Segundo triunfo de George Russell veio após disputa dramática entre Verstappen e Norris
Desta vez o tricampeão Max Verstappen (Red Bull) voltou a ignorar oque dita o livro de regras, e simplesmente jogou seu carro contra a McLaren de Lando Norris, para impedir a vitória do britânico. O holandês diante da sua imensa torcida, que invadiu o circuito do Red Bull Ring (casa da Red Bull), já havia feito uma manobra defensiva depois que o rival se movera para um dos lados, oque é proíbido pelo regulamento.
Depois saiu dos limites da pista, e por levar vantagem deveria ceder a posição e não o fez. Na volta seguinte no final da reta dos boxes, Lando iria ultrapassá-lo, mas Max não somente fechou a porta como empurrou a McLaren para fora da pista. O toque entre ambos foi inevitável, e com isso a McLaren teve a asa dianteira atropelada e destruída, assim como também a suspensão dianteira direita.
Verstappen teve o pneu traseiro esquerdo furado,e se arrastou para os boxes, onde trocou os pneus, voltou a pista e mesmo com uma punição de dez segundos, acabou sendo beneficiado e terminou na quinta posição. Norris conseguiu levar o carro aos boxes, mas devido aos danos no carro foi forçado a abandonar.
A Corrida
Assim que as luzes vermelhas se apagaram, Verstappen fez uma largada perfeita e assumiu a ponta. Norris também largou bem, mas George Russell (Mercedes) veio colado no piloto da McLaren, tentando lhe roubar a posição na freada para a curva 3. Sergio Pérez (Red Bull) conseguiu superar o australiano Oscar Piastri (McLaren) na curva 4, quando este acabou passando do ponto e beliscando a caixa de brita.
Charles Leclerc (Ferrari) vinha na pista com a asa dianteira quebrada, devido a um toque com o carro de Piastri, e isso lhe faria entrar ainda na primeira volta nos boxes. Sem se importar com os problemas alheios, Verstappen imediatamente abriu mais de 1s5 de vantagem sobre Norris, que não podia usar o DRS para se aproximar da Red Bull, e ainda ficava sob os ataques de Russell e Hamilton, que vinham grudados na sua caixa de câmbio.
Na nona passagem os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Russell, Hamilton, Sainz, Piastri, Pérez, Hülkenberg, Ocon e Magnussen, já que Piastri havia feito uma belíssima ultrapassagem por fora sobre Sergio Pérez. Na volta seguinte Racing Bulls e Haas, chamam Ricciardo e Magnussen para trocar pneus, e se livrarem do tráfego na pista, para tentarem undercut sobre os demais.
Na volta seguinte optam pela mesma estratégia Nico Hülkenberg (Haas) e Alonso (Aston Martin). Leclerc parecia ter problemas no seu Ferrari, e era facilmente superado na pista pela Williams de Alex Albon.
Na volta 17 monegasco voltas aos boxes, e coloca agora pneus médios, retornando a pista à frente de Verstappen, e logo estava uma volta atrás do líder, que por seu lado já tinhha conquistado uma vantagem de mais de seis segundos sobre Norris. Os dois ponteiros pararam juntos na volta 23 para troca de pneus, com a Red Bull trabalhando perfeitamente, assim como a McLaren.
A Red Bull no entanto liberou o carro de Verstappen de modo perigoso, exatamente na hora que Norris entrava, e por isso deveria receber uma penalização, que acabou não ocorrendo. Oscar Piastri seguia na pista, e assumia a liderança. Piastri iria parar na volta 26.
A briga no meio do pelotão era intensa, e Guanyu Zhou (Stake-Sauber) seguia com os pneus com os quais largara; e Fernando Alonso acabou sendo muito otimista na aproximação da curva 3, travou rodas e bateu no carro do chinês, que por pouco não foi para a barreira de pneus. A direção de prova entendeu que Alonso foi o culpado pelo incidente e o puniu com 10 segundos, que seriam pagos na segunda parada nos pits.
O britânico Lewis Hamilton, que havia perdido a posição para Carlos Sainz,queimou a linha da entrada de box quando foi fazer sua troca, e por isso recebeu uma punição de 5 segundos. Com 29 voltas completadas os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Russell, Sainz, Hamilton, Piastri, Pérez, Hülkenberg, Magnussen e Ricciardo.
A direção de prova punia Sergio Pérez em 5 segundos, por excesso de velocidade no pit. A Ferrari via rádio dizia a Leclerc que ele ainda tinha chances de chegar na zona de pontos, apesar de ocupar a 18ª colocação, e na 34ª passagem o moneasco parava para sua terceira parada.
A disputa no meio do pelotão continua soltando "faíscas", mas desta vez entre os companheiros de Alpine, Pierre Gasly e Esteban Ocon. Gasly tentou uma primeira vez, e Ocon o forçou para fora do traçado. Na curva seguinte Ocon travou rodas, e quase saiu da pista, mas ainda impediu o piloto do carro nº 10 lhe roubar a posição.
Gasly acaba entrando nos boxes na volta 43, com Ocon parando na volta seguinte. Piastri que vinha se aproximando cada vez mais rápido de Hamilton, o ultrapassa na volta 48 e assume o terceiro lugar. Verstappen liderava, seguido por Norris, Piastri, Hamilton, Russell, Pérez, Hülkenberg, Magnussen e Ricciardo.
