Max Verstappen conquista sua 60ª vitória na F1
O GP do Canadá foi de longe o mais animado da temporada até o momento, com diversas mudanças, inclusive na liderança. O tempo era a grande incôgnita e apimentou ainda mais as disputas.
A incerteza climática levou quase todos do grid a largarem com pneus intermediários, já que a chuva havia parada, mas havia muita água acumulado do traçado. Somente os dois pilotos da Haas (Kevin Magnussen e Nico Hülkenberg) optaram pelos pneus de chuva, apostando que a precipitação poderia voltar a qualquer momento, e assim eles levariam vantagem.
Assim que as luzes vermelhas se apagaram todos conseguiram largar sem nenhum problema, ou choque na escorregadia pista do Circuito Gilles Villeneuve, com George Russell (Mercedes) se mantendo à frente do pelotão.
Antes de completarem a primeira passagem o monegasco Charles Leclerc, corta a chicane com sua Ferrari, e acaba caindo para o meio do pelotão. Pierre Gasly (Alpine) em disputa de posição com Sergio Pérez (Red Bull) acabam se tocando, com o francês levando a pior e caindo para o 16º lugar.
As Haas calçadas com pneus de chuva estavam voando, com Magnussen fechando a primeira volta em quinto lugar, e Hülkenberg em nono; com ambos se livrando facilmente de vários carros que iam à sua frente. Com Três voltas completadas os dez primeiros eram: Russell, Verstappen, Norris, Magnussen, Piastri, Alonso, Hamilton, Hülkenberg, Ricciardo e Stroll .
Charles Leclerc reporta problemas no motor do seu carro, e Max Vertappen registrava a melhor volta. Após cinco voltas o sol começava a aparecer, e rapidamente se formava um trilho no traçado.
Aquilo que inicialmente era uma vantagem para Haas, começou a ser um problema, e a equipe norte-americana chama Magnussen para os boxes, e calça os intermediários no carro do dinamarquês.
No entanto a equipe acabou se atrapalhando, perdeu muito tempo, e acabou fazendo o piloto perder muito tempo.
Os comissários viram o carro de Daniel Ricciardo (Racing Bulls) se movimentar minimamente na largada, e com isso puniram o australiano em 5 segundos pela infração.
Hülkenberg com os pneus já desgastados segurava o pelotão. Russell seguia na ponta, com Verstappen 1s8 atrás, e Lando Norris (McLaren) a quase sete segundos do líder.
Os engenheiros alertavam seus pilotos que uma nova chuva poderia cair dentro de 20 minutos.
A pista secava cada vez mais, e a dúvida era parar e colocar slicks, ou esperar pela possível nova chuva. Verstappen já buscava as partes molhadas do traçado para refrigerar seus pneus.
Na volta 17 o holandês da Red Bull acaba errando na freada da primeira chicane, e acaba sendo superado por Lando Norris na reta principal. Logo depois o britânico já passa a incomodar o compatriota da Mercedes, que liderava.
Na volta 22 o piloto da McLaren se lança contra Russell com o auxílio do DRS, para assumir a liderança. Russell não desiste e tenta dar o troco, porém acaba errando o ponto de freada na chicane, e acaba sendo superado por Verstappen caindo para a terceira posição.
No final da volta 25 Norris já havia despachado Verstappen, e aberto uma ótima vantagem; mas Logan Sargeant (Williams) acabou tocando na zebra molhada, rodou e bateu seu carro na curva 3, causando a entrada do safety car.
Imediatamente Verstappen, Russell e Piastri entraram nos boxes e colocaram pneus intermediários. Curiosamene a McLaren havia optado por manter Norris uma volta a mais na pista.
Deste modo Verstappen acabou recuperando a liderança, com Russell em segundo, e Norris caindo para o terceiro lugar. A chuva voltou a cair, e a pista ficou bastante escorregadia.
A Ferrari havia arriscado e chamado LecLerc para colocar pneus slicks logo depois que a corrida recomeçou. Com quase metade da prova disputados os dez primeiros eram agora: Verstappen, Russell, Norris, Piastri, Hamilton, Alonso, Tsunoda, Stroll, Albon e Ocon .
Na volta 37 o sol voltou a surgir, e a aposta de pneus slick para Leclerc poderia ser um tiro certeiro para Ferrari. Gasly era chamado pela Alpine para colocar os slicks, e Norris lá na frente erra, e perde a posição para Oscar Piastri.
Na volta 43 a Ferrari chamava Leclerc novamente aos boxes, e o monegasco abandonava a prova. Hamilton vai aos boxes e calça os sliks, sendo o primeiro do quarteto da frente a fazê-lo.
