Norris conquista a sua segunda pole na Fórmula 1
Ínfimos 20 milésimos de segundo determinaram a segunda pole da carreira do britânico Lando Norris (McLaren), que conseguiu no instante final do Q3 derrotar Max Verstappen (Red Bull). Lando havia conquistado sua primeira pole lá em 2001 no GP da Rússia, quando acabou jogando fora uma vitória certa, ao não parar para colocar pneus de chuva, com a pista completamente enxarcada.
No Q1 Sergio Pérez foi o primeiro dentre os pilotos das equipes principais a marcar tempo, e registrou a marca de 1m13s090 com pneus macios. O seu companheiro de equipe, Verstappen imediatamente baixou a marca para 1m12s306, marca já melhor que a pole do ano passado.
Perto do final da primeira fase do qualify as Ferrari se viam ameaçadas, mas Charles Leclerc da um pulo e com o tempo de 11m12s257 pula para primeiro. Sainz comete um pequeno errinho, e fica com o quarto tempo. Lewis Hamilton mostra que a evolução da Mercedes é real, depois de reclamar do primeiro jogo de pneus, ele fica com o primeiro tempo ao marcar 1m12s143,
As duas Alpine conseguem ficar no Top 10; com Gasly em décimo e Ocon em 11º. Ficam fora do Q2 Kevin Magnussen (Haas), os dois Racing Bull (Tsunoda e Ricciardo) e os dois Williams (Albon e Sargeant). O pífio desempenho dos carros de Faenza foi surpreendente, e a Williams que tinha alardeado um chassis mais leveque seria mais rápido, andou para trás.
No Q2 Lance Stroll repete o comportamente que teve com Hamilton no TL3, jogando o carro contra outro concorrente, por achar que intencionalmente tentaram atrapalhar sua volta. A Alpine chegou a ficar no topo da folha de tempos, com Ocon registrando a marca de 1m12s376, mas sendo superado em seuida por Sergio Pérez.
A melhor marca desta fase do qualify fica com Max Verstappen com o cronômetro sendo parado em 1m11s653. A Mercedes segue muito veloz, colocando Lewis Hamilton em segundo e George Russell em terceiro. Os carros da Alpine avançam pela primeira vez no ano para o Q3, com Gasly em nono e Ocon em décimo.
Acabam ficando de fora Fernando Alonso (Aston Martin), Valtteri Bottas (Stake-Sauber), Nico Hülkenberg (Haas), Lance Stroll (Aston Martin) e o chinês Guanyu Zhou (Stake-Sauber). Para o Q3 a dúvida era se algum piloto conseguiria tomar a pole de Verstappen.
Na primeira tentativa Verstappen vira 1m11s673, com Norris 0s123 atrás do holandês. Hamilton (1m11s701) supera as duas Ferrari de Sainz e Leclerc para aparecer em terceiro, e Russell é o sexto. A pole fica entre estes seis, já que Piastri que seria um dos prováveis candidatos a pole faria somente uma tentativa, e iria errar na parte final do traçado.
Nesta última tentativa Sainz faz uma volta excelente (1m11s736), mas insuficiente para tentar a pole; Leclerc em seguida também baixa o registro e fica à frente de Sainz por 0s005. Verstappen melhora ainda mais seu tempo e registra 1m11s403. Lando Norris na sua tentativa simplesmente ignora que o rival era Verstappen, melhora no segundo setor e para o cronômetro em 1m11s383.
Russell ainda melhora mais seu tempo, e pula para a quarta posição com uma marca apenas 0s002 inferior a de Hamilton. Gasly vai largar da sétima posição; Sergio Pérez foi o oitavo mas terá uma penalização de três posições pelo acidente do Canadá. Esteban Ocon e Oscar Piastri fecharam o top 10.