Oscar Piastri larga ao lado de Leclerc na primeira fila. Norris não passou do Q1
Assim que a sessão de qualificação se iniciou com a temperatura do asfalto marcando 38ºC, já que as nuvens que cobriam o traçado de Baku fizeram a temperatura cair um pouco, Sergio Pérez (Red Bull) era o mais veloz com o tempo de 1m43s436; seguido por Leclerc a 0s159 e Verstappen em terceiro.
Na primeira tentativa de tempos todos calçavam pneus macios, com excessão feita a Mercedes que colocou Lewis Hamilton e George Russell na pista com pneus médios. Ao fim da primeira tentativa a surpresa é a consistência da Williams, com Franco Colapinto e, terceiro no geral, atrás dos McLaren de Norris e Piastri, e à frente de Max Verstappen.
Para segunda saída e tentativa de se colocar para o Q2, Leclerc pula para primeiro com o tempo de 1m42s775, três décimos a frente de George Russell. A briga é muito grande na zona da "degola", com a alternância dos pilotos. Primeiro Daniel Ricciardo estava com o 15º tempo, melhora e pula para sétimo.
Os dois Aston Martin (Fernando Alonso e Lance Stroll), Oliver Bearman (Haas), Esteban Ocon (Alpine) eram os próximos alvos e estavam fora. Verstappen em 12º também corria sérios riscos. Albon pula para segundo, e Colapinto para terceiro, com Nico Hülkenberg logo se colocando entre as duas Williams e empurando Verstappen para zona vermelha.
Na última tentativa o holandês pula para terceiro, a 3 décimos atrás de Leclerc. Gasly também melhora, pula terceiro no lugar de Verstappen, Piastri na sequência rouba a posição de Gasly. Uma bandeira amarela na pista atrapalha Norris, que ainda erra e termina em 17º ficando fora do Q2.
Além do vice-líder do campeonato não avançam para o Q2: Ricciardo, Valtteri Bottas, Guanyu Zhou e Ocon. No Q2 os dois carros da Ferrari são os primeiros a estabelecer tempo, com Carlos Sainz à frente de Leclerc, e Alex Albon perto dos dois crrros de Maranello. George Russell parece disposto a tentar discutir um lugar entre os melhores, e vira 1m42s785, tirando a primeira posição do espanhol.
Verstappen coloca pneus novos no seu Red Bull, e rebaixa o tempo para 1m42s042, trazendo Sergio Pérez a reboque, com uma marca somente 0s221 inferior. Nos instantes finais da segunda volta rápida Leclerc se coloca entre os dois Red Bulls, com George Russell em quarto e Fernando Alonso em quinto.
Franco Colapinto segue impressionando é e o sexto melhor a bordo do Williams. Oliver Bearman (Haas) é o primeiro na zona de corte, e fica irritado consigo mesmo, já que perdeu a vaga no Q3 por 0s128 para Alex Albon.
Junto com Bearman ficaram de fora: Yuki Tsunoda, Pierre Gasly, Nico Hülkenberg e Lance Stroll. A briga para conquistar a pole prometia ser intensa, já que era bom ser o último a tentar a volta, mas o risco de uma bandeira amarela podia colocar tudo a perder.
Russell registra 1m41s962, com Hamilton meio segundo atrás. Piastri coloca a McLaren em primeiro com a marca de 1m41s827; e Leclerc supera a todos com um tempo 0s217 melhor. Verstappen é apenas o quinto.
Pérez quer sair logo para segunda tentativa, já que na primeira ficou preso atrás dos carros da Williams. Inclusive é a equipe de Woking, que acaba protagonizando um erro primário com Alex Albon. Na pressa de retornarem a pista, liberam o carro do anglo-tailandês com o refrigerador ainda peso a tomada de ar do motor.
O piloto só percebe após sair dos boxes. Na pista Hamilton melhora o seu tempo, mas não foi suficiente para melhorar sua posição. Oscar Piastri melhora o seu tempo e pula para segundo.
Carlos Sainz tem a teerceira melhor marca, e vai abrir a segunda fila do grid. Ao seu lado surge Sergio Pérez, que melhorou seu tempo na segunda tentativa, diferentemente de Verstappen que mesmo melhorando, foi superado por Pérez e Russell e vai partir da sexta posição. Ainda assim a vida para Verstappen ficou muito mais confortável, já que Norris irá largar de uma distante 17ª posição no grid.
Hamilton parte da sétima posição, com Alonso largando ao seu lado, e Franco Colapinto e Alexander Albon completam os dez primeiros do grid.