Acidente entre Pérez e Sainz prejudicou o mexicano, a Ferrari e a Red Bull
Largada perfeita de Charles Leclerc (Ferrari) impedindo o avanço de Oscar Piastri (McLaren). Carlos Sainz com a outra Ferrari também tentava surpreender Pìastri, mas ao mesmo tempo precisou se defender do mexicano Sergio Pérez, que também largara bem com a sua Red Bull.
Max Verstappen (Red Bull) superou George Russell (Mercedes), fechando a primeira volta na sexta posição. Lando Norris que havia largado da 17ª posição, começava escalar o pelotão, e ganhara três posições. Ainda no final da primeira volta Lance Stroll com pneu furado por um toque em Yuki Tsunoda (Racing Bulls),
Piastri não queria perder Leclerc de vista, e estabelece a melhor volta já na segunda passagem. Na parte de trás do pelotão surge Lewis Hamilton (Mercedes), que havia largado dos boxes. O heptacampeão havia largado com pneus duros, e encosta no grupo onde estão Pierre Tsunoda, Daniel Ricciardo (Racing Bulls) e Pierre Gasly (Alpine).
Na 11ª volta Franco Colapinto (Williams) é o primeiro a fazer a parada para troca de pneus, com Fernando Alonso (Aston Martin) fazendo o mesmo na volta seguinte; e ambos voltam com pneus duros. Max Verstappen para na volta 13 para troca, e Sergio Pérez na 14.
Ricciardo e Gasly passam sem dificuldades pela Racing Bulls de Tsunoda; com Hamilton também passando por Tsunoda, que começa a rodar lentamente, e abandona a prova na volta 14. A lateral direta do Racing Bulls de Tsunoda tem um enorme buraco causado pelo choque com Stroll.
Após 14 voltas a ordem era: Leclerc, Piastri, Sainz, Albon, Norris, Perez, Hulkenberg, Bearman, Verstappen e Ricciardo. Verstappen reclama do comportamento de seu carro, e diz que os freios não estão funcionando coretamente. Oscar Piastri faz sua parada duas voltas depois, e pelo rádio a McLaren instruia Norris para segurar o quanto fosse possível Pérez que já aparecia na quinta posição novamente depois de se livrar de Russell.
Charles Leclec parou na volta 17, e a liderança passa para as mão de Carlos Sainz, que faria parada na volta seguinte, devolvendo a ponta para o monegasco da Ferrari. A corrida mudaria na vigésima volta, quando Piastri surpreendeu Leclerc na freada da curva 1, mergulhando por dentro sem defesa para o piloto da Ferrari.
Pérez vinha em terceiro, e já bem próximo dos dois primeiros. Com 24 voltas disputadas Norris e Albon eram os únicos que ainda não haviam parado; e o britânico passou a receber a pressão de Verstappen. O holandês tentou por algumas vezes a manobra de ultrapassagem, mas com os freios não funcionando corretamente, chegou a passar reto em uma das curvas.
Leclerc não desistia de tentar retomar a ponta, e vinha sempre grudado na asa traseira do McLaren de Piastri, abria o DRS na reta, mas não conseguia completar a manobra. Norris conseguiu descolar de Verstappen, mas não conseguia superar a Williams de Albon, e a equipe preferiu lhe manter na pista, a tentar um undercut.
Albon pararia na volta 32, e Norris agora em pista livre, para andar o mais rápido que seus pneus desgastados lhe permitirem. A tarefa é até facilitada, já que Verstappen se viu as voltas com os ataques de Russell.
Norris conseguiu levar seu carro com os pneus usados até a volta 37, trocou colocou médios voltando em sétimo, logo atrás de Verstappen, que havia perdidoa posição para Russell. Com 39 voltas completas a ordem dos dez primeiros era: Piastri, Leclerc, Pérez, Sainz, Russell, Verstappen, Norris, Alonso, Albon e Hülkenberg.
Imediatamente Norris crava a melhor volta e está 12s5 atrás de Verstappen, restando então 12 voltas. O ritmo do britânico é extremo, e o chefe da Mclaren, Andrea Stella, o orienta a acelerar ao máximo, mas sem estressar os pneus traseiros.
A corrida vira um duelo entre Piastri, Leclerc e Pérez que vem com os dois adversários na alça de mira; e pouco atrás na perseguição insana de Noris a Verstappen. Faltando dez voltas Norris, já se encontra a 8s5 do holandês, e a dúvida é se seria possível passar, já que ele alcançaria a Red Bull do tricampeão sem muito esforço.
Por outro lado Piastri segue repetindo a manobra no final da reta, e impedindo Leclerc de voltar a liderança, com Pérez quase grudado na dupla. Na volta 48, Piastri consegue abrir dois segundos de Leclerc, que havia que seus pneus traseiros acabaram.
