Norris supera Verstappen perto do fim, mas é punido por exceder limites de pista e termina em quarto
Vitória incontestável de Charles Leclerc (Ferrari) no GP dos Estados Unidos, com Carlos Sainz (Ferrari) terminando em segundo, e Max Verstappen (Red Bull) em decisão contestável dos comissários completando o pódio. Na largada Lando Norris (McLaren) deu uma grande largada, e buscou o lado interno na curva 1 para se proteger do ataque de Verstappen, que ainda assim tentou a ultrapassagem.
Para evitar o choque Norris foi para fora do traçado, e Verstappen quase colidiu com Charles Leclerc, que superou ambos por dentro. Carlos Sainz quase conseguiu acompanhar o companheiro de equipe, mas acabou sendo bloqueado pelo holandês.
Excelente largada de Lewis Hamilton (Mercedes) e de Liam Lawson (Racing Bulls), que ganharam cinco posições na primeira volta. Hamilton partia da 18ª posição e Lawson de último, com ambos calçados com pneus duros. Alex Albon (Williams) trava os pneus, mas não consegue evitar o choque com a Alpine de Esteban Ocon que roda.
Sainz já na abertura da segunda volta podendo usar o DRS ataca Verstappen, e permite a fuga de Leclerc, que abre mais de um segundo para os perseguidores. Na terceira volta surgem bandeiras amarelas, devido a rodada de Hamilton, que fica com seu Mercedes preso na caixa de brita.
A direção de prova aciona o Safety Car, acabando com a vantagem de quase quatro segundos que Leclerc havia construído. A relargada se deu na quinta volta, e Leclerc rapidamente volta a escapar da perseguição de Verstappen. Sainz na volta 13 reclama via rádio que seu carro não tem potência suficiente na reta, e está com forte cheiro de combustível.
Os engenheiros mandam o espanhol mudar uma configuração no volante e o problema parecia resolvido. Mais atrás George Russell (Mercedes) que havia partido dos boxes, escalava o pelotão, mas ao ultrapassar Valtteri Bottas (Stake-Sauber) força a manobra, que depois seria considerada como excessiva e lhe renderia uma punição 5 segundos.
Lá na frente Leclerc com 17 voltas completadas, já tinha mais de sete segundos de vantagem sobre Verstappen, que via Sainz novamente se aproximar. Na vigésima primeira volta os dez primeiros eram: Leclerc, Verstappen, Sainz, Norris, Oscar Piastri (McLaren), Sergio Pérez (Red Bull), Nico Hülkenberg (Haas), Liam Lawson (Racing Bulls), Russell e Fernando Alonso (Aston Martin).
A Ferrari chama para primeira parada na volta 21 Carlos Sainz, e com isso já tinha certeza que garantiria o undercut sobre Verstappen. O ritmo de Norris é mais forte do que o de Verstappen, e isso lhe permite se aproximar da Red Bull.
Sainz com pneus duros novos logo estabelece a melhor volta, e Verstappen havia a equipe que seus pneus do lado esquerdo estão se deteriorando rapidamente, e não quer ficar muito tempo na pista, para não sofrer pressão no final. Na volta 25, a Red Bull chama Verstappen para troca, e na volta é superado por Sainz.
A Ferrari responde, e na volta seguinte chama Leclerc para troca. Norris passa a liderar a corrida, com Piastri em segundo 4s5 atrás; e Leclerc volta em terceiro a 1s4 do australiano. Na volta 31, Leclerc supera Piastri e assume o segundo lugar.
A McLaren chama Norris aos boxes na volta seguinte, e volta a pista em quinto, atrás de Verstappen. Piastri ainda permaneceria por duas voltas, e assim que para os dez primeiros eram: Leclerc, Sainz, Verstappen, Norris, Piastri, Russell, Lawson, Franco Colapinto (Willaims), Pérez e Kevin Magnussen (Haas).
O desempenho de Lawson e Colapinto, que ainda não haviam parado era muito bom, com ambos tendo feito belas ultrapassagens sobre o experiente Fernando Alonso. Verstappen voltava a reclamar dos pneus, alegando que não conseguia imprimir um ritmo mais forte.
A Ferrari seguia liderando folgadamente, com Leclerc levando quase sete segundos de vantagem sobre Sainz. Verstappen por seu lado via Norris estabelecer seguidas voltas melhores que ele, e ficava claro que haveria disputa no final.
