Quinta pole na temporada para Lando Norris
O britânico Lando Norris conquistou a pole position para o Grande Prêmio dos Estados Unidos, que será disputado neste domingo no Circuit Of The Americas. Norris, que terminou a Sprint Race neste sábado na terceira colocação, acabou contando com uma inesperada ajuda do compatriota Georges Russell (Mercedes), que bateu nos instantes finais do Q3.
Ainda no Q1 a melhor marca havia sido do líder do campeonato e vencedor da Sprint Race, o holandês Max Verstappen (Red Bull). Verstappen tinna a melhor marca com o tempo de 1m33s046, sendo 0s195 mais rápido que o monegasco Charles Leclerc com a Ferrari. Liam Lawson (Racing Bulls), que irá largar da última posição no grid, já que trocou diversos componentes da unidade de potência do seu carro, conquistou um surpreendente terceiro lugar.
George Russell na última tentativa, ficou com a quarta melhor marca, e Pierre Gasly com diversos componentes aerodinâmicos novos, colocou seu Alpine entre os cinco melhores. Carlos Sainz (Ferrari) foi o sexto melhor.
A maior decepção ficou por conta da Mercedes de Lewis Hamilton. O heptacampeão não passou da 19ª posição, e declarou após a sessão que trocaram uma peça quebrada na suspensão dianteira, e o carro simplesmente piorou.
Além de Hamilton ficaram de fora do Q2 as duas Williams de Alex Albon e Franco Colapinto, e as duas Stake-Sauber de Valtteri Bottas e Guanyu Zhou. Na segunda fase da qualificação Verstappen novamente foi o melhor, com um tempo 0s252 melhor que o de Carlos Sainz. Lando Norris vinha atrás da dupla a 0s267, mostrando que a batalha pela pole prometia ser interessante no Q3. Charles Leclerc era o quarto, e Sergio Pérez com a outra Red Bull o quinto.
A luta por um lugar entre os dez primeiros ficou mais intensa no final do Q2, com Gasly repetindo o bom desempenho anterior e se colocando em oitava, atrás de George Russell e Oscar Piastri. Lawson estava na pista somente para gerar vácuo para Yuki Tsunoda, mas as Racing Bulls não passaram de um frustante 11º lugar para Tsunoda.
Nico Hülkenberg (Haas) tinha tudo para entrar entre os dez melhores, mas errou na curva 1, perdeu tempo de ficou de fora. Fernando Alonso (Aston Martin), fez somente uma tentativa e consegui colocar seu carro em nono, e Kevin Magnussen "salvou" a equipe da casa com o décimo lugar.
No Q3, Magnussen foi o primeiro a registar uma volta rápida, sendo imediatamente superado por Russell. Lando Norris bateu os dois, e registrou 1m32s330. Instantes depois Verstappen mostrava que era o melhor no primeiro setor, mas terminou sua volta 0s031 atrás da McLaren de Norris. Tudo iria se decidir na segunda tentativa de volta rápida.
Gasly saiu do pitlane sem sequer olhar, e por pouco não bate no carro de Verstappen. Na pista o holandês vinha com os dois melhores primeiros setores, e poderia roubar a pole provisória de Norris, mas ai George Russell saiu da pista em uma sequência veloz, bateu na barreira de pneus, e causou o fim da sessão.
Norris deste modo ficou com a sua quinta pole no ano, e Verstappen largará ao seu lado. Na segunda fila estarão as duas Ferrari de Carlos Sainz. e CharlesLeclerc. Oscar Piastri larga da quinta posição, e mesmo com o acidente Russell será o sexto.
Pierre Gasly garante um ótimo sétimo lugar para Alpine no grid de partida, à frente de Fernando Alonso. Kevin Magnussen larga da nona posição,e Sergio Pérez que teve sua primeira volta deletada por exceder os limites de pista, será o décimo.