104ª vitória do heptacampeão da Fórmula 1 veio em Silverstone
Quando se trata do heptacampeão Lewis Hamilton, os números são sempre superlativos. A começar pelo número de vitórias, que o piloto da Mercedes elevou para 104 esta tarde em Silverstone.
Hamilton já havia dito que caso chovesse, ele e a Mercedes teriam uma boa chance de lutar pela vitória, e exatos 945 dias depois da sua última vitória (Arábia Saudita 2021), o piloto não somente venceu, como estabeleceu o recorde de maior vitórias em uma mesma pista. O britânico venceu por 9 vezes em Silverstone, suplantando Michael Schumacher com que estava empatado.
O também heptacampeão Michael Schumacher, venceu oito vezes o GP da França, no circuito de Magny Cours. Hamilton é também o primeiro piloto que superou a marca de 300 GPs (344), a voltar a vencer na F1. O piloto comemorou efusivamente com sua imensa torcida, com sua equipe, e foi às lágrimas antes de descer do seu Mercedes W15, e depois abraçado junto ao seu pai.
A Corrida
O tempo já era uma icógnita antes mesmo dos pilotos alinharem no grid de largada, e assim que as luzes se apagaram havia a previsão de que em cinco voltas a chuva cairia. O pole George Russell (Mercedes) fez uma largada perfeita, e seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, tomou posição de defesa, bloqueando o avanço de Lando Norris (McLaren).
Isso acabou beneficiando Max Verstappen (Red Bull), que na curva Village conseguiu superar Norris, pulando para terceiro lugar. Oscar Piastri com a outra McLaren vinha em quinto, seguido por Carlos Sainz (Ferrari), Lance Stroll (Aston Martin), Charles Leclerc (Ferrari), Nico Hülkenberg (Haas) e Fernando Alonso (Aston Martin).
A Alpine perdeu um dos seus carros ainda antes da largada, com Pierre Gasly recolhendo seu A524 aos boxes. Muito embora a previsão era de chuva em alguns minutos, o sol foi quem apareceu, e a nova previsão era de chuva à partir da volta 16. Na pista uma dura batalha se desenrolava pelo sétimo lugar, entre Stroll, Leclerc e Hülkenberg.
Russell seguia na ponta com uma vantagem de 1s3 sobre Hamilton, que tinha quase cinco segundos sobre Verstappen. A chuva veio de surpresa, com a torcida sacando rapidamente suas capas. O desempenho da McLaren com pista já bastante úmida impressiona, e na volta 15 com o auxilio do DRS Norris, supera facilmente Verstappen, para delírio do público britânico.
Piastri também vem com muita ação, e também supera o piloto da Red Bull. Ao mesmo tempo Hamilton desconta a diferença para Norris, e passa a atacar o companheiro de equipe. A ultrapassagem ocorre na volta 15 na curvva Stowe.
Pouco à frente tanto Hamilton, quanto Norris escapam da pista, e Russell aproveita para grudar nas Mercedes. A direção de prova opta por não mais permitir o acionamento do DRS, mas na volta 19 Russell supera Norris e pula para o segundo lugar.
O próximo alvo passou a ser Hamilton, que também foi superado na volta seguinte. A pista já muito molhada dificultava a condução, mas com partes secas no traçado, os pilotos diziam que não era hora de colocarem os intermediários.
Os carros da McLaren seguiam voando, e Piastri superar primeiro Russell, e depois Hamilton, fazendo 1-2 para a equipe de Woking. Com 21 voltas completadas a ordem agora era: Norris, Piastri, Hamilton, Russell, Verstappen, Sainz, Hülkenberg, Alonso, Stroll e Yuki Tsunoda (Racing Bulls).
A Ferrari chama Leclerc para este colocar pneus intermediários, e isso se repete com a Red Bull chamando Sergio Pérez, a Alpine Esteban Ocon, e a Stake-Sauber com Guanyu Zhou. Essa estratégia se mostrará prematura, já que as partes secas do traçado fariam o desgaste ser muito acentuado.. Sainz está agora de volta na esteira de Verstappen, a chuva diminuiu de intensidade, antes que outra célula seja esperada.
Sainz está grudado na caixa de câmbio de Verstappen, e o espanhol tentava superar o rival, mas agora sem os pilotos fazerem o uso do DRS. Lá na frente somente meio segundo separava Norris e Piastri, mas o australiano escorregou e perdeu contato imediato com o britânico. Sainz e Verstappen param juntos na volta 26, e calçam pneus intermediários, voltando em 5º e 6º.
Na volta seguinte a McLaren chama Norris para parada, e deixa Piastri na pista. Já a Mercedes chama Hamilton e Russell juntos para a parada. A McLaren chama Piastri na volta seguinte, mas o tempo perdido na pista com os slicks seria determinante no resultado final. Assim que completaram a volta 29, agora era novamente de Norris a liderança, seguido por Hamilton, Verstappen, Russell, Sainz, Piastri, Hülkenberg, Stroll, Alonso e Tsunoda.
Russell com desempenho melhor que o de Verstappen, se aproxima da Red Bull que tem uma degradação acentuada dos pneus. Na volta 33, a chuva que caiu diminui de intensidade, e o desgaste de pneus já faz os pilotos procurarem os pontos molhados.