Três voltas depois Verstappen e Russell imitam Hamilton, e Norris segue na pista, assumindo novamente a liderança. Ricciardo, Sainz, Piastri, Alonso, Tsunoda, Stroll, Ocon e Albon também foram para os boxes e colocavam os pneus slicks.
Norris mesmo com os intermediários usados virava a melhor volta da pista. Na volta 47 a McLaren chama Norris, e ele chega a voltar a pista na frente de Verstappen, mas com pneus ainda frios e pista escorregadia quase colide dom o holandês, e perde a posição para o piloto da Red Bull. .
Agora Verstappen liderava, seguido por Norris, Russell, Piastri, Hamilton, Alonso, Tsunoda, Stroll, Ocon e Albon. Russell com os pneus já na temperatura ideal também ataca Norris, e ganha a posição na volta 49.
Pouco depois Russell também era na freada da chicane, e Norris recuperava a posição. Essa disputa favoreceu VErstappen que abriu uma pequena vantagem.
Hamilton pouco atrás virava a melhor volta em 1m18s018. Faltando 16 voltas para o final surge uma bandeira amarela na curva 4, que logo seria retirada, porém foi causada por Sergio Pérez, que robou e bateu forte de traseira seu carro no muro.
O mexicano conseguiu voltar aos boxes, mas os danos o forçaram abandonar pela segunda prova consecutiva, e logo dias após renovar seu vínculo com a Red Bull.
Logo depois foi a vez de Carlos Sainz rodar no mesmo ponto, e acabou tentando retornar rapidamente, mas acabou acertando a Williams de Alex Abon. Este acidente causou o segundo safey car da prova.
A Mercedes imediatamente chama seus dois pilotos, e coloca pneus novos em seus carros. Porém Russell sai com pneus slicks médios e Hamilton com duros.
A relargada acontece na volta 58, com Verstappen escapando da perseguição de Norris. Russell em quarto ataca Piastri e tenta lhe superar na chicane que leva ao “muro dos Campeões”.
Piastri resiste, e na volta seguinte Russell tenta novamente, com os dois tentando completar a chicane lado a lado. O toque é inevitável, com Russell perdendo não somente tempo, mas também a posição para Hamilton.
Faltando seis voltas para o final os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Piastri, Hamilton, Russell, Alonso, Stroll, Ocon, Tsunoda e Ricciardo.
Ricciardo fazendo excelente corrida passa a atacar Tsunoda, que acaba rodando e ao voltar descontrolado à pista quase foi acertado por Hülkenberg.
Logo depois Ricciardo ultrapassava também Ocon, e pula para o oitavo lugar. Russell não havia desistido de lutar por um lugar no pódio, já que juntamente com Hamilton haviam ganho a posição de Piastri.
No começo da volta 69 Russell ultrapassa Hamilton, e ainda tenta descontar a diferença para Norris, mas teve de se conformar com o terceiro lugar. Verstappen venceu e Norris foi o segundo colocado.
As duas Alpine voltam a pontuar, com a equipe pedindo para Ocon, ceder o nono lugar para Gasly. Hamilton foi o quarto, mas obteve a melhor volta da corrida, com Piastri em quinto, seguido por Alonso, e o piloto da casa, Lance Stroll.
Com o resultado Verstappen lidera o campeonato com 194 pontos, 56 a mais que Leclerc que não pontuou. Lando Norris é o terceiro a sete pontos de Leclerc. Carlos Sainz e Sergio Pérez que não pontuaram seguem em quarto e quinto na tabela, mas com Oscar Piastri em sexto.
Nos Construtores a Red Bull lidera com 301 pontos, 49 de vantagem sobre a Ferrari e 89 a mais que a McLaren.Max Verstappen conquista sua 60ª vitória na F1
O GP do Canadá foi de longe o mais animado da temporada até o momento, com diversas mudanças, inclusive na liderança. O tempo era a grande incôgnita e apimentou ainda mais as disputas.
A incerteza climática levou quase todos do grid a largarem com pneus intermediários, já que a chuva havia parada, mas havia muita água acumulado do traçado. Somente os dois pilotos da Haas (Kevin Magnussen e Nico Hülkenberg) optaram pelos pneus de chuva, apostando que a precipitação poderia voltar a qualquer momento, e assim eles levariam vantagem.
Assim que as luzes vermelhas se apagaram todos conseguiram largar sem nenhum problema, ou choque na escorregadia pista do Circuito Gilles Villeneuve, com George Russell (Mercedes) se mantendo à frente do pelotão.
Antes de completarem a primeira passagem o monegasco Charles Leclerc, corta a chicane com sua Ferrari, e acaba caindo para o meio do pelotão. Pierre Gasly (Alpine) em disputa de posição com Sergio Pérez (Red Bull) acabam se tocando, com o francês levando a pior e caindo para o 16º lugar.
