Líder do campeonato ficou com o melhor tempo, seguido pela Ferrari de Leclerc
O traçado do Autódromo Nazionale de Monza teve todo seu asfalto trocado, e com isso a pista que ganhou em grip, por outro lado tem muita sujeira e isso causou diversas passadas do ponto de frenagem. A primeira chicane no final da reta dos boxes também sofreu modificações, com a retirada dos kerbs, que mais servia como rampas de lançamentos, danificandos os carros e causando situações de muito perigo.
Em alguns pontos foram colocadas caixas de brita. Logo no inicio do treino o italiano Andrea Kimi Antonelli (Mercedes), que é cotado para substituir Lewis Hamilton, assumiu a ponta da tabela de tempos, calçado com pneus macios. Talvez pela emoção da estreia em casa, e também em grande parte pela sua grande inexperiência, pouco depois saiu da pista e na curva parabólia Alboreto, acabou batendo forte contra a barreira de pneus.
Bandeira vermelha para reconstruir a barreira, que ontem também foi atingida pelo Aston Martin antage F1 Edition do alemão Brend Maylander, que é o safety car. Antonelli escapou do susto sem nenhum ferimento, mas era possível ver a decepção de George Russell, que teve o carro bastante danificado.
A equipe terá de trabalhar duro para recuperar o carro para segunda sesão de treinos. Depois de mais de dez minutos de interrupção os pilotos voltaram à ação, e os erros no novo asfalto se sucediam. O próprio Max Verstappen (Red Bull), cortou por diversas vezes seguidas a chicane do fim da reta.
A Ferrari diante da multidão de fanáticos tifosi corria contra o tempo, já que estava estreando um novo pacote aerodinânico, e em determinado momento do treino, tinha Carlos Sainz e Charles Leclerc ocupando o primeiro e segundo lugares na sesssão. O pacote trazido pela escuderia de Maranello para Monza, inclui um novo fundo, extrator e uma nova asa traseira.
Perto do último quarto da sessão Max Verstappen com a pista já com melhores condições, estabeleceu o tempo de 1m21s676. e não foi mais superado até a bandeira de encerramento. Leclerc foi o segundo melhor, com um tempo 0s228 inferior ao tempo obtido pelo holandês.
Lando Norris (McLaren) foi o terceiro, seguido pela outra Ferrari com Carlos Sainz. Um surpreendente Valtteri Bottas (Stake-Sauber), chegou a ficar no topo da tabela por muito tempo, e encerrou a sessão com a quinta melhor marca, com Oscar Piastri em sexto. Hamilton foi o sétimo, seguido pela Williams de Alex Albon, por Sergio Pérez (Red Bull) e Fernando Alonso (Aston Martin).
A destacar a sólida estreia do argentino Franco Colapinto na Williams, substituindo para o resto da temporada o norte-americano Logan Sargeant. Colapinto encerrou a sessão com o décimo sétimo tempo, a sete décimos da marca de Albon, mostrou um grande controle do carro em uma saída de frente na segunda de Lesmo, e no final da sessão deu uma escapada na Parabólica, mas evitando a barreira de pneus.