A batalha entre líder e vice-líder no campeonato começou na volta 47. Norris conseguia abrir o DRS, mas Verstappen se postava de modo a dar somente o lado de fora para o rival na curva 1. Na parte sinuosa a McLaren rendia melhor, mas Verstappen conseguia manter a bateria carregada, e minimizava o uso do DRS por parte do britânico.
Depois de tentar por três voltas seguidas, na volta 52, Norris conseguiu sair do vácuo e na curva1 por fora ultrapassou o holandês, que o apertou para fora do traçado. Imediatamente Verstappen reclamou que havia sido ultrapassado por fora dos limites do traçado.
Norris se defendia falando à equipe, que quando do apex da curva estava na frente, e ambos excederam os limites do traçado, e deste modo não teria de devolver a posição, que lhe valia o terceiro lugar. Os comissários no entanto resolveram punir Norris por exceder por rês vezes os limites de pista, não levando em consideração que na primeira vez, na largada havia sido forçado por Verstappen.
Na bandeirada Leclerc conquistou a oitava vitória na F1, a terceira na temporada, e uma excelene dobradinha para Ferrari com o segundo lugar de Sainz. A Ferrari enconsta de vez na Red Bull no Mundial de Construtores, com oito pontos de desvantagem.
Verstappen com o terceiro lugar segue liderando o Campeonato de Construtores, com 354 pontos, contra 297 de Norris.
Oscar Piastri terminou em quarto lugar. George Russell fez uma ótima prova de recuperação, e mesmo pagando punição de cinco segundos terminou em quinto, à frente de Sergio Pérez. Nico Hülkenberg foi sétimo, com Eddie Lawson pontuando no seu retorno à F1, e o argentino Franco Colapinto, somando mais um ponto, nesta suas provas pela Williams.
Resultado do GP dos Estados Unidos
1 Charles Leclerc (Ferrari SF24) 56 voltas em 1h35m09s639
2 Carlos Sainz (Ferrari SF24) a 8s562
3 Max Verstappen (Red Bull RB20 - Honda) a 19s412
4 Lando Norris (McLaren MCL38 - Mercedes) a 20s354 **
5 Oscar Piastri (McLaren MCL38 - Mercedes) a 21s921
6 George Russell (Mercedes W15) a 56s295
7 Sergio Perez (Red Bull RB20 - Honda) a 59s072
8 Nico Hulkenberg (Haas VF24 - Ferrari) a 1m02s957
9 Liam Lawson (Racing Bulls VCARB1 - Honda) a 1m10s563
10 Franco Colapinto (Williams FW46 - Mercedes) a 1m11s979
11 Kevin Magnussen (Haas VF24 - Ferrari) a 1m19s782
12 Pierre Gasly (Alpine A524 - Renault) a 1m30s558
13 Fernando Alonso (Aston Martin AMR24 - Mercedes) a 1 volta
14 Yuki Tsunoda (Racing Bulls VCARB1 - Honda) a 1 volta
15 Lance Stroll (Aston Martin AMR24 - Mercedes) a 1 volta
16 Alexander Albon (Williams FW46 - Mercedes)) a 1 volta
17 Valtteri Bottas(Stake/ Sauber - Ferrari) a 1 volta
18 Esteban Ocon (Alpine A524 - Renault) a 1 volta
19 Guanyu Zhou (Stake/ Sauber - Ferrari) a 1 volta
Classificação do Mundial de Pilotos
1 Verstappen, 354 pontos
2 Norris. 297
3 Leclerc, 275
4 Piastri, 247
5 Sainz, 215
6 Hamilton, 177
7 Russell, 167
7 Perez, 150
9 Alonso, 62
10 Hülkenberg, 29
11 Stroll, 24
12 Tsunoda, 22
13 Albon, 12
13 Ricciardo, 12
15 Magnussen, 8
15 Gasly, 8
17 Bearman, 7
18 Ocon, 5
19 Colapinto, 5
20 Lawson, 2
3 Red Bull-Honda, 504
3 Ferrari. 496
4 Mercedes, 344
5 Aston Martin - Mercedes, 86
6 Haas - Ferrari, 38
7 Racing Bulls - Honda, 36
8 Williams - Merces, 17
9 Alpine - Renault,13
10 Sauber - Ferrari, 0