As Haas calçadas com pneus de chuva estavam voando, com Magnussen fechando a primeira volta em quinto lugar, e Hülkenberg em nono; com ambos se livrando facilmente de vários carros que iam à sua frente. Com Três voltas completadas os dez primeiros eram: Russell, Verstappen, Norris, Magnussen, Piastri, Alonso, Hamilton, Hülkenberg, Ricciardo e Stroll .
Charles Leclerc reporta problemas no motor do seu carro, e Max Vertappen registrava a melhor volta. Após cinco voltas o sol começava a aparecer, e rapidamente se formava um trilho no traçado.
Aquilo que inicialmente era uma vantagem para Haas, começou a ser um problema, e a equipe norte-americana chama Magnussen para os boxes, e calça os intermediários no carro do dinamarquês.
No entanto a equipe acabou se atrapalhando, perdeu muito tempo, e acabou fazendo o piloto perder muito tempo.
Os comissários viram o carro de Daniel Ricciardo (Racing Bulls) se movimentar minimamente na largada, e com isso puniram o australiano em 5 segundos pela infração.
Hülkenberg com os pneus já desgastados segurava o pelotão. Russell seguia na ponta, com Verstappen 1s8 atrás, e Lando Norris (McLaren) a quase sete segundos do líder.
Os engenheiros alertavam seus pilotos que uma nova chuva poderia cair dentro de 20 minutos.
A pista secava cada vez mais, e a dúvida era parar e colocar slicks, ou esperar pela possível nova chuva. Verstappen já buscava as partes molhadas do traçado para refrigerar seus pneus.
Na volta 17 o holandês da Red Bull acaba errando na freada da primeira chicane, e acaba sendo superado por Lando Norris na reta principal. Logo depois o britânico já passa a incomodar o compatriota da Mercedes, que liderava.
Na volta 22 o piloto da McLaren se lança contra Russell com o auxílio do DRS, para assumir a liderança. Russell não desiste e tenta dar o troco, porém acaba errando o ponto de freada na chicane, e acaba sendo superado por Verstappen caindo para a terceira posição.
No final da volta 25 Norris já havia despachado Verstappen, e aberto uma ótima vantagem; mas Logan Sargeant (Williams) acabou tocando na zebra molhada, rodou e bateu seu carro na curva 3, causando a entrada do safety car.
Imediatamente Verstappen, Russell e Piastri entraram nos boxes e colocaram pneus intermediários. Curiosamene a McLaren havia optado por manter Norris uma volta a mais na pista.
Deste modo Verstappen acabou recuperando a liderança, com Russell em segundo, e Norris caindo para o terceiro lugar. A chuva voltou a cair, e a pista ficou bastante escorregadia.
A Ferrari havia arriscado e chamado LecLerc para colocar pneus slicks logo depois que a corrida recomeçou. Com quase metade da prova disputados os dez primeiros eram agora: Verstappen, Russell, Norris, Piastri, Hamilton, Alonso, Tsunoda, Stroll, Albon e Ocon .
Na volta 37 o sol voltou a surgir, e a aposta de pneus slick para Leclerc poderia ser um tiro certeiro para Ferrari. Gasly era chamado pela Alpine para colocar os slicks, e Norris lá na frente erra, e perde a posição para Oscar Piastri.
Na volta 43 a Ferrari chamava Leclerc novamente aos boxes, e o monegasco abandonava a prova. Hamilton vai aos boxes e calça os sliks, sendo o primeiro do quarteto da frente a fazê-lo.
Três voltas depois Verstappen e Russell imitam Hamilton, e Norris segue na pista, assumindo novamente a liderança. Ricciardo, Sainz, Piastri, Alonso, Tsunoda, Stroll, Ocon e Albon também foram para os boxes e colocavam os pneus slicks.
Norris mesmo com os intermediários usados virava a melhor volta da pista. Na volta 47 a McLaren chama Norris, e ele chega a voltar a pista na frente de Verstappen, mas com pneus ainda frios e pista escorregadia quase colide dom o holandês, e perde a posição para o piloto da Red Bull. .
Agora Verstappen liderava, seguido por Norris, Russell, Piastri, Hamilton, Alonso, Tsunoda, Stroll, Ocon e Albon. Russell com os pneus já na temperatura ideal também ataca Norris, e ganha a posição na volta 49.
Pouco depois Russell também era na freada da chicane, e Norris recuperava a posição. Essa disputa favoreceu VErstappen que abriu uma pequena vantagem.
