Norte americano faz a festa da torcida vencendo em casa
O norte-americano Josef Newgarden (Penske) vence pelo segundo ano consecutivo as 500 Milhas de Indianápolis. A 108ª edição das 500 Milhas de Indianápolis começou com 4 horas de atraso devido ao clima imprevisível, e o suspense ficou para o final, já que o mexicano Pato O'"Ward (Arrow McLaren) assumiu a liderança na penúltima volta, mas na volta final Newgarden veio no vácuo e por fora superou o concorrente, vencendo.
O último piloto que havia conquistado o bicampeonato consecutivo na prova, havia sido o brasileiro Helio Castroneves, com a mesma equipe Penske em 2001 e 2002,
Na largada o pole position Scott McLaughlin (Penske) pulou na frente, mas sequer completaram a primeira volta, e Tom Blomqvist (Meyer Shank Racing) perde o controle do carro, roda e atinge em cheio a Ganassi de Marcus Ericsson. Outro piloto que foi envolvido no acidente foi o brasileiro Pietro Fittipaldi (Rahal Letterman Lanigan), que acabou sendo acertado pelo carro de Callum Ilott (Arrow McLaren), que tinha inclusive partido dos boxes com problemas no seu carro.
Com a bandeira amarela alguns pilotos já começaram a alterar as estratégias, casos de Grahan Rahal (RLL) e Ilott. Marcus Armstrong (Ganassi) com o motor lançando fumaça vai aos boxes, e é o primeiro piloto com motor Honda a deixar a corrida, mas não seria o único. Na relargada McLaughlin manteve a liderança, e o rookie Kyle Larson (Arrow McLaren), que preferiu dar preferência à corrida da Indy ao invés da NASCAR onde luta pelo título, acabou se atrapalhando, e quase saiu da corrida com Ryan Hunter-Reay (Dreyer & Reimbold) tocando na sua roda traseira direita.
Na 23ª volta foi a vez do motor Honda do carro de Katherine Legge (Dale Coyne Racing), única mulher na prova, também virar fumaça. Bandeira amarela, e os pilotos da Penske aproveitam para fazerem suas priemiras paradas. A liderança vai para o rookie Sitng Ray-Roob (A.J. Foyt), seguido por Conor Daly (Dreyer & Reimbold) e Christian Lundgaard (RLL) que haviam optado por seguirem na pista.
Logo que se dá a relargada Sting Ray-Robb é engolido por Conor Daly no início da primeira curva, e na curva 4 Linus Lundqvist (Ganassi) desce demais, toca na linha branca roda e vai bater no muro do lado externo, causando nova bandeira amarela. Nova relargada e Daly recomeça na liderança, com Robb tentando segurar McLaughlin.
Robb entra nos boxes na volta 42, e na seguinte foi a vez de Daly, com McLaughlin voltando à ponta. Na volta 56 mais um motor Honda quebrado, desta vez o de Felix Rosenqvist (Meyer Shank Racing), e mais uma neutralização com bandeira amarela. Desta vez todo o pelotão vai para os boxes, exceto Daly e Robb que seguiam em estratégia diferente.
Na volta 65 nova relargada, e desta vez Daly não pode resistir a McLaughlin que retoma a ponta na curva 1. Após 80 voltas a liderança era de : McLaughlin, seguido por Colton Herta (Andretii), Newgarden, Santino Ferrucci (A. J Foyt), Alex Palou (Ganassi), Alex Rossi (Arrow McLaren), Christian Rasmussen (ECR), Larson, Helio Castroneves (MSR) e Will Power (Penske).
Na volta 88, Colton Herta que vinha administrando seu ritmo de corria e poupando combustível, acabou escorregando na saída da curva 1, e bateu no muro. Mais uma vez quase todo o pelotão emtrava nos boxes.
