sua volta, roda e bate na parede de proteção.

A direção de prova interrompe o treino com bnadiera vermelha. Oito minutos depois a sessão recomeça, mas os pilotos só optam para ir para as pistas nos minutos finais. Piastri registra 1m29s593. Via rádio a Red Bull orienta Verstappen a passar os carros que iam à sua frente, para não correr o risco do treino acabar antes de ele abrir a volta rápida.

Norris fecha sua volta e marca 1m29s525, marca que não seria superada por ninguém e lhe garantiu a sua sexta pole position na carreira e a quinta na temporada.  Lewis Hamilton vira 1m29s841 e momentaneamente largaria ao lado de Norris, até Verstappen fechar a volta e tirar a posição do britânico, ficando a 0s203 do pole.

Ao lado de Hamilton estará seu companheiro de equipe, George Russell. Na terceira fila aparecem Oscar Piastri, e Nico Hülkenberg.; Fernando Alonso e Yuki Tsunoda formam aquarta fila, enquanto Leclerc excede os limites de pista, tem sua volta deletada, e irá largar em nono, com Sainz fechando o top 10.

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.