Hamilton pouco atrás virava a melhor volta em 1m18s018. Faltando 16 voltas para o final surge uma bandeira amarela na curva 4, que logo seria retirada, porém foi causada por Sergio Pérez, que robou e bateu forte de traseira seu carro no muro.
O mexicano conseguiu voltar aos boxes, mas os danos o forçaram abandonar pela segunda prova consecutiva, e logo dias após renovar seu vínculo com a Red Bull.
Logo depois foi a vez de Carlos Sainz rodar no mesmo ponto, e acabou tentando retornar rapidamente, mas acabou acertando a Williams de Alex Abon. Este acidente causou o segundo safey car da prova.
A Mercedes imediatamente chama seus dois pilotos, e coloca pneus novos em seus carros. Porém Russell sai com pneus slicks médios e Hamilton com duros.
A relargada acontece na volta 58, com Verstappen escapando da perseguição de Norris. Russell em quarto ataca Piastri e tenta lhe superar na chicane que leva ao “muro dos Campeões”.
Piastri resiste, e na volta seguinte Russell tenta novamente, com os dois tentando completar a chicane lado a lado. O toque é inevitável, com Russell perdendo não somente tempo, mas também a posição para Hamilton.
Faltando seis voltas para o final os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Piastri, Hamilton, Russell, Alonso, Stroll, Ocon, Tsunoda e Ricciardo.
Ricciardo fazendo excelente corrida passa a atacar Tsunoda, que acaba rodando e ao voltar descontrolado à pista quase foi acertado por Hülkenberg.
Logo depois Ricciardo ultrapassava também Ocon, e pula para o oitavo lugar. Russell não havia desistido de lutar por um lugar no pódio, já que juntamente com Hamilton haviam ganho a posição de Piastri.
No começo da volta 69 Russell ultrapassa Hamilton, e ainda tenta descontar a diferença para Norris, mas teve de se conformar com o terceiro lugar. Verstappen venceu e Norris foi o segundo colocado.
As duas Alpine voltam a pontuar, com a equipe pedindo para Ocon, ceder o nono lugar para Gasly. Hamilton foi o quarto, mas obteve a melhor volta da corrida, com Piastri em quinto, seguido por Alonso, e o piloto da casa, Lance Stroll.
Com o resultado Verstappen lidera o campeonato com 194 pontos, 56 a mais que Leclerc que não pontuou. Lando Norris é o terceiro a sete pontos de Leclerc. Carlos Sainz e Sergio Pérez que não pontuaram seguem em quarto e quinto na tabela, mas com Oscar Piastri em sexto.
Nos Construtores a Red Bull lidera com 301 pontos, 49 de vantagem sobre a Ferrari e 89 a mais que a McLaren.
Resultado do GP fo Canadá
1 Max Verstappen (Red Bull RB20 - Honda) 70 voltas em 1h45m47s927
2 Lando Norris (McLaren MCL38 - Mercedes) a 3s883
3 George Russell (Mercedes W15) a 4s399
4 Lewis Hamilton (Mercedes W15) a 4s928
5 Oscar Piastri (McLaren MCL38 - Mercedes) a10s041
6 Fernando Alonso (Aston Martin AMR24 - Mercedes) a 17s404
7 Lance Stroll (Aston Martin AMR24 - Mercedes) a 23s330
8 Daniel Ricciardo(Racing Bulls VCARB1 - Honda) a 27s965
9 Pierre Gasly (Alpine A524 - Renault) a 29s694
10 Esteban Ocon (Alpine A524 - Renault) a 30s398
11 Nico Hulkenberg (Haas VF24 - Ferrari) a 30s850
12 Kevin Magnussen (Haas VF24 - Ferrari) a 31s288
13 Valtteri Bottas (Haas VF24 - Ferrari) a 38s663
14 Yuki Tsunoda (Racing Bulls VCARB1 - Honda) a 51s543
15 Guan Yu Zhou (Haas VF24 - Ferrari) - 1 volta
2 Leclerc, 138
3 Norris. 131
4 Sainz, 108
5 Perez, 107
6 Piastri, 81
7 Russell, 69
8 Hamilton, 55
9 Alonso, 41
10 Tsunoda, 19
11 Stroll, 17
12 Ricciardo, 9
13 Bearman, 6
13 Hülkenberg, 6
15 Gasly, 3
16 Albon, 2
16 Ocon, 2
18 Magnussen, 1
1 Red Bull-Honda, 301 pontos
2 Ferrari. 252
3 McLaren - Mercedes, 212
4 Mercedes, 124
5 Aston Martin - Mercedes, 58
6 Racing Bulls - Honda, 28
7 Haas - Ferrari, 7
8 Alpine - Renault, 5
8 Williams - Merces, 2
10 Sauber - Ferrari, 0