Quarta etapa da temporada do WRC em 2025, o Rally das Ilhas Canárias marca a primeira etapa totalmente no asfalto do ano
O Rally Islas Canarias possui uma longa tradição, tendo sediado o Campeonato Europeu de Rali da FIA (ERC) e o Intercontinental Rally Challenge (IRC) desde 1977. A prova ocorre em Gran Canaria, nas Ilhas Canárias, conhecida por seus picos vulcânicos e litoral pitoresco. O percurso combina mudanças acentuadas de altitude com estradas estreitas e sinuosas de asfalto, testando a habilidade técnica dos pilotos e a aderência dos pneus. As altas temperaturas na superfície aceleram o desgaste dos pneus, tornando o gerenciamento estratégico um fator decisivo no desempenho.
Este evento marca o primeiro rally totalmente disputado em piso de asfalto da temporada. O percurso de 301,3 km inclui 18 trechos especiais, entre eles uma etapa superespecial, bastante apreciada pelos fãs, em Las Palmas. Diferentemente de outras provas do WRC (World Rally Championlship - Campeonato Mundial de Rally), nesta etapa as condições de contaminação da superfície nas curvas não representam problema.
No entanto, o microclima de Gran Canaria pode causar variações: nas áreas próximas à costa, o sol e o calor podem elevar as temperaturas a 30 graus Celsius, enquanto nas montanhas, pode chover. A escolha dos pneus é desafiadora, dada a variedade de condições climáticas e de piso. O shake down aconteceu nestaa quinta-feira, emSanta Brigada, com percurso de 6,26 km.
O melhor no Shakedown foi o finlandês Kalle Rovanperä com seu Toyota GR Yaris Rally1, que completou o percusro com um tempo 2s5 mais rápido que o companheiro de equipe, o japonês Takamoto Katsuta. O terceiro lugar foi dividido pelos pilotos da Hyundai, Ott Tänak e Thierry Neuville, que fizeram tempos idênticos.
"É um bom rally de asfalto que será principalmente sobre pilotagem. É ótimo poder dirigir aqui”, disse Rovanperä. "Será um fim de semana muito difícil, com novos ritmos e etapas desconhecidas. Não será fácil, mas é claro que tentaremos fazer o nosso melhor”. completou.
Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1), que lidera o campeonato, foi o quinto, a 4s1 de Rovanperä. Dois décimos O octacampeão Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1), que está de volta a disputara uma prova do WRC, desde Monte Carlo foi o sexto, a frente do também francês Adrien Fourmaux (Hyundai i20 N Raly1).
Fourmaux venceu esta prova em 2020, porém ela fazia parte somente do Campeonato Europeu de Rally. Sami Pajari (Toyota GR Yaris Rally1) foi o oitavo, e os dois pilotos da equipe M-Sport Ford, Grégoire Munster e Josh McErlea, com seus Ford Puma completaram os dez primeiros. Na sexta-feira, dia 25, serão disputadas seis etapas especiais, totalizando 118,84 km. No sábado, dia 26, serão sete etapas, com 124,08 km. No domingo, 27 de abril, a prova será encerrada com uma etapa de 58,38 km. O parque de assistência fica no Estádio Gran Canaria, em Las Palmas.
Foto - Honza Fronek