Lando Norris fez Verstappen suar nas voltas finais
A sétima etapa da temporada de 2024 acabou sendo bastante interessante no seu final, com o britânico Lando Norris (Mclaren) descontando uma vantagem que chegou a ser de sete segundos em favor do holandês Max Verstappen (Red Bull), e mesmo terminando em segundo fez o piloto da Red Bull suar, e terminar a prova ofegante. Depois da vitória de Norris em Miami, a McLaren mostra que realmente está em condições de rivalizar com a outrora imbatível Red Bull.
Na largada Verstappen arrancou bem, e conseguiu manter atrás de si Norris e os dois carros da Ferrari (Leclerc e Sainz). Aos poucos o atual campeão foi abrindo espaço e logo tinha uma vantagem de mais de um segundo sobre Norris, não dando chance do piloto da formação de Woking, utilizar o DRS. Os dois pilotos da Racing Bulls, Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo haviam partido mal e ambos haviam perdidos duas posições cada.
A surpresa era a ótima largada de Kevin Magnussen (Haas), que não pode mais levar nenhum ponto na superlicença, ou ficará uma prova de fora, que assim que a corrida começou ganhou três posições. Seu companheiro de equipe Nico Hülkenberg, ganhou duas. Após cinco voltas completadas os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Leclerc, Sainz, Oscar Piastri (McLaren), George Russell (Mercedes), Lewis Hamilton (Mercedes), Hülkenberg, Tsunoda e Sergio Pérez (Red Bull).
Piastri tinha um ritmo muito mais forte que o das Ferrari, mas a ultrapassagem em Ímola não é das mais fáceis. Na volta 9 Alex Albon (Williams), Fernando Alonso (Aston Martin), Pierre Gasly (Alpine) e Valtteri Bottas (Stake-Sauber) fizeram suas primeiras paradas, colocando pneus duros.
Albon no entanto voltou aos boxes logo depois, reclamando de uma roda dianteira mal fixada, e a equipe muda também a estratégia, e o devolve a pista agora com penus médios. No retorno Albon voltou entre os líderes, e isso acabou atrapalhando Verstappen, que reclamou via rádio.
Quatro voltas depois foi a vez dos dois pilotos da Racing Bulls fazerem suas trocas, e agora a ordem dos dez primeiros havia mudado um pouco, com Verstappen ainda liderando, seguido por: Norris, Leclerc, Sainz, Piastri, Russell, Hamilton, Pérez, Stroll e Ocon.
Pérez tentando encostar em Hamilton, acabou passando do ponto na freada, e deu um longo passeio pela caixa de brita, na curva Rivazza. Russell aproveita para fazer sua parada, voltando em décimo, atrás de Pérez, Stroll e Ocon. Norris faria sua parada ao final da volta 23, e volta à pista atrás de Pérez.
Verstappen tentando abrir o máximo de vantagem antes da sua parada, e orientado pelo seu engenheiro para tomar cuidado, já se excedesse mais uma vez os limites de pista, iria receber uma punição. Quando o holandês faz sua parada, as duas Ferrari ficam na liderança, para a alegria dos tifósi.
Depois que todos pararam Verstappen volta a liderança, com 6s5 de vantagem sobre Norris. Na volta 43, a vantagem de Verstappen sobe para a casa de sete segundos, e Charles Leclerc agora era quem caçava Norris. O duelo é empolgane, com Leclerc sempre em condições de utilizar o DRS, mas sem conseguir uma real chance de pular para o segundo luggar.
Na chicane Variante Alta, Leclerc comete um pequeno erro, e isso permite a Norris escapulir, e começar a descontar a diferença para Verstappen. Faltando treze voltas para o final a melhor volta da corrida era de Fernando Alonso, que devido ao acidente do TL3 e péssima classificação era o último na pista.