George Russell é chamado pela equipe ao boxes para abandonar, com problemas de refrigeração. O sol volta a aparecer e a pista começa a secar rapidamente, com Norris liderando. Hamilton está dois segundos atrás, e Verstappen agora sem a ameaça de Russell, está dez segundos atrás do líder.
Hamilton e Verstappen param juntos na volta 38 para última troca de pneus, com Hamilton escolhendo pneus macios, e Verstappen calçando pneus duros. Piastri também para e escolhe os médios. A parada de Norris é na volta seguinte, com a equipe lhe dando a opção de colocar pneus macios ou médios, e ele escolhe os médios.
Hamilton mais uma vez é líder da prova, faltando agora 12 voltas para o final. Começa então uma perseguição ao líder, com Norris, Verstappen e Piastri alternando-se com a melhor volta da corrida. Hamilton tenta manter sua vantagem de 3s5 sobre Norris. Duas voltas depois a vantagem era de 2s5 para Norris e 5s4 para Verstappen.
Faltando 5 voltas para o final Verstappen entra na zona de DRS, e Norris agora já tem de se preocupar com o holandês, que acaba lhe superando na curva Stowe. Hamilton tinha então uma vantagem de 3s2 e três voltas para impedir Verstappen de lhe tirar a vitória.
O tricampão segue decidido e baixa o recorde de volta para 1m28s952, e agora somente 2s7 o separam de Hamilton, mas só resta uma volta para a bandeirada final. Na bandeirada Hamilton cruza a linha com uma vantagem de 1s465 para Verstappen, conquistando sua 104ª vitória, após um hiáto de 57 GPs desde seu último triunfo.
Norris foi o terceiro, e se culpou pela escolhha errada de pneus no momento decisivo. Oscar Piastri, que acabou sendo prejudicado por não parar junto com Norris, ficou em quarto lugar. Carlos Sainz (Ferrari) foi o quinto, e Nico Hülkenberg em mais uma ótima exibição foi o sexto.
Lance Stroll e Fernando Alonso (Aston Martin) voltam a pontuar, terminando respectivamente em sétimo e oitavo lugares. Alex Albon com a Williams, que tinha a Union Jack estampada na lateral do FW46, que inclusive na bandeira estampada tinha os nomes de todos funcionários da equipe, terminou em nono lugar, e o japonês Yuki Tsunoda (Racin Bulls) completou os que pontuaram nesta prova.
Para o campeonato o resultado foi bom para Verstappen que segue na liderança, e ampliou sua vantagem sobre Lando Norris que terminou em terceiro lugar. Verstappen tem agora 255 pontos, contra 171 de Norris. Nos Construtores a Red Bull soma 373 pontos, contra 302 da Ferrari.
A próxima etapa da Fórmula 1 será no dia 21 de julho na Hungria.
Resultado do GP da Grã-Bretanha
1 Lewis Hamilton (Mercedes W15) 71 voltas em 1h22m27s059
2 Max Verstappen ( Red Bull RB20 - Honda) a 1s465
3 Lando Norris (McLaren MCL38 - Mercedes) a 7s547
4 Oscar Piastri (McLaren MCL38 - Mercedes) a 12s429
5 Carlos Sainz (Ferrari SF24) - 47s318
6 Nico Hulkenberg (Haas VF24 - Ferrari) a 55s722
7 Lance Stroll (Aston Martin AMR24 - Mercedes) a 56s569
8 Fernando Alonso (Aston Martin AMR24 - Mercedes) a 1m03s577
9 Alexander Albon (Williams FW46 - Mercedes) a 1m08s387
10 Yuki Tsunoda (Racing Bulls VCARB1 - Honda) a 1m19s303
11 Logan Sargeant (Williams FW46 - Mercedes) a 1m18s960
12 Kevin Magnussen (Haas VF24 - Ferrari) a 1m30s153
13 Daniel Ricciardo (Racing Bulls VCARB1 - Honda) a 1 volta
14 Charles Leclerc (Ferrari SF24) a 1 volta
15 Valtteri Bottas (Stake-Sauber C44 - Ferrari) a 1 volta
16 Esteban Ocon (Alpine A524 - Renault) a 2 volta
17 Sergio Perez (Red Bull RB20 - Honda) a 2 voltas
18 Guanyu Zhou (Stake/Sauber C44 - Ferrari) a 2 voltas
1 Verstappen, 255 pontos
2 Norris. 171
3 Leclerc, 150
4 Sainz, 146
5 Piastri, 124
6 Perez, 118
7 Russell, 111
8 Hamilton, 110
9 Alonso, 45
10 Stroll, 23
11 Hülkenberg, 22
12 Tsunoda, 20
13 Ricciardo, 11
14 Bearman, 6
14 Gasly, 6
16 Magnussen, 5
17 Ocon, 3
1 Red Bull-Honda, 373 pontos
2 Ferrari. 302
3 McLaren - Mercedes, 295
4 Mercedes, 221
5 Aston Martin - Mercedes, 68
6 Racing Bulls - Honda, 31
7 Haas - Ferrari, 27
9 Alpine - Renault, 9
9 Williams - Merces, 4
10 Sauber - Ferrari, 0