Leclerc foi a primeira vítima do final de semana dos muros do veloz traçado em Baku.
O primeiro treino livre em Baku, onde acontece neste final de semana o GP do Azerbaijão, foi liderado pelo holandês Max Verstappen, e foi interrompido por três vezes com bandeira vermelha.
O treino foi realizdo compista seca, e temperatura na casa dos 29°C no ar, e chegando aos 43°C no asfalto.
Logo nos primeiros minutos da sessão Charles Leclec estabeleceu a melhor marca com seu Ferrari SF24, completando a volta no veloz e sinuoso traçado de rua, com o tempo de 1m48s340. Max Verstappen era o segundo com seu Red Bull.
Lewis Hamilton desbanca os dois a bordo do Mercedes, com a excelente marca de 1m47s618, sendo todos tempos obtidos com pneus médios.
Os tempos vão caindo volta a volta, com Leclerc suplantando Hamilton, e pouco depois Verstappen melhorando o registro para 1m47s214.
Uma peça perdida por algum carro na pista, força a direção de prova acionar a bandeira vermelha, após 13 minutos de ensaios. Após o reinícios alguns pilotos acabaram saindo da pista, e ficando parados nas "agulhas" até conseguirem voltar a pista.
Leclerc volta a ficar com o melhor tempo (1m46s608) e Verstappen responde com 1m46s858. Alguns pilotos já tinham escapado da pista, mas ninguém havia batido, até que após 35 minutos de treino Charles Leclerc bateu na curva 15, tendo a a suspensão dianteira direita arrancada no choque com o muro.
Novo reinício, e quando os pilotos passaram a usar o pneu macio, Sergio Pérez toma o primeiro lugar na tabela de tempos com 1m46s586.
A McLaren decide entrar na "festa" e Oscar Piastri vira 1m46s282, e Lando Norris supera seu companheiro de equipe, com uma marca 0s255.
Hamilton então baixa o tempo para casa de 1m45s859, e nova bandeira vermelha paraliza o treino. Desta vez foi com a batida do argentino Franco Colapinto, que bateu seu Williams na curva 4.
O treino recomeça e Verstappen então estabelece a marca de 1m45s895, mas ainda atrás de Hamilton. Na última tentativa o piloto da Red Bull consegue o tempo de 1m45s546.
Hamilton foi o segundo melhor, à frente de Pérez, Norris, Carlos Sainz (Ferrari) e Piastri. Fernando Alonso (Aston Martin) foi o sétimo, com George Russell (Mercedes) em oitavo; Leclerc em nono, e Daniel Ricciardo (Racing Bulls) completando os dez mais rápidos.