Quarta pole no ano para o tricampeão Max Verstappen
Na madrugada deste sábado no Brasil, foi disputado o qualify para o GP do Japão, a quarta etapa do Mundial 2024 da Fórmula 1. A sessão foi disputada com temperaturas amenas, porém sem nenhuma ameaça de chuva. O primeiro a entrar na pista foi o dinamarquês Kevin Magnussen (Haas), registrando a marca de 1m31s203 com pneus macios.
Ficava claro que Magnussen teria problemas para avançar para o Q2, já que assim que Max Verstappen registra sua primeira passagem, trava os cronometros com a marca de 1m28s866. Fernando Alonso (Aston Martin) fez um ótimo tempo, e com uma marca 0s388 inferior a de Verstappen era o segundo, à frente da McLaren de Oscar Piastri.
O herói local, Yuki Tsunoda (Racing Bulls) ocupava a oitava posição provisóriamente, para alegria da torcida. As Ferrari estavam perigosamente no fundo da tabela de qualificação, e após o brilhante resultado de Melbourne, estavam correndo riscos. Charles Leclerc na sua última tentativa, subiu para quarto lugar se garantindo, assim como Carlos Sainz com a sexta posição.
As Mercedes que foram muito bem nos treinos livres apareciam com Lewis Hamilton em nono, e George Russell somente em 12º. Nos instantes finais Daniel Ricciardo conseguiu o nono lugar, e avançou para o Q2, assim como Esteban Ocon, que festejou muito o feito com a Alpine. Forma eliminados: Lance Stroll (Aston Martin), Pierre Gasly (Alpine), Kevin Magnussen (Haas), Logan Sargeant (Williams) e Guanyu Zhou (Stake-Sauber).
Assim que começou o Q2 as Red Bull imediatamente foram para pista, para não enfrentarem tráfego. Verstappen baixa ainda mais sua marca, e crava 1m28s752, com Sergio Pérez grudado no seu calcanhar à 0s012. Oscar Piastri é o terceiro melhor, a 0s4 do hollandês da Red Bull.
Na segunda tentativa novamente os Red Bull seguem na frente, e Lewis Hamilton marca a terceira marca, seguido por Lando Norris (McLaren). Carlos Sainz com sua Ferrari era o sexto, atrás de Fernando Alonso e à frente de George Russell.
No último segundo Yuki Tsunoda tira seu companheiro do Q1, com o japonês batendo Ricciardo por 0s055. Ficaram de fora: Daniel Ricciardo (Racing Bulls), Nico Hülkenberg (Haas), Valtteri Bottas (Stake-Sauber), Alexander Albon (Williams) e Esteban Ocon.
Para o Q1 Charles Leclerc iria fazer somente uma tentativa, já que havia gasto um jogo a mais de pneus macios para avançar. Assim que o box abriu Hamilton foi o primeiro a registar uma volta rápida (1m28s766), Russell era o segundo 0s242 atrás do heptacampeão, mas os dois foram logo superados por Verstappen (1m28s240).
Pérez ao completar sua volta avança para segundo, à 0s365, Não demora muito e Lando Norris toma a posição do mexicano. Quando todos entram para colocarem o segundo set de pneus, Leclerc entra na pista, e chega a registrar a melhor parcial no trecho 2, porém fecha a volta em 1m29s786.
Via rádio o monegasco diz que não sabe oque mais pode fazer, mostrando que o acerto no seu SF-24 não lhe agradou. Na segunda tentativa Pérez melhora sua marca, e retoma a segunda posição no grid (1m28s263), com Verstappen também melhorando (1m28s197), garantindo a 36ª pole na carreira, a quarta do ano, e a quinta consecutiva.
Lando Norris vai abrir a segunda fila do grid, com Carlos Sainz partindo ao seu lado. Fernando Alonso e Oscar Piastri foram respectivamente quinto e sexto, à frente de Lewis Hamilton e Leclerc.
George Russell, que pela primeira vez no ano foi superado por Hamilton, larga em nono, e Tsunoda completa os dez primeiros.