Max Verstappen chega a 61ª vitória na F1
Logo que as luzes se apagaram Lando Norris (McLaren) fez exatamente oque Max Verstappen (Red Bull) costuma fazer, e convergiu para cima do carro que largava ao seu lado. Verstappen chegou a colocar duas rodas na grama para evitar o contato.
A dupla acabou sendo surpreendida por George Russell (Mercedes), que partia da quarta posição, e superou os dois por fora na primeira curva. Max acabou prevalecendo e fechou a primeira volta em segundo, com Norris em terceiro, e Lewis Hamilton em quarto.
Carlos Sainz atacou Charles Leclerc e assumiu o quinto lugar, com o monegasco dizendo que o companheiro de equipe havia passado muito perto, quase colidindo com ele. Os comissários até colocaram a manobra de Norris sob investigação, mas acabaram considerando um lance comum. No começo da terceira volta o engenheiro de Verstappen, Gianpiero Lambiase, orienta o holandês a tentar a ultrapassagem sobre Russell naquela volta.
O piloto da Red Bull saiu do vácuo da Mercedes e por fora assumiu a liderança, mais atrás Norris não teve como acompanhar. Mais atrás Esteban Ocon (Alpine) era superado por Oscar Piastri (Mercedes), que havia largado da nona posição.
Fernando Alonso (Aston Martin) largou mal, acabou tocando na lateral do Stake-Sauber de Valtteri Bottas, e caiu para o 13º lugar. Piastri que no qualify havia dado somente uma volta e errado, logo alcançava e superva também o Alpine de Pierre Gasly, assumindo o sétimo lugar.
Com 11 voltas disputadas Verstappen liderava já com quase 5 segundos de vantagem sobre Russell, que segurava Lando Norris, e Hamilton. Sainz era o quinto, à frente de Leclerc, Piastri, Gasly, Ocon e Nico Hülkenberg.
Os primeiros a parar para trocar pneus foram: Sergio Pérez (Red Bull), seguido por Hülkenberg e Gasly. O Alpine do francês teve problemas na roda traseira direita e perdeu quase vinte segundos na operação, voltando no meio do pelotão.
Logo depois foi a vez de Russell e Sainz fazerem suas paradas, com o britânico da Mercedes até travando rodas para não exceder a velocidade nos pits. O empenho de Norris foi desperdiçado por um problema similar ao de Gasly.
Verstappen faz a parada na volta 19, deixando a liderança para Norris, com Hamilton em segundo. O tetracampeão parava na volta seguinte, e voltava à pista atrás de Sainz.
O ritmo do piloto da Mercedes era impressionante, e logo ele marcava a melhor volta, e passava a incomodar Sainz. Duas voltas depois com o auxilio do DRS Hamilton, se lança por dentro na curva 1, e supera Sainz após um leve toque entre ambos.
Sainz pede via rádio para que os comissários avaliem a manobra, que ele alegava que o britânico o jogará para fora do traçado. Os pilotos da McLaren seguiam firmes na pista, com Norris tentando estender ao máximos sua parada.
Na volta 21, Piastri foi o primeiro da McLaren a parar, e voltou à pista logo atrás de Verstappen. Norris liderava com Leclerc em segundo, mas separados por mais de sete segundos.
Na volta 23, Norris fazia sua parada e voltava à pista com pneus médios. Leclerc faria sua parada na volta seguinte. O mexicano da Red Bull iria parar novamente na volta 31, obrigando ao piloto escalar o pelotão pela segunda vez.
Piastri atacava Gasly pela segunda vez, e sem dificuldades subia para o sétimo lugar. A grande disputa da prova aconteceria na volta 35, quando Norris conseguiu sair do vácuo de Russell, e os dois britânicos disputaram a segunda colocação por duas voltas.
Depois de tentar por fora na Curva 3 e assumir a posição, Russel deu o troco por dentro na curva seguinte. Norris não desiste e a batalha prosseguiu até o piloto da McLaren repetir a manobra na curva 1, na volta seguinte. Com isso Hamilton enconsta no carro de Russell.
Na volta 37 Russell faz a segunda parada, e coloca inexplicavelmente pneus duros. Na volta seguinte Hamilton faz sua parada, porem coloca pneus macios. Sainz para e assim como Russell coloca pneus duros.
A estratégia é imitada pelos dois pilotos da Alpine, restava saber se Hamilton ou os rivais haviam acertado na escolha para as 23 voltas restantes. Verstappen era o líder, e tinha quase seis segundos de vantagem sobre Norris.