A Mercedes chama Russell e coloca pneus médios, lhe dando a chance de ficar com a melhor volta, embora tenha perdido a posição na pista para Hamilton. Sergio Pérez vira a melhor volta, enquanto Norris já reduz sua desvantagem para pouco mais de três segundos.
Os engenheiros de Verstappen e Norris pedem a eles para imprimir um ritmo mais forte, mas com os pneus desgastados, ambos estão pilotando no limite extremo, e Verstappen não pdoe exceder os limites de pista. Russell marca o tempo de 1m18s589 e estabelece a melhor volta da prova.
Norris agora está a somente 2s3 do Red Bull de Verstappen, e faltam sete voltas. Com três voltas para o final Verstappen fazia de tudo para manter Norris acima da casa de 1 segundos, e com isso sem chances de usar o DRS. Na volta final o britânico consegue ficar a 0s8 de Verstappen, mas não havia mais chances de usar o DRS.
Verstappen com o triunfo em Ímola chegou a sua 59ª vitória na categoria, e agora tem 161 pontos, 48 a mais que Charles Leclerc, que completou o pódio no Circuito Dino e Enzo Ferrari.
Oscar Piastri confirmando a grande evolução da McLaren foi o quarto, seguido por Carlos Sainz. Lewis Hamilton foi o sexto, seguido por George Russell e Sergio Pérez. Com este oitavo lugar Pérez caiu para terceiro no Campeonato, e com Lando Norris logo atrás com seis pontos a menos.
Lance Stroll (Aston Martin), assim como Yuki Tsunoda, fizeram corrida sólidas, e terminaram respectivamente em nono e décimo. Desta vez Hülkenberg não conseguiu pontuar, mas foi 11º. O próximo encontro da F1 será já no próximo final de semana, com o esperado GP de Mônaco.
Resultado do GP da Emilia Romagna
1 Max Verstappen (Red Bull-Honda) 63 voltas em 1m25m25s252
2 Lando Norris (McLaren-Mercedes) a 0s725
3 Charles Leclerc (Ferrari) a 7s916
4 Oscar Piastri (McLaren-Mercedes) a 14s132
5 Carlos Sainz (Ferrari) a 22s325
6 Lewis Hamilton (Mercedes) a 35s104
7 George Russell (Mercedes) a 47s104
8 Sergio Perez (Red Bull-Honda) a 54s776
9 Lance Stroll (Aston Martin-Mercedes) a 1m19s556
10 Yuki Tsunoda (Racing Bulls-Honda) a 1 volta
11 Nico Hulkenberg (Haas-Ferrari) a 1 volta
12 Kevin Magnussen (Haas-Ferrari) a 1 volta
13 Daniel Ricciardo (Racing Bulls) aa1 volta
14 Esteban Ocon (Alpine-Renault) a 1 volta
15 Guan Yu Zhou (Sauber-Ferrari) a 1 volta
16 Pierre Gasly (Alpine-Renault) a 1 volta
17 Logan Sargeant (Williams-Mercedes) a 1 volta
18 Valtteri Bottas (Sauber-Ferrari) a 1 volta
19 Fernando Alonso (Aston Martin-Mercedes) a 1 volta
2 Leclerc, 1133
3 Perez, 107
4 Norris. 101
5 Sainz, 93
6 Piastri, 53
7 Russell, 44
8 Hamilton, 35
9 Alonso, 33
10 Tsunoda, 15
11 Stroll, 11
12 Bearman, 6
12 Hülkenberg, 6
14 Ricciardo, 5
15 Magnussen, 1
15 Ocon, 1
1 Red Bull-Honda, 268 pontos
2 Ferrari. 212
3 McLaren - Mercedes, 154
4 Mercedes, 79
5 Aston Martin - Mercedes, 44
6 Racing Bulls - Honda, 20
7 Haas - Ferrari, 7
8 Alpine - Renault, 1
9 Williams - Merces, 0
10 Sauber - Ferrari, 0