Verstappen vence pela primeira vez o GP da China

Verstappen vence o GP da China com facilidade, Norris é segundo e Pérez completa o pódio

Desde 2020 a China não realizava um GP de F1, devido a pandemia do Covid19, e Max Verstappen nunca havia vencido no pais asiático. Este final de semana porém o tricampeão conquistou a vitória na Sprint Race, a pole para o GP e venceu a corrida principal con grande facilidade.

Na largada Verstappen pulou na frente, e Fernando Alonso, aproveitando que o holandês "trancou' a porta para Sergio Pérez (Red Bull), se postou por fora superou o mexicano, e chegou a ameaçar a liderança do holandês. Lando Norris (McLaren) vinha em quarto, seguido por Oscar Piastri no outro McLaren, que por sua vez tinha atrás de si George Russel (Mercedes), e a Haas de Nico Hülkenberg.

Atrás do alemão da Haas, que fez um excelente treino de qualificação vinham as Ferrari de Charles Leclerc e Carlos Sainz. Pouco depois no hairpin Leclerc conseguiu superar Hülkenberg, e no começo da segunda volta Sainz fez o mesmo. 

Lewis Hamilton fez uma largada bastante conservador, já que largava da 18ª posição. Em poucas voltas Verstappen já abria gande vantagem sobre Alonso, que impedia a progressão de Pérez. Na quinta volta finalmente Pérez consegue superar Alonso, e Norris também se aproximava do espanhol da Aston Martin.

Na sétima volta Norris consegue passar por Alonso, e assume o terceiro lugar. Na volta seguinte Nico Hülkenberg, Yuki Tsunoda (Racing Bulls) e Guanyu Zhou (Stake-Sauber) são os primeiros a irem aos boxes trocar pneus.

Na pista Leclerc superava George Russell. Na nona volta foi a vez de Lance Stroll, Valtteri Bottas, Esteban Ocon, Alex Albon e Lewis Hailton trocarem os pneus, todos colocando pneus duros. Leclerc seguia progredindo, e ultrapassava Oscar Piastri, no mesmo momento em que forma para os pits, Alonso, Russell e Pierre Gasly.

Gasly teve um problema no pit, com a roda traseira direita, e perdeu muito tempo na troca. Verstappen e Pérez na 13ª volta foram fazer suas paradas, e Lando Norris passa para ponta.

Leclerc era segundo e Piastri o terceiro. Logo Vertsappen, superari Piastri e na volta 16 passa por Leclerc. A McLaren chamava Piastri para trocar pneus na volta 16, com o australiano voltando com pneus médios.

Pérez com dificuldades para se recuperar ficava preso atrás de Sainz. Na volta 18 Sainz vai para sua troca, e na volta seguinte sem nenhuma dificuldade Verstappen recupera a liderança, deixando Norris em segundo.

O motor Ferrari da carro de Bottas quebrou na volta 21, e a direção de prova primeiro colocou somente bandeira amarela no setor. Os comissários de pista não conseguiam mover o carro, que tinha o câmbio travado.

Ai a direção optou por colocar o Safety Car Virtual. Leclerc aproveita para entrar nos boxes, oque não foi possível para Norris, que já havia passado pela entrada dos boxes.

Vários pilotos aproveitaram o VSC para mudarem a estratégia, e Norris faz a troca na volta seguinte. Ainda com dificuldades para retirada do carro finalmente a direção de prova adota o Safety Car. 

Os dez primeiros passavam a ser: Verstappen, Norris, Leclerc, Pérez, Piastri, Sainz, Alonso, Russell, Ricciardo e Stroll.  Nesta ordem somente Alonso tinha pneus macios no seu carro e Ricciardo médios.

A relargada se deu na volta 27, mas logo na freada do final da reta Stroll acaba não conseguindo evitar a batida na trasiera do carro de Ricciardo, e Tsunoda é atingido por Kevin Magnussen. Desta vez a direção não demorou e voltou a acionar o safety car.