Pérez percebe a oportunidade e passa atacar a Ferrari. Norris já está na zona de DRS, e sem nenhuma disputa supera Verstappen na curva 1. Na volta seguinte Pérez sai do vácuo de Leclerc, retarda ao máximo a freada e assume o segundo lugar.
Leclerc aproveita que o mexicano ficou pelo lado de fora após retardar a freada, e retoma a posição. Carlos Sainz que vinha próximo também tenta roubar a posição do mexicano, e os dois passam a rodar lado a lado. Sainz tenta se posicionar para trancar a passagem de Pérez a caminho da curva 2, mas toca com sua roda traseira esquerda na dianteira direita do Red Bull, e os dois carros batem violentamente no muro.
Fim da corrida para Pérez e Sainz, e a direção de prova aciona o Safety Car Virtual. Verstappen havia entrado nos boxes para colocar pneus novos, e tentar amelhor volta, mas isso já não seria mais possível.
Piastri conquista sua segunda vitória da carreira, com Leclerc em segundo, e George Russell herda um inesperado terceiro lugar. Norris salva o final de semana, depois de largar em 17º e termina em quarto, à frente de Verstappen.
Fernando Alonso foi o sexto, à frente de Alex Albon. Franco Colapinto com outra sólida apresentação soma seus primeiros pontos na Fórmula 1, sendo o primeiro argentino a pontuar na categoria desde, Carlos Reutmann com o segundo lugar no GP da África do Sul de 1982.
Hamilton que largou dos boxes terminou em nono, e o britânico Oliver Bearman entra para história da F1, ao se tornar o primeiro piloto a pontuar na mesma temporada estreando por duas equipes diferentes. Bearmann pontuou na estreia pela Ferrari na Árábia Saudita, quando substituiu Carlos Sainz, e hoje substituindo Kevin Magnussen, somou mais um ponto na sua estreia com a Haas; que será sua equipe no ano que vem.
No Campeonato de Pilotos Verstappen segue liderando, mas vai vendo sua vantagem diminuir. Agora o holandês tem 313 pontos, contra 254 de Norris. Charles Leclerc é o terceiro com 235 pontos, e Piastri com a vitória tem agora 222 pontos.
No Mundial de Construtores aconteceu o esperado, a McLaren superou a Red Bull, e tem 476 pontos; vinte a mais que os comandados de Helmut Marko e Christian Horner. A Ferrari com 425 pontos também passa a ameaçar a Red Bull.
O próximo GP será no próximo final de semana, na pista de Singapura.
Resultado do GP do Azerbaijão
1 Oscar Piastri (McLaren MCL38 - Mercedes) 51 voltas em 1h32m58s007
2 Charles Leclerc (Ferrari SF24) 53 a 10s910
3 George Russell (Mercedes W15) a 31s328
4 Lando Norris (McLaren MCL38 - Mercedes) a 36s143
5 Max Verstappen (Red Bull RB20 - Honda) a 1m17s098
6 Fernando Alonso (Aston Martin AMR24 - Mercedes) a 1m25s468
7 Alexander Albon (Williams FW46 - Mercedes) a 1m27s396
8 Franco Colapinto (Williams FW46 - Mercedes) a 1m29s541
9 Lewis Hamilton (Mercedes W15) a 1m32s401
10 Oliver Bearman (Haas VF24 - Ferrari) a 1m33s127
11 Nico Hulkenberg (Haas VF24 - Ferrari) a 1m33s465
12 Pierre Gasly (Alpine A524 - Renault) a 1m47s189
13 Daniel Ricciardo (Racing Bulls VCARB1 - Honda) a 2m26s907
14 Guanyu Zhou (Stake/ Sauber - Ferrari) a 2m28s541
15 Esteban Ocon (Alpine A524 - Renault) a 1 volta
16 Valtteri Bottas (Stake/ Sauber - Ferrari) a 1 volta
1 Verstappen, 313 pontos
2 Norris. 254
3 Leclerc, 235
4 Piastri, 222
5 Sainz, 184
6 Hamilton, 166
7 Russell, 143
7 Perez, 143
9 Alonso, 58
10 Stroll, 24
11 Hülkenberg, 22
11 Tsunoda, 22
13 Albon, 12
13 Ricciardo, 12
15 Gasly, 8
16 Bearman, 7
17 Magnussen, 6
19 Colapinto, 4
1 McLaren - Mercedes, 476 pontos
3 Red Bull-Honda, 456
3 Ferrari. 425
4 Mercedes, 309
5 Aston Martin - Mercedes, 82
6 Racing Bulls - Honda, 34
7 Haas - Ferrari, 29
8 Williams - Merces, 16
9 Alpine - Renault,13
10 Sauber - Ferrari, 0