Russell é pole em Silverstone

Festa para os ingleses,com três dos seus pilotos nas primeiras posições para o GP da Grã-Bretanha

A chuva que caiu na Fórmula 2, deu uma trégua em Silverstone, e a pista secou para o Qualify da Fórmula 1. Assim que começou o Q1 as duas Mercedes se lançaram a pista, para registrarem suas voltas, logo sendo batidas pela Red Bull de Max Verstappen.

Com a pista secando quase na sua totalidade os tempos iam melhorando a cada passagem, e Hamilton registrou a melhor passagem (1m37s134) nesta primeira tentativa dos pilotos, com George Russell vindo logo atrás. Quando o mexicano Sergio Pérez (Red Bull) com um set de pneus novos ia abrir sua volta, acabou escorregando, rodou na curva Copse, e seu carro ficou atolado na brita.

O desespero de Pérez era visível, já que isso significou que ele não iria avançar no treino, e a bandeira vermelha foi acionada. Quando o treino reiniciou, todos correram para pista, sob a ameaça da chuva retornar. As melhores marcas ficaram com Hamilton e Russell, com a Ferrari de Charles Leclerc em terceiro.

Verstappen, que deu uma escapada na Becketts-Chapel, foi apenas 11º. Ficaram de fora: Valtteri Bottas (Stake-Sauber), Kevin Magnussen (Haas), Esteban Ocon (Alpine), Sergio Pérez e Pierre Gasly (Alpine). A surpresa foi Logan Sargeant avançar com seu Williams com o 14º tempo, e Guanyu Zhou com um ótimo oitavo com seu Stake-Sauber.

No Q2, a chuva que era esperada não veio, e com pista seca os tempos voltaram a baixar ainda mais. No fim desta fase o público britânico já comemorava nas arquibancadas com Lando Norris com a melhor marca (1m28s559), seguido por Russell (1m26s726).

Fernando Alonso com uma ótima volta com a Aston Martin vinha em terceiro, seguido por Oscar Piastri, Lewis Hamilton e Max Verstappen. O alemão Nico Hülkenberg (Haas), que vem fazendo uma sólida temporada com o carro da Haas, mais uma vez garantiu um lugar no Q3, atrás de Carlos Sainz (Ferrari).

Alex Albon (Williams), também correndo em casa uma vez que é anglo-tailandês, foi o nono, e Lance Stroll (Aston Martin) completou os que iriam disputar a pole. Decepção de Charles Leclerc que não conseguiu novamente levar o Ferrari SF24 para o Q3, sendo batido por 0s159 por Stroll.

No Q3, ficou claro que desta vez a Red Bull de Verstappen não era páreo para os ingleses da Mercedes, e da McLaren. Na primeira tentativa Russell tinha a marca de 1m26s024, com Norris em segundo, Hamilton em terceiro, e a outra McLaren de Piastri em quarto. 

A equipe Red Bull acusava que Verstappen tinha o assoalho do RB20 danificado, devido a uma escapada do holandês sobre a zebra ainda no Q1, e tinha somento o quinto tempo. Para tentativa derradeira, Verstappen foi o primeiro a tentar a volta voadora,mas ficou em quarto mesmo melhorando sua marca.

Hamilton fechou sua volta em 1m25s990, e logo em seguida Norris lhe roubou a pole com o tempo de 1m25s819. Norris, que vinha após as Mercedes, ficou com a terceira posição no grid, ao ficar a 0s389 de Russell para delírio do público britânico.

Oscar Piastri e Nico Hülkenberg abriram a terceira fila do grid, à frente de Sainz e Stroll, e com Albon e Alonso completando as primeiras cinco filas do grid.

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.