Desta vez na relargada a liderança era de Rinus VeeKay (ECR), mas ela dura pouco, já que Christian Lundgaard (RLL) o ultrapassa. Quando a prova chega a sua metade, 100 voltas, os dez primeiros eram: Lundgaard, Newgarden, Ferrucci, McLaughlin, Robb, Daly, Palou, Larson, Rossi e Castroneves.
Ryan Hunter-Reay tentava superar Scott Dixon (Ganassi), mas acaba tocando na traseira do carro do neozelandez, roda e tem a suspensão dianteira direita quebrada. O piloto americano ainda consegue levar o carro aos boxes, mas acaba abandonando, e novamente bandeira amarela em todo circuito.
Quando a corrida recomeça na volta 113, Newgarden lidera com seu companheiro de Penske, McLaughlin grudado na sua asa traseira. McLaughlin mais uma vez pula para ponta, enquanto lá no fim do pelotão Marco Andretti (Andretti) roda e bate de traseira no muro.
Quando tudo recomeça, McLaughlin segue na frente. As disputas do meio de pelotão são intensas, e na volta 127 Newgarden reassume a ponto, depois de passar por Rossi e McLaughlin.
A próxima parada dos líderes acaba sendo sob bandeira verde, com Newgarden sendo o primeiro, e logo depois McLaughlin. Assim Kyle Larson passa a liderar a prova. Logo depois o piloto da equipe McLaren descobre que irá ter de pagar um drive through por velocidade excessiva na entrada dos boxes.
Uma nova bandeira amarela surge quando faltavam pouco mais de 50 voltas apra o final, quando Will Power perde o controle do seu Penske, quando tentava superar Christian Rasmussen. Scott Dixon acaba assumindo a ponta, mas na relargada é superado por Rossi e O'Ward.
Os dois pilotos da McLaren agora lideram, com Dixon em terceiro, seguido por Newgarden, Palou, McLaughlin, VeeKay, Daly, Ferrucci e Kirkwood. Os pilotos da McLaren trocam vácuo tentando desgrudar do pelotão, já que todos iriam precisar de mais uma parada para reabastecimeto e troca de pnues.
Rossi é o primeiro a ter de parar na volta 169, e Dixon aproveita para ultrapassar Pato O"Ward e voltar a ponta, quando o mexicano também vai para os boxes. Nesta mesma volta também iriam parar Newgarden e McLaughlin. Dixon faz sua parada três voltas depois, e volta a prova brigando com Newgarden. McLaughlin por seu lado fica preso no trânsito.
A liderança era de Carpenter, que ainda não havia parado, seguido por Larson, Kyffin Simpson (Ganassi), Dixon, Newgarden, Rossi, O'Ward, Kirkwood, Palou e VeeKay . Lembrando que os trÊs primeiros ainda não haviam parado, e Larson tinha uma punição à pagar.
Faltando 15 voltas para o fim Rossi assume a liderança, com Newgarden, O'Ward e Dixon como franco atiradores. Faltando 5 voltas O'Ward era quem liderava, mas com Newgarden grudado atrás. Na antepenúltima volta Newgarden assumia novamente a ponta, com o mexicano respondendo na volta seguinte.
Na volta final O'Ward havia assumido a liderança, mas Newgarden vem no vácuo e na curva 3 supera por fora o mexicano. Scott Dixon (Ganassi) foi o melhor dentre os que utilizam os motores Honda, em um dia complicado para o fabricante japonês, com muitos motores quebrando.
Alexander Rossi foi o quarto, com Alex Palou fechando o top 5. Esta foi a 20º vitória para a equipe de Roger Penske nas 500 milhas de Indianápolis, e uma ótima resposta para aqueles que criticavam a equipe dizendo que a mesma havia burlado o regulamento em St. Pete.
Cabe lembrar que Roger Penske é quem administra a Indy, e ele mesmo ordenou que a equipe fosse punida exemplarmente, mesmo tendo sido uma falha o esquecimento do sistema de push não ter sido revisado após os testes antes da prova de abertura da temporada.
Resultado da 108ª edição das 500 Milhas de Indianápolis