Sábado perfeito para Max Verstappen no Red Bull Ring, com a pole para o GP da Áustria

Verstappen não decepcionou a imensa torcida holandesa, e conquistou a pole com quase meio segundo de vantagem para Lando Norris

Max Verstappen começou o sábado em Spielberg, com a vitória na Sprint Race, para alegria da imensa massa de holandeses que se deslocaram até a Áustria para torcer pelo tricampeão. Poucas horas depois o piloto voltou ao circuito para novamente se impôr e conquistar a a oitava pole na temporada, e a quarta consecutiva no circuito de propriedade da equipe Red Bull.

No Q1 todos os carros ficaram dentro do mesmo segundo do mais rápido, o espanhol Carlos Sainz (Ferrari), que havia obtido o tempo de 1m05s263, 0s048 mais rápido que o australiano Oscar Piastri (McLaren). Max era o terceiro.

Faltando dez minutos para o final desta qualificação os pilotos que estavam na zona da "degola" eram: Valtteri Bottas (Stake-Sauber), Logan Sargeant (Williams), Fernando Alonso (Aston Martin), Pierre Gasly (Alpine) e Lance Stroll (Aston Martin).  No finalzinho Lando Norris (McLaren) conseguiu a quarta marca, e Kevin Magnussen em excepcional volta colocou seu Haas em quinto.

Acabaram não avançado para o Q2: Alex Albon (Williams), Stroll, Bottas, Logan Sargeant (Williams) e Guanyu Zhou (Stake-Sauber). Fernando Alonso escapou por somente 0s080.

No Q2, todos demoraram a entrar na pista, e em um circuito curto (4.318 metros) o tráfego já era previsto. Os minutos finais foram frenéticos, e Verstappen já deixou claro que a pole seria dele, ao virar uma volta em 1m04s577, enquanto o segundo melhor era Sainz, mas a mais de meio segundo do RB20 de Verstappen.

Verstappen mesmo sem necessitar, ainda deu mais uma volta e melhorou seu tempo para 1m04s469. Nesta fase ficaram pelo caminho: Daniel Ricciardo (Racing Bulls), Magnussen, Gasly, Yuki Tsunoda (Racing Bulls) e Fernando Alonso.

Na última fase da qualificação (Q3) o esperado aconteceu com Verstappen melhorando ainda mais seu tempo, e virando 1m04s314 para conquistar a 40ª pole da carreira. Lando Norris garantiu mais uma vez um lugar na primeira fila.

A McLaren confirmando que é a grande rival da Red Bull neste momento do campeonato, ainda colocou Oscar Piastri em terceiro, porém o tempo do australiano foi deletado, já que ele excedeu os limites de pista, e assim irá largar em sétimo. Melhor para George Russell que herda a posição, e abre a segunda fila.

Sainz fica com a quarta posição no grid. Lewis Hamilton abre a terceira fila do grid, e ao seu lado estará Charles Leclec, que na sua última tentativa escapou da pista e perdeu a chance de melhorar sua posição. Sergio Pérez levou seu Red Bull ao oitavo lugar, tendo ficado a quase nove décimos de Verstappen.

Pérez renovou seu contrato com a Red Bull, mas suas prestações estão muito abaixo do esperado, e para o Mundial de Construtores isso começa a preocupar. O top ten foi completado por Nico Hülkenberg (Haas) e Esteban Ocon (Alpine). 

A corrida programada para 71 voltas, será transmitida ao vivo pela  Band/ Bandplay/ Band.com.br/ Bandnews.

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.