Final de semana de Sprint Race, menos tempo de pista, problemas e Verstappen supera tudo para dominar o TL1
Este final de semana a F1 volta a ter a corrida Sprint no sábado, e isto significa que a sexta-feira é reservada somente para o TL1, e logo depois acontece o Qualy da Sprint.
Logo no início da sessão um susto para Red Bull e Max Verstappen, com o RB20 do holandês imóvel em plena reta dos boxes, com problemas no diferencial.
Bandeira vermelha e o carro é recolhido para os boxes. A equipe rapidamente resolvem o problema, e o atual tricampeão volta ao traçado do Red Bull Ring, e ao final da sessão é o mais rápido como tempo de 1m05s685, superando o McLaren do australiano Oscar Piastri por 0s276.
A preocupação da Red Bull era a de ter de montar um quinto motor para o holandês, já que isso iria lhe gerar uma punição no grid, mas felizmente isso acabou não acontecendo.
Charles Leclerc (Ferrari) e Carlos Sainz (Ferrari) foram respectivamente terceiro e quarto na sessão, seguidos pela Mercedes de Lewis Hamilton, que ao que tudo indica resolveu seus problemas e passa a incomodar os líderes.
Destaque para a sensível melhora da Alpine, com Esteban Ocon ficando em sexto, e Pierre Gasly com a 11ª marca. Lance Stroll que renovou seu contrato com a Aston Martin foi o sétimo mais rápido, à frente de George Russell (Mercedes), Yuki Tsunoda (Racing Bulls) e Fernando Alonso (Aston Martin), que completou os dez melhores.
Sergio Perez com a outra Red Bull mais uma vez ficou muito distante de Verstappen, encerrando a sessão com um apagado 12º lugar. Em defesa do mexicano a Red Bull o fez andar a maior parte do tempo com os pneus médios, e somente no fim do treino fez uma tentativa compneus macios.