No início do Q3 o sol despontou de modo tímido, mas o vento ainda deixava a incerteza da possibilidade de chuva. Berstappen faltando pouco menos de sete minutos tinha a melhor marca, com 1m12s114, e Piastre a 0s355 tinham a primeira fila provisória.
Russell e Hamilton foram os últimos a registrarem tempo na primeira tentativa do Q3, e registraram 1m12s000 e 1m12s260 respectivamente. Na saída definitiva para todos a melhor marca ficou com George Russell, que apesar de não tem melhorado o tempo da primeira saída não foi superado por ninguém.
Max Verstappen registrou a mesma marca de Russell, mas como registrou a marca depois, vai largar em segundo. Lando Norris abre a segunda fila do grid, com Oscar Piastri em quarto.
Daniel Ricciardo, criticado pelo ex-piloto de F1 Jacques Villeneuve, fez o quinto melhor tempo, com Fernando Alonso largando ao seu lado. Os sete primeiros estão a menos de três décimos da pole, com Hamilton a 0s280 do companheiro de equipe.
A segunda parte da qualificação começou já com algumas gotas de chuva, e todos entrando deseperadamente para tentarem registrar tempos. Quando faltava 5 minutos para o final do Q2, Russell era o melhor, seguido por Piastri, Hamilton, Norris, Leclerc, e Alonso.
Para segunda tentativa a pista ainda seguia seca, e George Russell deu uma escorregada na curva 4, quase batendo no muro. Faltando dois minutos para o final Lando norris era o melhor com a marca de 1m13s201, com Tsunoda em segundo, e Verstappen em 14º.
Hamilton nos últimos segundos virou 1m11s973 passando para primeiro, e na sequencia Russell superou o companheiro de equipe por 0s327. Verstappen terminou em sétimo, e as duas Ferrari acabaram caindo no Q2.
Tusunoda terminou com a quarta melhor marca, e Ricciardo foi o oitavo, com as duas Racing Bulls avançando ao Q3. Alonso e Stroll, também entraram entre os dez que iriam disputar a luta pela pole.
No Q1 o tempo estava seco, porém as nuvens povoavam o Circuit Gilles Villeneuve. Na pista os tempos caiam seguidamente até ao final dos vinte minutos a melhor marca ficou com Max Verstappen (Red Bull) com o tempo de 1m12s360.
Yuki Tsunoda (Racing Bulls), que hoje teve o anúncio da sua renovação com a equipe de Faenza por mais um ano foi o segundo melhor. Lewis Hamilton (Mercedes) foi o terceiro, depois de ter liderado parte do Q3. Alexander Albon ( Williams) foi o quarto, à frente das McLaren de Oscar Piastri e Lando Norris.
A grande decepção veio por parte da Red Bull com Sergio Pérez, chamando o piloto aos boxes quando faltavam 4 minutos para o final, e depois o mexicano não conseguiu pela segunda vez consecutiva avançar para o Q2.