Scott McLaughlin, Will Power e Josef Newgarden garantem a primeira fila para Penske na 108ª 500 Milhas de Indianápolis

Scott McLaughlin se tornou o décimo piloto a dar a Roger Penske a pole position nas 500 milhas de Indianápolis

O neozelandês Scott McLaughlin (Team Penske) conquistou a pole position para as 500 Milhas de Indianápolis, que ocorre no próximo domingo. O piloto que foi uma aposta de Roger Penske, trazendo-o da V8 Supercars da Austrália se mostrou em um enorme acerto, já que o pentacampeão da categoria mais importante de turismo na Austrália desembarcou nos monopostos da NTT IndyCar Series, obteve cinco vitórias, terminou em terceiro na temporada passada, e agora conquistou a pole em Indianápolis.

O neozelandês não somente conquistou a sua primeira pole para a 500 Milhas de Indianápolis, como de quebra estabeleceu um novo recorde de velocidade para a pole no famoso "brickyards", com a média notável de 234,220 mph (376,94 km/h), superando seu companheiro de equipe Will Power, que registrou  (233,917 mph).

O outro carro da Penske, do norte-americano Josef Newgarden completa a primeira fila do grid, ao ter obtido a terceira melhor marca, com a média de 233,808 mph).

“Senti que as duas voltas de hoje foram as da minha carreira. Achei que tinha condições de lutar pela pole desde o sábado, bastava encontrar o equilíbrio certo; e meu engenheiro iria acertar, como acertou", disse McLaughlin. "Quando apareceu que eu era o nº 1 não pude me aguentar. O carro estava um pouso solto no final, mas estou muito orgulhoso de colocar o "Yellow Submarine" na pole, com a Penske ocupando toda primeira fila do grid", completou o piloto.

Esta foi a primeira pole para equipe Penske nas 500 Milhas de Indianápolis, e a primeira desde 1988 onde uma mesma escuderia fica com as três primeiras colocações. Em 1998, as 500 Milhas de Indianápolis estava no calendário da IRL, e a A.J Foyt Enterprises, fez a pole com o piloto Billy Boat, com Greg Ray em segundo, e Kenny Brack fechando a primeira fila; na prova vencida por Eddie Cheever.

A última pole da Penske em Indianápolis foi no ano passado com Josef Newgarden. O norte-americano Aleander Rossi (Arrow McLaren), abre a segunda fila do grid, com a grande surpresa do qualify, o piloto campeão da NASCAR (2021), Kely Larson largando em quinto. Larson, que também irá competir com um dos carros da Arrow McLaren,  inclusive logo após o FAST 12, voou para Carolina do Norte (844 km), para disputar a prova da NASCAR All-Star Race no oval de North Wilkesboro Speedway, onde terminou em quarto lugar.

Esta será a primeira participação de Larson em uma prova da IndyCar. No dia das 500 Milhas de Indianápolis (26/05) Larson também terá a prova da Coca-Cola 600, que também ocorre na Carolina do Norte.  O piloto irá concluir a corrida da Indy, e em seguida voar para Carolina do Norte novamente, já que em média as 500 Milhas de Indianápolis duram cerca de 3 horas de prova.

Caso Larson não possa disputar a Indy 500, em caso de algum atraso na prova, ele irá priorizar a NASCAR onde luta pelo título, e neste caso seu substituto será o brasileiro Tony Kannan. Lembrando que em Indianápolis quem se classifica é o carro e não piloto. Fechando ainda a segunda fila do grid e o FAST 6 aparece Santino Ferrucci (A.J. Foyt). 

O líder do campeonato, o espanhol Alex Palou (Ganassi), vai largar da 14ª posição no grid; e o heptacampeão da Indy Scott Dixon (Ganassi) lara da 21ª colocação. O brasileiro Helio Castroneves (Meyer Shank Racing), que já venceu a corrida em quatro oportunidades, vai largar à frente de Dixon, e caso vença, será o único piloto com cinco vitória na prova. 

Hoje Helinho está empatado com A. J Foyt, Al Unser e Rick Mears. O outro brasileiro, Pietro Fittipaldi (Rahal Letterman Lanigan) vai ocupar a 30ª posição no grid de largada. A 500 Milhas de Indianápolis tem a largada programada para as 12:00 (horário de Brasília).

 

 

 

 

 

 

 

 

Grid para 108ª edição das 500 Milhas de Indianápolis

  Piloto Nacionalidade Equipe Motor
1 Scott McLaughlin NZL Team Penske Chevrolet
2 Will Power AUS Team Penske Chevrolet
3 Josef Newgarden USA Team Penske Chevrolet
4 Alexander Rossi USA Arrow McLaren Chevrolet
5 Kyle Larson USA Arrow McLaren/Rick Hendrick Chevrolet
6 Santino Ferrucci USA A.J. Foyt Racing Chevrolet
7 Rinus Veekay NLD Ed Carpenter Racing Chevrolet
8 Pato O'Ward MEX Arrow McLaren Chevrolet
9 Felix Rosenqvist SWE Meyer Shank Racing Honda
10 Takuma Sato JPN Rahal Letterman Lanigan Racing Honda
11 Kyle Kirkwood USA Andretti Global Honda
12 Ryan Hunter-Reay USA DRR-CUSICK Motorsport Chevrolet
13 Colton Herta USA Andretti Global Honda
14 Alex Palou ESP Chip Ganassi Racing Honda
15 Callum Ilott GBR Arrow MclLaren Chevrolet
16 Marcus Armstrong NZL Chip Ganassi Racing Honda
17 Ed Carpenter USA Ed Carpenter Racing Chevrolet
18 Kyffin Simpson CYM Chip Ganassi Racing Honda
19 Marco Andretti USA Andretti Herta w/ Marco and Curb-Agajanian Honda
20 Helio Castroneves BRA Meyer Shank Racing w/ Curb-Agajanian Honda
21 Scott Dixon NZL Chip Ganassi Racing Honda
22 Agustin Canapino ARG Juncos Hollinger Racing Chevrolet
23 Sting Ray Robb USA A.J. Foyt Racing Chevrolet
24 Christian Rasmussen DNK Ed Carpenter Racing Chevrolet
25 Tom Blomqvist GBR Meyer Shank Racing Honda
26 Romain Grosjean FRA Juncos Hollinger Racing Chevrolet
27 Linus Lundqvist SWE Chip Ganassi Racing Honda
28 Christian Lundgaard DNK Rahal Letterman Lanigan Racing Honda
29 Conor Daly USA DRR-CUSICK Motorsport Chevrolet
30 Pietro Fittipaldi BRA Rahal Letterman Lanigan Racing Honda
31 Katherine Legge GBR Dale Coyne Racing with RWR Honda
32 Marcus Ericsson SWE Andretti Global Honda
33 Graham Rahal USA Rahal Letterman Lanigan Racing Honda

 

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.