O momento de virada da corrida começava no final da volta 51, com Verstappen e Norris indo aos boxes para segunda parada. A Red Bull perde tempo, com a roda traseira esquerda demorando a ser trocada, e com isso Norris volta a somente 2s8 do holandês. Três voltas depois Norris não somente faz a melhor volta da corrida, como reduz a desvantagem para 1s1.
Verstappen reclama que o carro não esta bom, lhe falta aderência. Na volta 55, usando o DRS Norris ataca Verstappen na curva 3, e acaba sendo bloqueado de modo tardio. Quatro voltas depois Norris mergulha sobre Verstappen, mas completa a ultrapassagem usando os limites fora do traçado, oque é ilegal.
Imediatamente Norris devolve a posição. Na volta 61, Norris outra vez tenta superar Verstappen na curva 3, e sem sucesso acaba cruzando os limites de pista, e é avisado que se novamente ultrapassar os limites de pista pode receber uma punição. Duas voltas depois nova tentativa, e Verstappen quase sai da pista, reclamando via rádio que Norris tentou lhe tirar da pista.
Na volta 64, veio o desfecho final, com Norris tentando superar Verstappen por fora na curva 3, mas o holandês deixou o carro alargar o trajetória até tocar na McLaren. Mesmo com o pneu já furado, Verstappen segue fechando Norris, o forcando-o até quase fora da pista, lembrando Michael Schumacher no acidente que causou com Jacques Villeneuve.
Com o choque entre ambos, George Russell assumiu a ponta. Oscar Piastri havia superardo Carlos Sainz, e era agora o segundo colocado. A direção aciona o Virtual Safety Car para limpar os detritos dos carros de Norris e Verstappen. Faltando quatro voltas para o final Russell tinha 3 segundos de vantagem sobre Piastri.
A direção entende que Verstappen foi o culpado pelo acidente, e o pune com dez segundos, que pela sua vantagem sobre Kevin Magnussen (Haas) não irá influenciar em nada. Claramente a punição não teve nenhum efeito sobre o infrator.
No final segunda vitória da carreira de George Russell na Fórmula 1, e o quinto vencedor diferente este ano. Piastri, que ontem foi punido no qualify por exceder os limites de pista, conquistou um excelente segundo lugar; e o espanhol Carlos Sainz completou o pódio.
Lewis Hamilton terminou em quarto, e Verstappen com cara de poucos amigos, e creditando a culpa do acidente a Norris, foi o quinto, Sólido resultado para a Hass que colocou Hülkenberg na sexta colocação, e Kevin Magnussen em sétimo, como mexicano Sergio Pérez entre ambos.
Daniel Ricciardo, que já foi avisado por Helmut Marko que não terá seu contrato renovado, foi o nono. Pierre Gasly, que após superar Ocon, mandou via rádio um "tcháu" mostrando a falta de clima entre os dois franceses, completou os dez que pontuaram.
No campeonato Verstappen ampliou a vantagem sobre Norris para 81 pontos. O britânico estacionou nos 156, e em terceiro está Leclerc, que também não pontuou com 150.
Nos Construtores a Red Bull tem agora 355 pontos, contra 291 da Ferrari e 268 da McLaren. A próxima corrida da F1, acontece no próximo final de semana em Silverstone.
Resultado do GP da Áustria
1 George Russell (Mercedes W15) 71 voltas em 1h24m22s798
2 Oscar Piastri (McLaren MCL38 - Mercedes) a 1s906
3 Carlos Sainz (Ferrari SF24) - 4s533
4 Lewis Hamilton (Mercedes W15) a 23s142
5 Max Verstappen ( Red Bull RB20 - Honda) a 37s253
6 Nico Hulkenberg (Haas VF24 - Ferrari) a 54s088
7 Sergio Perez (Red Bull RB20 - Honda) a 54s672
8 Kevin Magnussen (Haas VF24 - Ferrari) a 1m00s335
9 Daniel Ricciardo (Racing Bulls VCARB1 - Honda) a 1m01s169
10 Pierre Gasly (Alpine A524 - Renault) a 1m01s766
11 Charles Leclerc (Ferrari SF24) a 1m07s056
12 Esteban Ocon (Alpine A524 - Renault) a 1m08s325
13 Lance Stroll (Aston Martin AMR24 - Mercedes) a 1 volta
14 Yuki Tsunoda (Racing Bulls VCARB1 - Honda) a 1 volta
15 Alexander Albon (Williams FW46 - Mercedes) a 1 volta
16 Valtteri Bottas (Stake/Sauber C44 - Ferrari) a 1 volta
17 Guanyu Zhou (Stake/Sauber C44 - Ferrari) a 1 volta
18 Fernando Alonso (Aston Martin AMR24 - Mercedes) a 1 volta
19 Logan Sargeant (Williams FW46 - Mercedes) a 1 volta
2 Norris. 156
3 Leclerc, 150
4 Sainz, 135
5 Perez, 118
6 Piastri, 112
7 Russell, 111
8 Hamilton, 85
9 Alonso, 41
10 Tsunoda, 19
11 Stroll, 17
12 Hülkenberg, 14
13 Ricciardo, 11
14 Bearman, 6
14 Gasly, 6
16 Magnussen, 5
18 Albon, 2
1 Red Bull-Honda, 355 pontos
2 Ferrari. 291
3 McLaren - Mercedes, 268
4 Mercedes, 196
5 Aston Martin - Mercedes, 58
6 Racing Bulls - Honda, 30
7 Haas - Ferrari, 19
9 Alpine - Renault, 9
9 Williams - Merces, 2
10 Sauber - Ferrari, 0