Dobradinha para Andretti na prova do Canadá
Ontem aconteceu a 13ª etapa da temporada 2024 da NTT IndyCar Series, com a Ontario Honda Dealers Indy Toronto at Exhibition Place. A agora principal categoria de monopostos da América do Norte, que se tornou híbrida, fez seu debut em terras Canadenses.
A corrida foi realizada em um traçado de rua, e foi mais uma recheada de acidentes; e no final a vitória ficou com o californiano Colton Herta (Andretti Autosports). Herta foi dominante na pista citadina, já que conquistou a pole position, e liderou 81 das 85 voltas da prova. Na segunda colocação terminou seu companheiro de escuderia, o também norte-americano Kyle Kirkwood.
Esta foi a primeira dobradinha da Andretti desde a adoção do sistema híbrido, já que a última havia ocorrido em 2023 em Long Beach, quando Kirkwood venceu, e Romain Grosjean terminou em segundo. A corrida também encerrou o jejum de Herta, que não subia ao degrau mais alto do pódio desde Long Beach 2021. O pódio em Toronto foi completado pelo neozelandês Scott Dixon, da Chip Ganassi Racing.
Com esse resultado Dixon se iguala a Mario Andretti, como maior recordista de pódio da história das prova da Indy. Ambos foram ao pódio por 141 vezes. Vale ressaltar que Dixon largou da 15ª posição, e terminou no pódio graças a uma estratégia perfeita, além de se beneficiar da prova caótica à sua frente. Situação semelhante vivida pelo espanhol Alex Palou (Chip Ganassi Racing, que largou da 18ª posiç]ao e terminou em quarto lugar.
Palou se aproveitou ainda que Will Power (Team Penske) terminou somente em décimo segundo, para ampliar ainda mais sua vantagem no campeonato. Restando cinco etapas para o final do campeonato, Palou que vai em busca do tricampeonato, tem 49 pontos a mais que Power.
Power poderia ter terminado na quarta colocação, mas faltando oito voltas para o final, na penúltima relargada, forçou para cima do seu companheiro de equipe, na curva 5, perdeu o controle, jogou Scott McLaughlin contra o muro, e ainda leveu um drive-through, devido a tentativa atabalhoada.
O dia não foi nada bom para equipe de Roger Penske, já que Josef Newgarden também cometeu um erro, teve problemas em um dos seus pit stops, e terminou em 11º. O acidente que mais chamou atenção aconteceu na volta 73. O mexicano Pato O'Ward (Arrow McLaren) rodou na Curva 1, e ficou virado ao contrário. Os pilotos que vinham atrás não conseguiram evitar o carro do mexicano, que foi literalmente atropelado.
Marcus Ericsson (Andretti) foi o primeiro a bater, e como não havia nenhuma sinalização com bandeira amarela, o brasileiro Pietro Fittipaldi (RLL) também acertou o McLaren, em seguida foi a vez de Nolan Siegel (McLaren) e finalmente Santino Ferrucci (Foyt).
Ferrucci catapultado por bater também no carro de Fittipaldi, voou, bateu de lado na mureta e cerca de proteção, antes de cair de cabeça para baixo. Somente depois de toda confusão terminada, foi que a direção de prova acionou primeiro a bandeira amarela, e em seguida a bandeira vermelha. Felizmente, todos os pilotos envolvidos no acidente escaparam de seus carros sem ferimentos.
A prova foi tão acidentada, que dos 27 carros que iniciaram a prova, somente 15 terminaram.
Marcus Armstrong (Ganassi) completou o top 5. A categoria tem agora três finais de semana de pausa, e retorna no dia 17 de agosto com a Bommarito Automotive Group 500, no oval World Wide Technology, em Madisson (Illinois).
Resultado da Ontario Honda Dealers Indy Toronto at Exhibition Place
1 Colton Herta (Andretti Autosport)
2 Kyle Kirkwood (Andretti Autosport) a 0s3469
3 Scott Dixon (Chip Ganassi Racing) a 0s"968
4 Alex Palou (Chip Ganassi Racing) a 1s6911
5 Marcus Armstrong ( Chip Ganassi Racing) a 2s7719
6 David Malukas (Michael Shank Racing) a 3s0853
7 Christian Lundgaard (Rahal Letterman Lanigan) a 3s8925
8 Rinus VeeKay (Ed Carpenter Racing) a 4s6346
9 Romain Grosjean (Juncos Hollinger) a 5s6537
10 Graham Rahal (Rahal Letterman Lanigan) a 6s1456
11 Josef Newgarden (Team Penske) a 10s4924
12 Will Power (Team Penske) a 11s5555
13 Linus Lundqvist (Chip Ganassi Racing) a 1 volta
14 Theo Pourchaire (Arrow McLaren) a 1 volta
15 Toby Sowery (Dale Coyne Racing) a 1 volta
Classificação do Campeonato
1 Palou, 411 pontos
2 Power, 362
3 Dixon, 358
4 Herta, 354
5 O'Ward, 340
6 McLaughlin, 328
7 Kirkwood, 314
8 Newgarden, 266
9 Rossi, 265
10 Ferrucci, 231
19 Fittipaldi, 135
34 Castroneves, 26