Quatro voltas depois nova relargada. Tsunoda já havia abandonado, e para tristeza da Racing Bulls, os danos na traseira do carro de Ricciardo obrigaram a pedir para que ele abandone a corrida. Os comissários começam a distribuir punições, com 10 segundos para o americano Logan Sargeant (Williams) por não observar os procedimentos de velocidade durante o virtual safety car; 10 segundos para  Stroll pela colisão com Ricciardo; também 10 segundos para Magnussen pelo choque com Tsunoda.

Pérez na volta 39 consegue superar Lcclerc e assume o terceiro lugar, mas as interrupções já mostram que será muito difícil para o mexicano tentar a dobradinha que a equipe obteve no Japão.

Na volta 42 os dez primeiros eram: Verstappen com seis segundos de vantagem, sobre Norris que levava 11s3 sobre Perez. O quarto era Leclerc, seguido de: Alonso, Sainz, Russell, Hamilton, Hulkenberg e Ocon. Na volta seguinte Alonso já com pneus desastados entra nos boxes coloca pneus médios, retornando a pista em 12º.

Volta a volta Alonso vai superando um a um, até chegar ao nono lugar na volta 48 e registrar a melhor volta da prova. No final vitória de Verstappen, com Norris em segundo e Pérez completando o pódio. Leclerc e Sainz conquistam o quarto e quinto lugares para Ferrari.

George Russel foi o sexto, e Alonso ainda progrediu mais tendo superado Piastri na volta 51, para terminar em sétimo. Hamilton foi o oitavo, e Nico Hülkenberg conquistou o último ponto. Agora no campeonato Verstappen lidera com 110 pontos, 25 a mais que Pérez.

Leclerc é o terceiro no campeonato com 76 pontos. Ao fim da prova a Liberty Media ainda preparou um totem para Guanyu Zhou, para delírio do público chinês, mesmo com o piloto da casa terminando em 14º lugar.

Muito emocionado Zhou, agradeceu ao público, indo às lágrimas. A próxima prova da F1 será nos Estados Unidos, no dia 05 de maio em Miami.

Resultado do GP da China
1 Max Verstappen (Red Bull RB20 - Honda) - 56 voltas em 1h40m52s554
2 Lando Norris (McLaren MCL38 - Mercedes) a 13s773
3 Sergio Perez (Red Bull RB20 - Honda) a 19s160
4 Charles Leclerc (Ferrari SF-24) a 23s623
5 Carlos Sainz  (Ferrari SF-24) a 33s983
6 George Russell (Mercedes W15) a 38s724
7 Fernando Alonso ((Aston Martin AMR24 - Mercedes) a 43s414
8 Oscar Piastri (McLaren MCL38 - Mercedes) a 56s198
9 Lewis Hamilton (Mercedes W15) a 57s986
10 Nico Hulkenberg  (Haas VF24 - Ferrari a 1m00s476
11 Esteban Ocon (Alpine A524 - Renault) a 1m02s812
12 Alexander Albon (Williams-Mercedes) a 1m05s506
13 Pierre Gasly (Alpine A524 - Renault) a 1m09s223
14 Guan Yu Zhou  (Stake/Sauber C44 - Ferrari) a 1m11s689
15 Lance Stroll (Aston Martin AMR24 - Mercedes) a 1m22s786
16 Kevin Magnussen  (Haas VF24 - Ferrari a 1m27s533
17 Logan Sargeant (Williams FW46 - Mercedes) a 1m35s110

Classificação dos pilotos
1 Verstappen, 110 pontos
2 Perez, 85
3 Leclerc, 76
4 Sainz, 69
5 Norris. 58
6 Piastri, 38
7 Russell, 33
8 Alonso, 31
9 Hamilton, 19
10 Stroll, 9
11 Tsunoda, 7
12 Bearman, 6
13 Hülkenberg, 4
14 Magnussen, 1

Campeonato de Cosntrutores
1 Red Bull-Honda, 195 pontos
2 Ferrari. 151
3 McLaren - Mercedes, 96
4 Mercedes, 52
5 Aston Martin - Mercedes, 40
6 Racing Bulls - Honda, 7
7 Haas - Ferrari, 5
8 Williams - Merces, 0
9 Sauber - Ferrari, 0
10 Alpine - Renault, 0

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.