Mais uma vez o engenheiro de Verstappen entra no rádio e avisava seu piloto que Norris voava na pista, e não estava tentando poupar pneus. Hamilton com os pneus macios volta a estabelecer a melhor volta da prova, e agora em 7º lugar sia a caça de Sainz e Russell,
Verstappen responde a Hamilton e marca a melhor volta (1m17s809), para na volta seguinte Hamilton melhorar a marca para 1m17s809. Norris seguia voando e logo diminuia a diferença para 6s6, e estabelecia a melhor volta em1m17s377.
Faltando quinze voltas os dez primeiros agora eram: Verstappen, Norris, Russell, Hamilton que já havia superado Sainz, Leclerc, Piastri, Galy, Ocon e Pérez. Hamilton ainda era um dos mais rápidos da pista, e sem muita dificuldade passou Russell se colocando em uma posição de pódio.
Norris seguia caçando Verstappne e melhora ainda mais a melhor volta da corrida (1m17s115) agora a somente 5s5 de Verstappen. Faltando três voltas a diferença caia para 4s1, com Norris buscando extrair tudo que era possível.
A duas voltas do final a diferença já era de 3s2, mas já não havia mais tempo para brigar pela vitória. Hamilton vinha em um confortável terceiro lugar, e Russell via a aproximação de Leclerc.
No final 61ª vitória para Verstappen, com Norris em segundo, e Hamilton conquistando seu primeiro pódio e melhor resultado até aqui nesta temporada. Norris conseguiu permanecer em quarto, com Leclerc cruzando a linha a 0s389 do piloto da Mercedes.
Sainz terminou em sétimo, com Pérez que ainda fez uma terceira parada em oitavo; e os Alpine de Gasly e Ocon fechando os dez que pontuaram na Espanha. Grande resultado para equipe francesa, que vem sofrendo com muita instabilidade.
Hülkenberg com a Hass foi o décimo primeiro, mas muito distante de Ocon. Alonso com uma Aston Martin que está muito aquém do ano passado foi o 12º. Com o resultado Verstappen lidera o Mundial com 219 pontos, 69 a mais que Norris que é o novo vice-líder.
Nos Construtores a Red Bull lidera (330 pontos), sessenta pontos à frente da Ferrari. No próximo final de semana acontece o GP da Áustria, casa da Red Bull, porém a equipe de Milton Keynes agora não tem aquela vantagem impressionante sobre McLaren, Mercedes e Ferrari.
Resultado do GP da Espanha
1 Max Verstappen (Red Bull-Honda) 66 voltas em 1m28m20s227
2 Lando Norris (McLaren-Mercedes) a 2s219
3 Lewis Hamilton (Mercedes) a 17s790
4 George Russell (Mercedes) a 22s320
5 Charles Leclerc (Ferrari) a 22s709
6 Carlos Sainz (Ferrari) a 31s028
7 Oscar Piastri (McLaren-Mercedes) a 33s760
8 Sergio Perez (Red Bull-Honda) a 59s524
9 Pierre Gasly (Alpine-Renault) a 1m02s025
10 Esteban Ocon (Alpine-Renault) a 1m11s889
11 Nico Hulkenberg (Haas-Ferrari) a 1m19s215
12 Fernando Alonso (Aston Martin-Mercedes) a 1 volta
13 Guanyu Zhou (Sauber-Ferrari) a 1 volta
14 Lance Stroll (Aston Martin-Mercedes) a 1 volta
15 Daniel Ricciardo (Racing Bulls) a 1 volta
16 Valtteri Bottas (Sauber-Ferrari) a 1 volta
17 Kevin Magnussen (Haas-Ferrari) a 1 volta
18 Alex Albon (Williams-Mercedes) a 1 volta
19 Yuki Tsunoda (Racing Bulls-Honda) a 1 volta
2 Norris. 150
3 Leclerc, 148
4 Sainz, 116
5 Perez, 111
6 Piastri, 87
7 Russell, 81
8 Hamilton, 70
9 Alonso, 41
10 Tsunoda, 19
11 Stroll, 17
12 Ricciardo, 9
13 Bearman, 6
13 Hülkenberg, 6
15 Gasly, 5
16 Ocon, 3
17 Albon, 2
18 Magnussen, 1
1 Red Bull-Honda, 330 pontos
2 Ferrari. 270
3 McLaren - Mercedes, 237
4 Mercedes, 151
5 Aston Martin - Mercedes, 58
6 Racing Bulls - Honda, 28
7 Alpine - Renault, 8
8 Haas - Ferrari, 7
9 Williams - Merces, 2
10 Sauber - Ferrari, 0