Terceira vitória no ano, e 57ª para o holandês Max Verstappen. Tsunoda soma um ponto para alegria da imensa torcida japonesa
A quarta etapa do Mundial de Fórmula 1 de 2024, disputada neste domingo no Autódromo de Suzuka, viu um verdadeiro passeio por parte do tricampeão Max Verstappen (Red Bull). O holandês conquistou a terceira vitória na temporada, e agora lidera o campeonato com 77 pontos, sete a mais que seu companheiro de equipe, Sergio Pérez, que completou a dobradinha para Red Bull.
Assim que se apagaram as luzes vermelhas, Verstappen pulou na frente, seguido por Pérez. Na terceira curva do traçado Daniel Ricciardo (Racing Bulls) para não tocar em um concorrente na sua esquerda abriu um pouco a trajetoria, e acabou tocando no Williams de Alexander Albon. Os dois acabaram se estatelando nas barreiras de proteção.
A direção acionou a bandeira vermelha, e foram necessários quase 30 minutos para reparar a barreira. Ricciardo e Albon nada sofreram, e os comissários entenderam que se tratou de um acidente de corrida, sem que nenhuma punição fosse sancionada. Nova largada foi dada, mas a primeira volta foi computada, e alguns pilotos já haviam optado por uma mudança na estratégia de pneus.
Verstappen e Pérez (Red Bull), Lando Norris (McLaren) e Carlos Sainz (Ferrari) mantiveram os médios; Fernando Alonso (Asont Martin) manteve os macios; mas Lewis Hamilton, George Russell (McLaren); Esteban Ocon, Pierre Gasly (Alpine) mudaram para os duros.
Na relargada Verstappen novamente não deu chances a Pérez, e com quatro voltas disputadas, já tinhha uma vantagem que quase um segundo sobre o mexicano. Lando Norris (McLaren) era o terceiro, seguido por: Carlos Sainz (Ferrari), Fernando Alonso (Aston Martin), Osca Piastri (McLaren), Charles Leclerc (Ferrari), Lewis Hamilton (Mercedes), George Russell (Mercedes) e Yuki Tsunoda (Racing Bulls).
Ocon via rádio pede ao engenheiro para verificar se seu carro estava ok, já que na relargada acabou se tocando com a Alpine de Pierre Gasly. Valtteri Bottas (Stake-Sauber) com os pneus macios passa com facilidade sobre a Alpine de Ocon, já que os pneus duros levam mais tempo para chegar na temperatura ideal de trabalho.
Na sexta volta Nico Hülkemberg (Haas) faz sua parada e coloca pneus duros, sendo que na volta seguinte Bottas faz o mesmo. Quem optou por manter os pneus macios logo percebeu que o abrasivo asfalto de Suzuka cobrava um alto preço, e assim na oitava volta era a vez de Guanyu Zhou (Stake-Sauber), e Yuki Tsunoda também calçarem os pneus duros.
Com dez voltas completadas Verstappen já livrava 3 segundos sobre de Pérez. O consumo dos pneus médios também se fazia notar, e na 12ª volta Norris entra nos boxes para colocar pneus duros. Na volta seguinte a McLaren chama também Piastri aos boxes.
Zhou é o terceiro a abandonar a corrida, com problema na caixa de câmbio. Na Mercedes Russell que reclamava de vibração no volante era mais rápido que Hamilton, e o heptacampeão após consultar a equipe facilita a troca de posições, com Russell subindo para o quinto lugar.
Fernando Alonso, que havia largado com pneus macios, resistiu o quanto pode com os pneus médios, e na 14ª volta foi aos boxes e colocou pneus médios em sua parada, Duas voltas depois foi a vez de Pérez e Sainz, que eram segundo e terceiro, pararem para colocar pneus médios. Essa estratégia mostrava que ambos teriam de fazer nova parada, já que haviam largado também de médios.
Verstappen parava na volta 17, e também calçou médios. Leclerc assumia a liderança da prova, enquanto Norris superava Hamilton por fora na Curva 1 e assumia a terceira posição.
Pérez havia sofrido o undercut da McLaren, mas já havia se livrado de Russell e Hamilton, e perseguia Norris. Com vinte voltas completadas os dez primeiros eram: Leclerc, Verstappen, Norris, Pérez, Russell, Sainz, Hamilton, Alonso, Piastri e Magnussen.
Verstappen sem dificuldades recuperou a ponta no começo da volta 21. Sainz que já havia superado Hamilton alcança Russell, e na volta 22 passa a ocupar a quarta posição. A Mercedes chama Russell para colocar novamente pneus duros, e Hamilton pede para trocar de estratégia, já que sem pneus era superado também por Alonso.
Hamilton para duas voltas depois, e reclama via rádio porque o fizeram voltar tão distante das disputas à frente. Na volta 26, Leclerc passou do ponto na curva Degner, e deu a chance de Pérez entrar grudado na reta dos boxes, e com DRS aberto voltar para o segundo lugar. A Ferrari chama Leclerc para troca.
Com 31 das 53 voltas disputadas os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Sainz, Alonso, Piastri, Leclerc, Norris, Russell, Hamilton e Hülkenberg; e a Ferrari informava a Leclerc que todos à sua frente teriam de fazer nova parada.
A anunciada segunda parada de Alonso, Pérezz e Piastri ocorreu na volta 34, com todos passando a colocar pneus duros. Para delírio dos fãs, Yuki Tsunoda com arrojada manobra passa por Kevin Magnussen (Haas) por fora na Curva 6, assumindo a décima colocação, O líder Verstappen, parou no final da volta 34, e novamente montou pneus duros.
Carlos Sainz era agora o líder, após a parada dos dois carros da Red Bull. O espanhol, que venceu a prova da Austrália, para três voltas depois e retorna a pista na sétima posição. Sem dificuldades Sainz passa primeiro por Hamilton.
A Mercedes chama Russell para nova parada, e desta vez o britânico volta a pista com pneus médios, com Hamilton fazendo o mesmo na volta seguinte. Na 43ª volta bandeiras amarelas exibidas no segundo setor, depois que Logan Sargeant (Williams) erra a freada na Curva Degner, e quase bate na Curva 9.
O americano é obrigado a usar a marcha à ré para voltar a pista. que Sargeant está na brita, mas o piloto americano consegue se retirar à custa de dar ré. Sainz com pneus melhores consegue superar Lando Norris, e pula para o quarto lugar.
A Ferrari avisa a Leclerc que evitasse uma batalha com Sainz, já que Norris poderia se aproveitar para lhes roubar as posições. No começo da volta 46, Leclerc tenta defender a posição no final da reta, mas Sainz o ultrapassou facilmente por fora. Mais atrás uma empolgante disputa se desenrolava entre Alonso, Piastri e Russell.
Leclerc passa a se preocupar com Norris, que se aproxima, enquanto Piastri e Norris quase se tocam na freada da da chicane Cassio Triangle. Na penúltima volta, Piastri freia tarde demais na mesma chicane e isso deu a chance que Russell precisava para assumir o sétimo posto.
No final mais uma vitória para Verstappen, com Pérez em segundo a 12s535. Carlos Sainz em brilhante prova completa o pódio. Leclerc que havia largado em oitavo é o quarto, à frente de Norris.
Desta vez não houve duelo entre Alonso e Russell, com o espanhou chegando em sexto. Piastri foi o nono, seguido por Hamilton, e com Tsunoda marcado um pontinho na prova de "casa".
No campeonato Verstappen lidera com sete pontos de vantagem sobre Pérez. Leclerc é o terceiro 18 pontos atrás de Verstappen, e somente quatro à frente de Sainz, que não disputou a prova de Jeddah. Norris e Piastri completam os seis primeiros.
Nos Construtores liderança da Red Bull com 141 pontos, contra 120 da Ferrari. A próxima etapa da temporada será o GP da China, no próximo dia 21 de abril.
Resultado do GP do Japão
1 Max Verstappen (Red Bull RB20 - Honda) - 53 voltas em 1h54m23s566
2 Sergio Perez (Red Bull RB20 - Honda) - 12s535
3 Carlos Sainz (Ferrari SF-24) - 20s866
4 Charles Leclerc (Ferrari SF-24) - 26s522
5 Lando Norris (McLaren MCL38 - Mercedes) - 29s700
6 Fernando Alonso (Aston Martin AMR24 - Mercedes) - 44s272
7 George Russell (Mercedes W15) - 45s951
8 Oscar Piastri (McLaren MCL38 - Mercedes) - 47s525
9 Lewis Hamilton (Mercedes W15) - 48s626
10 Yuki Tsunoda (Racing Bulls VCARB1 - Honda) - 1 volta
11 Nico Hulkenberg (Haas VF24 - Ferrari) - 1 volta
12 Lance Stroll (Aston Martin AMR24 - Mercedes) - 1 volta
13 Kevin Magnussen (Haas VF24 - Ferrari) - 1 volta
14 Valtteri Bottas (Stake/Sauber C44 - Ferrari) - 1 volta
15 Esteban Ocon(Alpine A524 - Renault) - 1volta
16 Pierre Gasly (Alpine A524 - Renault) - 1 volta
17 Logan Sargeant (Williams FW46 - Mercedes - 1 volta
2 Perez, 64
3 Leclerc, 59
4 Sainz, 55
5 Norris. 37
6 Piastri, 32
7 Alonso, 24
7 Russell, 24
9 Hamilton, 10
10 Stroll, 9
11 Tsunoda, 7
12 Bearman, 6
13 Hülkenberg, 3
14 Magnussen, 1
12 Stroll, 1
1 Red Bull-Honda, 141 pontos
2 Ferrari. 120
3 McLaren - Mercedes, 69
4 Mercedes, 34
5 Aston Martin - Mercedes, 33
6 Racing Bulls - Honda, 7
7 Haas - Ferrari, 4
8 Williams - Merces, 0
9 Sauber - Ferrari, 0
10 Alpine - Renault, 0